Mariana Honório

Graduada da Escola de Ministros RJ

A música tem grande força em si mesmo, é indiscutível. Não poderia ser algo diferente, pois quem a criou foi O Senhor do Universo, o criador de todas as coisas: Deus. A música é infinita, não existe limitação na sua criação. Já pensou sobre isso? Música é uma arte de dominar os sons com linguagem própria. Podemos dizer que é uma arte sobrenatural e uma ferramenta de expressão poderosíssima que tem força de formar opiniões, criar imagens e influenciar tanto para o bem quanto para o mal, conforme o canal de inspiração do qual ela flui.

Um fato a se observar é que a música é inerente ao corpo humano. Somos seres criados à imagem e semelhança de Deus – espírito, alma e corpo. Quando Deus nos criou, sabia perfeitamente o que estava criando e fez isso propositalmente. A música mexe com o ser humano de diferentes modos e está ligada diretamente ao corpo. Tome nota que quem “toca” instrumentos usa o seu corpo: o violonista “abraça” o violão, o flautista “sopra” a flauta, o pianista “dedilha” acordes, e em se tratando do cantor, ele é o próprio instrumento – o próprio corpo sonoro que com sua voz “entoa” as notas musicais presentes nas canções. Cantar envolve não só as notas, mas à voz, que por sua vez se refere à corda vocal, laringe, diafragma, respiração, cavidades de ressonância e outros fatores relativos ao corpo.

Música faz parte do homem, de um jeito ou de outro. Mesmo aqueles que não gostam – que apesar de serem raríssimos, podem acreditar que existem – são afetados indiretamente pelos sons. Os sons atingem o ser humano de diferentes formas. Sons refletem nossa personalidade e até mesmo os nossos valores.

A música nos captura e nos leva a pensamentos e, consequentemente, a ações. Nós reagimos à música e ela age em nós. Alguns sons nos levam ao êxtase emocional e outros nos parecem insuportáveis.

Os fundamentos principais da música denominados melodia, harmonia e ritmo, estão atuando em seu corpo agora mesmo sem que você se dê conta. A melodia de alguma canção sempre está tocando no fundo da sua mente, estando você consciente ou não. A melodia consiste em notas sucessivas tocadas uma após a outra, a linha vital da música. As canções mais elaboradas que você possa conhecer formou-se no princípio com algumas notas tocadas uma após a outra. A questão da harmonia é a “ornamentação” da melodia, isto é, notas tocadas simultaneamente para o pano de fundo da melodia. Como o próprio nome já diz, são sons combinados que quando tocados juntos soam harmoniosamente.

Ela deixa uma música mais triste ou mais alegre, dependendo de suas regras. A harmonia está ligada também às emoções, despertando sentimentos na alma, lembranças, cenas, acontecimentos, etc. O último fundamento, o ritmo, como já parece óbvio, determina a duração dos sons, em valores de tempo. Há ritmo na respiração, no caminhar, na fala, nas batidas do coração. Ritmo conta o tempo de tudo!

Depois desta explicação sobre os fundamentos da música, podemos ver que algo tão elaborado só podia ter sido criação de Deus e compartilhado com a mais linda e amada obra do criador: nós! Música está dentro de nós, com todas as suas formas e fundamentos. Mas a questão é: por que algumas pessoas são às vezes tão movidas pela música, enquanto outras permanecem indiferentes?

Definitivamente para nós, nascidos de novo, filhos amados resgatados da vida que outrora vivíamos, a música não deve ser algo indiferente. Existe um elemento novo e determinante para os cristãos em relação à música. A Palavra contém, desde o antigo testamento, inúmeras expressões a respeito de cânticos, louvores, hinos e, em Salmos (que inclusive é o livro musical da Bíblia , com 150 poemas musicados), diversas menções de que devemos cantar louvores a Deus, dar brados de júbilo, celebrar com vozes, entre outras expressões musicais. Dentre um dos textos que mais me chama a atenção, diz em Salmos 40:3 (versão Linguagem de Hoje):

Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Quando virem isso, muitos temerão o SENHOR e nele porão a sua confiança.”

O salmista faz essa declaração vivendo numa aliança limitada, a Antiga Aliança. Já parou pra pensar no canto poderoso que você está perfeitamente habilitado para cantar vivendo na Nova Aliança em Cristo? O verso diz “quando virem isso”, isso o quê? O louvor!Quando viremo louvor! Muitos verão uma Nova Canção e um Novo Cântico dos ministros da Nova Aliança e então colocarão a sua confiança em Deus. Aleluia!Isso está disponível para o Corpo de Cristo. Não estou falando de cantores no Ministério de Música, estou falando de cristãos como um todo, que muitas vezes agem com indiferença a algo tão poderoso, mas que está disponível como uma cascata dentro do coração.

Deus é um Deus de festa, de regozijo, de celebração! Você imagina festa, regozijo e celebração sem música? A nova vida em Cristo é motivo de celebração diária. Há poder quando abrimos nossa boca para confessarmos verdades da Palavra.Imagine quando unimos música a isso tudo? Creio que nos últimos dias, a Igreja experimentará maravilhas derramadas da presença de Deus, seja nos cultos, eventos e em muitos lugares, em que a música inspirada tem seu lugar de honra. O Senhor reagirá com grandeza em meio ao louvor da Igreja, e veremos diante dos nossos olhos milagres e maravilhas vindas do trono do Senhor.

Você mesmo, filho de Deus, pode ser um grande compositor de letras poderosas para declarar verdades sobre a sua própria vida. Você pode produzir uma nova canção todos os dias.Não deixe a força da música dentro de você passar despercebida, não faça dos períodos de louvor da sua igreja um momento apenas para esperar a mensagem.

O Ministério de Música não está ali para passar um tempo e entreter você.Nunca! Quem sabe sobre isso falaremos num outro post, em outro momento. Mas Deus quer marcar momentos e estações da sua vida com canções específicas. Que música você está ouvindo? Aquilo que você ouve será o que você irá produzir nessa estação! A música tem esse poder de reação sobre nós.

Queremos cantar quando nos sentimos alegres, ou mesmo estando tristes, quando escutamos uma música que fale de esperança, de fé, de certeza da vitória – nós reagimos a ela, e nos levantamos por dentro. Não fique indiferente à música, ela está dentro de você! Há uma nova canção no seu coração pronta para ser cantada por ninguém melhor do que você. Dê voz às letras do seu coração e O Senhor te alcançará e te levantará por meio delas! Até mesmo sem nenhum recurso, como um CD para ouvir, comece cantando baixinho algum louvor, comece salmodiando o seu Salmo preferido, arriscando algumas notas musicais. A prática diária desse exercício logo te deixará mais ousado!

Experimente ter seus períodos de louvor entre você e o Seu Senhor. Tenho certeza de que momentos maravilhosos você desfrutará na presença Dele.Seja um salmista da Nova Aliança, componha você mesmo os seus hinos a Deus. Há mais música dentro de você do que você imagina – dentro do seu corpo, na sua alma e no seu espírito!  Você pode entoar a música dos filhos!

3 Comentários

  • Linda mensagem. Expressando que louvar não é apenas cantar. louvar é estar totalmente envolvido com o que está louvado, do contrario é só cantaróla.

    Resposta
  • É nítida a sensibilidade de uma adoradora como a escritora desse texto. Amei! De fato é esse o lugar dos filhos de Deus.

    Resposta
  • Parabens pela bela descrição sobre a musica. Completa, envolvente, equilibrada e sobretudo cheia de unção. O texto nos leva a refletir sobre o que é a adoração. Sabemos que o Senhor se agrada de verdadeiros adoradores, mas na verdade, qualquer um de nós, sem ter qualquer formação musical, pode produzir louvores inimagináveis ao nosso Deus, porque na verdade, o verdadeiro adorador pode ir muito além das notas musicais.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!