Conectando os graduados das Escolas Rhema às raízes da Palavra da Fé, a Associação Alumni proporciona o aprendizado contínuo das Escrituras, contribuindo para o aperfeiçoamento dos ministros e expandindo a visão do Ministério Verbo da Vida no Brasil e no mundo.
Liderada por Rachel Garcia, a equipe conta com seis pessoas que se dividem entre a montagem de kits, o atendimento aos associados, as mídias sociais, as parcerias para os Alumni e a área financeira.

Além de possibilitar a continuidade do aprendizado em casa, a Associação oferece recursos para que os graduados revisitem os conteúdos estudados durante a formação. Por meio do Alumni App, eles têm acesso às matérias do Rhema e podem ouvir novamente as aulas sem custos adicionais de mensalidade. A plataforma também permite que organizem grupos de estudo para aprenderem juntos.
“Se a pessoa quiser cursar o ano todo sem pagar nada pela mensalidade, então, ela pode reviver essa experiência de estar na sala de aula de novo. Ela pode ouvir em casa, porque no aplicativo tem todas as matérias. Mas os graduados também podem fazer grupos de estudos e estudarem juntos”, explicou Rachel.
Para ampliar essa conexão, nas igrejas Verbo da Vida que possuem uma unidade Rhema, um representante da Associação está disponível para esclarecer dúvidas e promover, em parceria com as igrejas locais, encontros que reúnam os graduados.
ALUMNI E AMVV

O acompanhamento dos graduados e o aperfeiçoamento dos ministros também são realizados por meio da Associação Ministerial Verbo da Vida (AMVV). Embora estejam sob a mesma coordenação, as duas associações atendem a públicos distintos. Ao explicar essa diferença, Rachel afirmou:
“Nós temos a Alumni, que é a associação para todos os graduados das nossas escolas bíblicas ou do Rhema e, inclusive, ela é interdenominacional. Então, se alguém de outra igreja tiver feito uma das nossas escolas, poderá se associar. E a gente tem a AMVV, que acaba atendendo apenas ministros do Verbo da Vida”.

Além do acompanhamento, as associações oferecem recursos específicos aos seus integrantes. Os associados à Alumni têm acesso ao Alumni App e recebem em casa a Revista Conexões e um livro. Já os ministros vinculados à AMVV contam com benefícios voltados ao exercício de suas funções ministeriais.

“Ele vai ter acesso às Conferências de Ministros e aos conteúdos dessas conferências, que ficam em uma aba exclusiva. Então, uma conferência ou outra a gente deixa disponível para os Alumni, mas, na maioria das conferências, quem vai ter acesso é só quem tem o login como AMVV, que vai clicar no ícone e encontrar as nossas conferências, que são um conteúdo diferente. E ele vai receber a nossa credencial como ministro. Essa credencial ministerial dá acesso a presídios e hospitais, permitindo que o licenciado ou ordenado exerça essas atividades. Ele se torna um representante do Ministério Verbo da Vida por meio dessa credencial”, contou a coordenadora.
Os ministros licenciados e ordenados também têm acesso a treinamentos voltados ao desenvolvimento de habilidades necessárias para servir com eficiência nas igrejas locais. As capacitações são organizadas de acordo com as necessidades de cada público, considerando as diferentes responsabilidades dos associados.
Rachel exemplificou essa distinção com os conteúdos voltados ao Departamento Infantil, conhecido nas igrejas como Crianças Verbo da Vida.
“Haverá treinamentos que vão ser na esfera Alumni e alguns na esfera da AMVV. Então, por exemplo, se a gente for fazer um treinamento de uma coordenação de crianças, por exemplo, que hoje, as igrejas trabalham como Crianças Verbo da Vida. Para um nível Alumni, provavelmente vai ser um conteúdo mais focado em como montar uma aula, como fazer uma didática, uma dinâmica. Quando a gente vai para o da AMVV, a gente vai fazer outro tipo de conteúdo: como montar uma equipe de DI, como fazer uma gestão de equipe de DI. Então, são essas diferenças que a gente vai tratando”, explicou.
A plataforma também busca alcançar o público mais jovem e apresentar a diversidade de conteúdos disponíveis na Associação. Segundo a coordenadora, a Alumni oferece muito mais do que gravações de aulas e ministrações, reunindo materiais de diferentes áreas do Ministério e capacitações relacionadas ao chamado de cada associado.
“Esse público, quando chega aqui, percebe que a Alumni não é só, ‘Ah, é um lugar onde tem um monte de áudio e de vídeo’. Não, é um lugar onde você recebe conteúdos das mais variadas esferas do nosso Ministério, dos nossos cinco dons, e também capacitação para aquilo para o qual Deus lhe chamou, por meio desses treinamentos”.
CONEXÃO ALÉM DA SALA DE AULA

Além das aulas e dos treinamentos, a Associação Alumni investe na produção de conteúdos que contribuem para a atualização dos associados. Entre essas iniciativas está a Revista Conexões, criada para compartilhar notícias sobre ministros do Verbo da Vida, esclarecer dúvidas dos Alumni e oferecer orientações sobre saúde.
“Eu faço primeiro essa curadoria com a equipe, e depois, na reunião, participam eu e, normalmente, a pessoa responsável pelas mídias sociais e a equipe de Comunicação. A gente já tem as pautas pré-estabelecidas, os temas das pautas da revista. Temos a Alumni Saúde, a Alumni na Escrita, a Alumni na Música e o texto doutrinário. Então, a estrutura da revista já é mais ou menos fixa”, explicou ela.
Embora a publicação tenha editorias definidas, as reuniões também abrem espaço para novas ideias e assuntos relevantes para os associados. Rachel explicou que uma das propostas da revista é ir além da divulgação de notícias, oferecendo conteúdos educativos e orientações práticas.
“Quando a gente vai para essa reunião, está cheio de ideias e de coisas que estão acontecendo. Uma coisa que eu adotei com a revista é que ela não fosse apenas como um jornal de notícias, mas que também fosse construtiva e educativa. A gente implementou o Alumni Saúde. Então, não é uma notícia, mas um conteúdo sobre a importância de cuidar da voz do ministro, do sono, de algum tipo de atividade física e da alimentação, para realmente trazer orientações para as pessoas”.
APERFEIÇOAMENTO E PLANOS FUTUROS

O trabalho da Associação também envolve o aprimoramento de sua própria estrutura para atender às demandas dos associados. Ao relembrar os avanços da Alumni, Rachel destacou a ampliação da equipe como uma das primeiras medidas adotadas em sua gestão.
“A primeira coisa que aconteceu foi que a gente conseguiu fazer uma expansão na equipe. Ela era muito reduzida para muitas demandas. Quando conseguimos expandir a equipe e colocar pessoas específicas em cada função, não tendo que fazer de tudo um pouco, a gente conseguiu estruturar processos”.

A coordenadora também pretende ampliar a produção de conteúdos exclusivos para os associados. “Uma vez que terminar esse processo de reestruturação interna de layout, que é mais focado na questão de TI, é avançar com mais conteúdos exclusivos nossos. Não apenas as ministrações que já acontecem, como alguns simpósios, conferências e treinamentos, mas é aumentar mesmo o nosso leque de conteúdos próprios gravados exclusivamente para a nossa associação”.
A busca pelo aprendizado contínuo também faz parte da rotina da equipe. Ao concluir suas percepções, Rachel Garcia descreveu a Alumni como uma fonte constante de ensinamentos e destacou o hábito de ouvir aulas do Rhema e compartilhar momentos devocionais entre os colaboradores.
“A Alumni é uma caixinha de tesouros. Assim, toda vez que você abrir, vai tirar uma pepita preciosa. Como equipe, temos o hábito de ouvir as aulas do Rhema. Além desse hábito, também temos um momento devocional como equipe. Escolhemos um áudio por semana e temos esse período para ouvi-lo, cada um no seu dia e do seu jeito. Não tem como não ficarmos maravilhados com o quanto nossos ministros são ungidos, competentes, estudiosos e cheios da Palavra!”.














