Verbo FM

Dependência afetiva

Késsia Michelle

Vide diretora do Rhema em João Pessoa,PB

“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”. (João 4.14)

“Ando a procura de alguém… que preencha os valores da minha vida; que mate minha fome de intimidade; que me transmita segurança; que me tire o pânico da solidão; Ando a procura de um AMIGO…”

Nós somos seres intrinsecamente dependentes; nascemos, e a partir desse momento precisamos de atenção e cuidados para que cresçamos em todos os níveis, quer sejam físicos ou emocionais.

Seguimos rumo à maturidade com essa ‘falta’ que nos deixa um eterno vazio, e no decorrer das nossas vidas tentamos (inutilmente), preencher do nosso jeito esse vazio existencial.

Nessa busca sem limites de encontrarmos algo que supra nossa carência afetiva, nos relacionamos na tentativa de sermos plenamente satisfeitos, e aí começa o início de um caminho doloroso e decepcionante: Queremos ansiosamente encontrar alguém que tenha todas as características necessárias para que sejamos realizados plenamente; e então, dá-se início as relações dependentes.

A Dependência afetiva é a condição resultante quando a constante presença e carinho de outra pessoa, são considerados necessários para a própria segurança. Quando a felicidade dessa pessoa está ancorada na outra pessoa, e na sua relação para com ela. Essa dependência gera perda de identidade, e isso faz com que o dependente pense que só existe vida a partir do outro…

Talvez isso pareça exagero para as pessoas ditas bem resolvidas, mas é algo cada vez mais comum dentro de uma sociedade em crise e emocionalmente doente.

Da mesma maneira que existe um dependente, também existe o co-dependente. Este se revela quando a pessoa em questão precisa que alguém necessite dele para sentir-se valioso. A co-dependência é o vício da aprovação e qualquer comportamento que tenha o propósito de conseguir reconhecimento. O co-dependente é viciado no outro, e permite que o comportamento do outro o afete. É também, obcecado em controlar o comportamento desse outro.

Essas duas definições são necessárias para entendermos o projeto perfeito criado pelo arquiteto do amor, e deturpado pela humanidade decadente que há no homem sem Deus… Deus é amor, e somos feitos à sua imagem e semelhança, por isso somos carentes e dependentes deste amor: A necessidade é do amor de Deus! O único problema, é querermos preenchê-lo com algo parecido, semelhante, porém que não é autêntico, é apenas uma cópia pirata daquilo que buscamos… Colocamos nossa expectativa no outro, e esperamos que ele nos faça felizes; Assim, nos tornamos infelizes e frustrados, porque atribuímos ao outro, algo humanamente impossível. É preciso, contudo, aprender a distinguir a nossa sede de Deus, da sede pelo outro.

O Amor Ágape é um amor criador! É o amor do tipo de Deus. Esse amor, que é o amor divino, não se dirige ao que já é em si digno de amor; ao contrário: Ele toma como objeto o que não tem nenhum valor em si, e lhe atribui um grande valor. Apenas em JESUS CRISTO encontramos a nossa razão de ser e pertencer.

Apenas Ele é capaz de preencher esse imenso vazio dentro de cada um de nós, simplesmente porque Ele é o único que tem a exata forma desse espaço. Quando ele entra, não deixa lacunas nem vazios. Supre cada uma das necessidades e carências, tornando-nos plenos e realizados, pois seu projeto foi dar-nos vida abundante, que só é possível quando ele passa a fazer parte de nós… e isso vai muito além do fato de estar conosco; é sermos um só, como Ele e o pai são um! Na verdade Ele não passa a fazer parte de nós, Ele passa a ser a nossa vida!

Quando entendemos que Jesus é o único que nos sacia a sede do amor, acontece em nós o milagre que houve com aquela mulher, a samaritana, que havia buscado se saciar noutras fontes, até o dia em que ela conheceu a fonte da vida, e nunca mais voltou a ter sede! (Jo 4:9-14)

Só assim, teremos relações prazerosas, satisfatórias e equilibradas, nas quais cada um é responsável por si mesmo e cuja única responsabilidade é amar o outro, sem cobrança, sem pressão e sem limites. Porque sabemos que fomos feitos pra isso!

1 Comentário

  • Parabéns Kessia!! Temos que tirar essa mentalidade de que coisas e pessoas podem preencher esse vazio e carência de Amor, cada vez mais aumenta casos de pessoas que matam e manipulam por “Amor”. O que precisamos e descobrimos que somos imagem e semelhança de Deus, com isso passamos a nos amarmos, os medos se vão e o amor de Deus entra e opera dentro de nós, logo amamos alguém sem cobrança e peso. O Amor de Deus preenche nossos corações. O Amor Ágape!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!