“Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, de manhã anunciar o teu amor e todas as noites a tua fidelidade.” (Salmos 92:1-2)
“Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.A minha alma se gloriará no Senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão.Engrandecei ao Senhor comigo; e juntos exaltemos o seu nome.Busquei ao Senhor e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.” (Salmos 34:1-4)
Em uma determinada manhã, uma palavra surgiu fortemente no meu coração: Gratidão. E percebi nitidamente O Senhor querendo me levar a um entendimento simples, porém profundo sobre isso.
Gratidão segundo o dicionário quer dizer: característica ou particularidade de quem é grato; ação de reconhecer ou prestar reconhecimento (a alguém) por uma ação e/ou benefício recebido; agradecimento.
Certamente se você é um cristão, automaticamente já tem motivos suficientes para ser grato. Se gratidão é a ação de reconhecimento, você pode começar a agradecer pela sua própria vida. Se você está vivo hoje isso já é motivo de ser grato. E ser grato a quem? A Deus! Saiba que muitos foram dormir e nem sequer acordaram, mas você está vivo! E só está vivo por causa do Senhor.
Considerando a gratidão pela vida de Deus em você, comece lembrando-se de quem você era antes de conhecer a Cristo, lembre-se de onde você foi tirado, da vida que levava antes da salvação.
Falando em salvação, considere o que Cristo fez por você, seja grato porque Ele morreu na cruz por você, porque Ele levou seus pecados, porque Ele levou suas enfermidades, porque a paz que você desfruta hoje em saber que você está salvo deste mundo, Ele levou em forma de castigo lá na cruz.
Já percebeu quantos motivos já citamos aqui para você demonstrar gratidão?
Considerando ainda mais a gratidão, comece a ser grato porque você tem uma família e amigos. Seja grato porque você se alimenta, porque a comida não tem faltado em sua mesa, porque você se veste, e se veste bem! Seja grato porque você tem um trabalho, porque você estuda, porque você tem uma boa saúde e força para adquirir riquezas, porque é Deus quem te dá força para isso! Seja grato porque você tem sonhos e objetivos em Deus e porque todas as coisas você só consegue por causa do Senhor.
“Porque Dele e por Ele, para Ele são todas as coisas” (Romanos 11:36)
Talvez você possa estar vivendo um momento em que não veja muitos motivos para ser grato, talvez, aquilo que você tem desejado no Senhor, ainda não esteja diante dos seus olhos, mas isso não pode impedir a gratidão de ser demonstrada. Você pode se achegar ao Senhor, tendo nos seus lábios a gratidão pelo que Ele já fez por você. E lembre-se do que as escrituras dizem:
“Seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito a vida e a piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude.” (2 Pedro 1:3 )
Seja grato ao Senhor pelas coisas que Ele tem feito, e por aquelas que Ele ainda vai fazer. Você pode pedir através da oração da fé e começar a render graças até mesmo antes de ver, você pode ser grato desde já. Seja grato ao Senhor por tudo. Renda graças ao Senhor em todo tempo!
A gratidão também se dirige as pessoas. Podemos e devemos ser gratos aqueles que, de alguma forma, nos beneficiaram ou nos beneficiam!
A gratidão deve estar em suas palavras, em suas atitudes e comportamento. Você pode e deve demonstrar gratidão, pois ela é um elemento importante, é um ato de grandeza e de caráter íntegro.
Por outro lado, a ingratidão é o “não” reconhecimento daquilo que nos foi ofertado voluntariamente, é não expressar valor por aquilo que nos foi feito. Podemos falar sobre isso num próximo texto.
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor;e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.” (Salmo 103:1-2)
Sejam abençoados na prática da palavra!
2 Comentários
Muito lindo o seu texto sobre gratidão, me fez lembrar a minha pregação no CTBRB em 2010, foi também sobre o mesmo tema.
Com certeza, agradou ao coração do Pai.
Parabéns!!!!!
Este texto me edificou tremendamente.