O toque de Deus na vida de Sylvia
A gargalhada de Sylvia Lima era abundante e inconfundível, pois era fruto de sua alegria constante. Do seu jeito, ela amava as pessoas, mesmo quando as corrigia quando via algo de errado. Quem nunca ouviu falar das suas “ameaças” de chineladas para quem pisava na bola com ela? Mas todos que a conheciam sabiam que tudo o que fazia era por amor. Logo, logo ela se juntava com a pessoa “ameaçada” para sorrir e servir em mais uma aula, em mais uma reunião ou em mais uma conferência.
Desde que recebeu o toque da salvação em Cristo, Sylvia viveu intensamente o Evangelho, pregando a Palavra. Foi Sylvia e seu e esposo Gilson Lima que ganharam Guto e Suellen Emery para Jesus, logo no início da organização do Verbo da Vida em Campina Grande (PB). E olha só onde seus filhos na fé chegaram. Guto é o presidente do Ministério Verbo da Vida (MVV), que conta hoje com mais de 500 igrejas espalhadas pelo Brasil e o mundo. Tia Sylvia, como era conhecida, ficou viúva após 19 anos de casada. Ela se tornou conselheira da diretoria do MVV, da qual fez parte até seus últimos dias de vida. Só essa colheita inicial já teria valido a pena.
O toque de Deus na vida de Sylvia foi ainda mais longe. Com sua postura que lembrava a de um técnico de um time de futebol americano, Sylvia esteve à frente da Escola de Ministros Rhema (EMR) a partir de 2007. Já em 2021, passou a ser a supervisora nacional dessa Escola. Uma imagem icônica de Sylvia nessa fase era quando usava um megafone para guiar os alunos e voluntários durante as aulas de campo da EMR, que acontecem em Campina Grande e em algumas cidades vizinhas.
Outra marca de Sylvia era sua disciplina e excelência em tudo o que tocava. Com seu coração generoso, amoroso e fervoroso, ela foi cofundadora da Coordenação Feminina, com a qual organizou todas as 20 edições da Conferência Nacional de Mulheres, o evento de maior porte do MVV, que já chegou a reunir mais de 5.000 participantes.
O toque de Sylvia na vida das pessoas
Confira a seguir depoimentos de pessoas tocadas pela vida de Sylvia.
“Sou muito grato a Sylvia. A dor que sentimos pela partida de Sylvia é proporcional ao imenso valor que ela representava para nós. Sua ausência deixa uma imensa saudade.” (Guto Emery)
“Legado não é somente aquilo que você faz por alguém, mas aquilo que você deixa em alguém. Se Sylvia não tivesse feito nada por outras pessoas, só o fato do que ela plantou na vida dos filhos isso já seria o suficiente. Mas ela fez por muitas pessoas. E eu sou uma delas. Sylvia foi me ganhando aos poucos. Ela dizia que quando eu recebesse Jesus em minha vida eu iria ser transformada. Eu sou muito grata à vida de Sylvia. Não só por ter colocado a vida de Jesus em meu coração, mas por muitas outras coisas. Ela vai receber o galardão de tudo. Quando ela recebeu o diagnóstico sempre permaneceu forte e firme na Palavra. Quantas correções dava nas pessoas. Tudo aquilo ela fazia por amor.” (Suellen Emery)
“Se teve alguém nesta terra que levou as cargas dos outros, foi Sylvia. Uma vida brilhante que nos dá exemplo de como viver esta vida também. Se qualquer um de nós fosse buscar um conselho de Sylvia, você não ia ver espaço para dúvida ou reclamação. Ela tinha sempre em sua boca uma palavra afiada.” (Raphael Frota)
“Ela era uma guerreira.”
“Sylvia era uma amiga para mim. Viajei com ela para muitos lugares. Ela era sempre a mesma pessoa. Tinha uma fé forte em Deus e era muito determinada no que cria. Ela era uma guerreira. Sylvia era muito especial para o nosso Ministério. Ela e Gilson ficaram conosco logo no início, e nos deram forças para começarmos o Verbo da Vida. Eles eram um casal muito próximo a nós. Vamos sentir saudades, mas estamos celebrando por ela estar indo para o céu.” (Mama Jan Wright)
“Estamos em celebração, de certa forma, pelo legado que Sylvia deixou. Ela sempre nos ensinou a ser fortes, assim como seu sobrenome: Rocha. E nos dizia: “Diga às circunstâncias que isso não é nada”. Ela era destemida e forte. A lembrança de tudo o que ela nos dizia, nos deixa fortes diante das mais diversas situações. Nós desfrutávamos do conselho e da sabedoria dela. Convicção e fé foram geradas em nosso coração.” (Miriam Leal)
“Minha amiga, conselheira, diretora, supervisora. Tive a honra e alegria em servir e honrá-la por 23 anos e 5 meses. Saudades eternas, Negona!” (Hugo Emery)
“Ela foi um socorro quando precisei.”
“Sylvia era brava quando precisava, mas era muito cheia de amor. Nunca se abateu, mas sempre permaneceu firme. Sempre nos ensinou com palavras e com atitudes a sermos fortes. Ela sempre se fez presente e nos dias difíceis me aconselhou a permanecer firme. Ela amava o Senhor acima de todas as coisas. Era incansável e sempre ‘pegava junto’. Vou sentir falta do seu abraço cheio de amor e segurança. Trabalho sempre foi a linguagem de amor de Sylvia. Ela queria ver as pessoas fortes e com integridade na Palavra. Tive ela como minha chefe, mãe, mentora e amiga. Ela sempre foi um socorro quando precisei.” (Hellen Cachone)
“Uma das coisas que me chamava atenção era o coração de Sylvia e seu cuidado com as vidas. Quando minha mãe adoeceu, ela me perguntou se eu estava precisando de alguma coisa. Mesmo eu dizendo que estava tudo bem, ainda assim ela deu uma oferta generosa. Todos os dias, ela perguntava como eu estava, e mandava comida para minha casa. Sylvinha não media esforço para cuidar das pessoas, para ajudar. Como eu me sentia amada e cuidada por ela. Mesmo sendo parte da diretoria, ela amava servir aos outros integrantes da diretoria.” (Elaine Alves)
“É difícil falar ‘tchau’ para Sylvia. Mas como é fácil falar de Sylvia. Ela amava, acreditava e ‘levantava’ pessoas. O quanto isso nos alcançou… Ela doava a própria vida noites e noites, pensando nas pessoas que ela iria tocar, nas vidas que iria ajudar. Realmente foi uma vida muito inspiradora.” (Rachel Bichusky)
“Sempre muito generosa.”
“Quando penso em Sylvia, lembro de um grande general. Era brava, mas também extremamente carinhosa, com um amor fraternal por cada um de nós. Quem nunca ganhou um lanchinho de Sylvia? Sempre pensava em uma maneira para nos suprir, e demonstrar seu afeto. Sempre defendeu com unhas e dentes a fé e a visão, que nos deixa tanto ensinamento como responsabilidade. Ela era sempre, sempre generosa.” (Thiago Garcia)
“Sylvia sempre foi uma mulher referencial, que sempre ajudou várias pessoas. Sempre fui agraciada por trabalhar com Sylvia por tanto tempo. A gente chamava ela de Mamãe Noel, pois ela amava presentear as pessoas. Ela era muito generosa. Ela sempre tinha um ensinamento, uma lição de vida. Sempre tinha muita compaixão pelas pessoas. Trabalhar com Sylvia, mesmo no meio da pressão, ela tornava leve e divertido”. (Camila Cruz)
“Houve uma dedicação muito intensa de Sylvia para alcançar nossa vida. Ela tinha perseverança e não desistia. Ela plantou muitas coisas boas em nossas vidas. O legado que ela deixou para as nossas vidas vai ficar para gerações.” (Reuel Ernesto)
“Sylvia era uma rocha. Eu conheci Sylvia como minha diretora da Escola de Ministros. Os valores do Verbo da Vida foram escritos no meu coração também por Sylvia. Ela tinha convicção de quem era o Pai dela. Eu tenho o privilégio de ter conhecido Sylvia, sua coragem e receber seus conselhos. Ela sempre me encorajava. Isso sempre foi tão precioso pra mim. Ela era tão consciente da bondade de Deus. Ela tinha consciência da eternidade. Vamos continuar correndo com o legado que ela nos deixou.” (Juliana Borba)
“Ela sempre me dava o norte com seus conselhos. Ela sabia me ajudar e me dar a palavra certa. Sylvia me abençoou muito e a minha casa. Ela me ensinou muito. Ela nos sacudia, nos animava e nos firmava naquilo que era fundamento da visão. E eu não vou me esquecer disso.” (Klycia Gaudard)
“Ela se importava com as pessoas.”
“Muita gente que não teve a orelha puxada por Sylvia vai sentir falta. Ela era interessada pelas pessoas. Eu queria destacar a sua atitude, a sua integridade, de sempre buscar o que era certo e não abrir mão do que ela acreditava que deveria ser feito. Tudo aquilo que Sylvia plantou no nosso coração nos deixe com mais ousadia para pregar esse Evangelho.” (Renato Gaudard)
“Diante de tantas qualidades e virtudes aqui expostas, o que para mim foi mais marcante foi ter o privilégio de ter liderado Sylvia e Gilson na trajetória da minha vida. A sua lealdade e fidelidade me marcaram. Fazia tudo com muita graça e de forma incansável. Ela estava sempre querendo tirar o máximo que podia de cada um de nós.” (Amauri Santos)
“Ninguém morre no coração de quem ama. Sylvia vai ser sempre lembrada no coração de nossa família como alguém especial. Nós éramos como mãe uma da outra. Sempre tivemos muitos projetos juntas. Éramos cúmplices, parceiras. Ela era forte e uma guerreira. Ela teve coragem, força e ousadia para vencer. Eu amo Sylvia.” (Marizete Garcia)
“Foram muitos anos de entrega. Sylvia era uma pessoa doadora, que se entregava de coração. Ela tinha um coração grande. Sylvia foi mãe de muita gente. Ela tinha muitos filhos e os abençoou de maneira grandiosa. Ela guiou Guto e Suellen ao Novo Nascimento e zelou pela vida deles até os últimos dias. Ela era um atalaia, uma intercessora, muitas vezes com ‘dores de parto’. Ela viveu e morreu pela fé, não se entregou em nenhum momento.” (Manoel Dias)
“Sylvia era muito intensa. Tudo o que ela fazia era com inteireza. Ela tinha a graça de arregimentar pessoas. Eu louvo a Deus porque ninguém a perdeu para outra coisa senão para o Senhor. Eu amo Sylvia profundamente.” (Jannayna Albuquerque)
“Ela foi uma heroína.”
“Sylvia me acolheu como irmão quando fomos colegas de turma. A forma de me acolher me deixou tão seguro. Quando Sylvia aparecia, nós descansávamos. Vamos sentir muita falta dessa assistência. Ela foi para mim elevada à categoria dos heróis da fé. Ela foi uma heroína. Ser herói não é não ter problemas é como você reage e resolve os problemas. Sylvia venceu a enfermidade não tendo medo dela.” (João Roberto Albuquerque)
“Quem tem fé em Jesus não pode ter medo de morrer. A morte para nós é apenas o último inimigo a ser vencido. Minha mãe não tinha medo da morte. Muitas pessoas que conviveram com ela mencionam como ela era uma pessoa forte, corajosa, perseverante. A força era um traço muito forte nela. Mas a maior virtude da minha mãe era o amor dela por Deus. Ela viveu para Ele. Nada era mais importante para ela do que o Senhor. E era por conta desse amor que ela conseguiu ir desenvolvendo outras virtudes, como a generosidade, a força e a disposição para ajudar outras pessoas Essa é a maior herança que ela deixou para nós.” (Felipe Rocha)
“Quando Mainha nos deu a notícia, disse para não ficarmos com medo ou ficarmos desesperados. Ela dizia que não tinha medo da morte e da doença. Ela não teve medo dos efeitos da enfermidade. O que saía da boca dela era fé, era o amor pelo Senhor. A nossa confiança não está nos resultados finais. Ela está no processo com Deus. O importante é passar o processo com o Senhor confiando n’Ele. Ela tinha uma vida de amor pelo Senhor e de fé para viver. Ela viveu uma vida de fé. E morreu pela fé, nos ensinou a ver Deus nos pequenos detalhes.” (Larissa Rocha)
“Com o Senhor, nós sempre estamos bem. Quando eu soube da notícia da sua morte, eu falei: ‘Glória a Deus que ela está com o Senhor!’. Morrer é lucro. Cada dia temos que estar preparados. Vamos continuar com o legado que Sylvia deixou. Vamos estar alegres todos os dias. A graça foi derramada sobre mim. É o socorro do Senhor sobre nós. Não tenho medo da morte. Isso aqui é passageiro. Sylvia deixou algo para que servisse de testemunho para os outros. No meu futuro e dos meus netos está o Senhor.” (Laudicéia)
“Sylvia era a primeira a nos incentivar e nos apoiar. Ela estava sempre presente mesmo à distância. Ela criou um bom nome por si só. Eu cresci na casa de Sylvia. Eu recebia algumas broncas dela também. Ela gostava muito de trabalhar e eu chamava a atenção dela. Ela gostava sim de trabalhar. Tudo o que ela fazia era com excelência. Eu acredito que ela fazia tudo isso porque ela amava conhecer as pessoas. Sylvia não se poupava em amar e ajudar as pessoas. E era fácil as pessoas se sentirem como família perto dela. Ela foi uma pessoa única e especial.” (Luissa Emery)
“Nós nos regozijamos porque o diabo nunca terá a última palavra. Quando temos consciência de um propósito, nós vemos que tudo vale a pena. Em todos os aspectos, ela era única. Às vezes, ela achava que era a minha mãe. Ela cuidou de tantos e só esqueceu de cuidar dela mesma. Todos nós provamos dos frutos da vida dela. Assim, não vamos terminar este memorial com tristeza. Vamos celebrar a fidelidade do Senhor sabendo quem Sylvia foi e vai continuar sendo para nós.” (Sâmia Rocha)
E, assim, o Culto Memorial de Sylvia Lima foi concluído com muita celebração ao Senhor.
Confira a seguir o vídeo memorial sobre Sylvia Lima.
16 Comentários
Meu contato com Sylvia foi em 2018 na EMR, ela foi um exemplo na minha vida. Como sou grata a Deus por ter tido contato com essa grande mulher de Deus, mesmo que tenha sido por pouco tempo, nunca vou esquecer o que ela fez por mim, pelas instruções, palavras de ânimo e força. As ligações que ela fazia para me orientar na direção da escola, foram socorro de Deus. Fui privilegiada por ter tido contato com Sylvia, ter desfrutado da unção que estava sobre sua vida. O amor, humildade e compromisso com o Senhor foram traços marcantes na vida de Sylvia que me inspirarão pra sempre. Até breve!
Sylvia foi uma grande benção na vida, logo que me converti, ela me deu uma palavra que me ajudou a tomar uma decisão muito importante para o meu avanço e crescimento no Senhor. Ela realmente marcou minha vida espiritual.
Mulher muito amada, cheia de fé e que trazia segurança para os que estavam perto dela. Só tenho a agradecer a Deus por tê-la colocado no meu caminho.
Amo pra sempre!
A primeira vez que vi Syvia em 2010 eu nem estava no Verbo da Vida, e já fiquei impactada com a presença que ela tinha. Em 2016 ela foi minha professora da Escola de Ministros Rhema e em 2022 ela foi minha supervisora ao me tornar diretora da EMR em Campo Grande MS. Nos aproximamos em 2021 e ao lado dela mesmo longe vivi um tempo maravilhoso de crescimento. Ela tinha a habilidade de nos esticar de modo a extrair o melhor de nós! Ela era incansável vivi verdadeiras ” conferências de Ministros” nas madrugadas!! Ela não deixava uma pergunta sem resposta!!! Amor e firmeza são palavras que saltam ao meu coração ao pesar nessa mulher que é uma General da Fé e guardiã da visão! Minha gratidão por tudo que ela fez por mim, me colocando em posições e me permitindo desfrutar de coisas que eu nunca nem ousei sonhar! Fica aqui meu até breve!! Te amo pra sempre minha eterna super super!
Silvya não tinha intimidade, mas ela foi muito presente na minha vida e na vida da minha família, por estar próxima ao chamado dela Rhema, Escola de Ministros, como foi forte ouvir suas ministrações de oração desafiantes, os puxões de orelhas necessários para crescermos, eu e minha esposa riamos porq minha esposa foi fiscalizada por ela na Escola de Ministro por vídeo kkkkkkkkk, mas como valeu a pena, receber orientação, ver coisas atuantes na vida dela, assistir suas ministração e desejar cada dia mais ter o Senhor perto e servir com tanta honra. Nada da história dela foi em vão, e quão ela foi forte, e amava o Senhor… Caruaru é grato porq um dia ela acreditou e se envolveu em.bons e excelentes momentos. A Deus seja toda honra e Glória e agora está em casa de verdade.
Silvia me inspirava demais, tive a honra de ser ministrada por ela em uma conferência de mulheres no Rio de Janeiro. Meu Deus que tempo precioso passamos. Esse memorial vai ficar na história, como fomos edificados por tantos testemunhos. Um legado que jamais será esquecido.
Silvia me inspirava demais, tive a honra de ser ministrada por ela em uma conferência de mulheres no Rio de Janeiro. Meu Deus que tempo precioso passamos. Esse memorial vai ficar na história, como fomos edificados pô tantos testemunhos. Um legado que jamais será esquecido.
Boa tarde! Não tive uma vida próxima como alguns tiveram a oportunidade de está ao lado desa grande mulher de Deus “Serva boa e Fiel” creio assim que Deus lhe dirá no dia de prestação de contas. Pois em 2 Coríntios 5:6-8 nos lembra que estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor.
“Por isso estamos sempre confiantes, sabendo que enquanto estamos em casa no corpo estamos ausentes do Senhor. Pois andamos por fé e não por vista. Estamos confiantes, sim, mais satisfeitos por estarmos ausentes do corpo e por estarmos presentes com o Senhor”.
Nossos corpos são apenas lares temporários, e um dia receberemos corpos perfeitos que nunca se cansarão, ficarão cansados ou adoecerão. Que Sylvia Lima descanse em Paz e que a Graça e a paz de Deus repouse sobre seus filhos, amigos e familiares. Gratidão!!
Known for her strength, boldness and generosity, I was greatly reached by her in Brazil but something that remained marked in my heart was a live that was done during the pandemic watching from here in the United States and I was really tired, my son entering the phase of adolescence. Watching the live she was encouraging women not to get tired of saying and repeating the right thing even if it was 300 times, don’t get tired of educating, don’t get tired of living the Word and saying the Word for your children why are you going Collect the fruits. And that was a divine injection full of anointing and Grace coming out of her mouth for many but certainly for me! One comment alone is not enough to describe everything she did, like an arrow in the hands of the Lord, so was our dear!
Sylvia marcou certamente a vida de muitos, assim como a minha, os forasteiros que passaram por Campina Grande não esquecerão a mãezona que ele se tornava para tantos quantos precisavam, ela era tão intensa e forte, mas, ao mesmo tempo, tão cheia de compaixão e generosidade, de um coração mole e sorriso fácil, fica agora uma responsabilidade de fazer que o seu legado permaneça vivo entre nós! A minha gratidão a toda família Rocha, minha família ama muito vocês.
Com certeza há muito ser dito sobre essa grande mulher de Deus, mas quero deixar registrado neste comentário o quanto ela tocou em minha vida, mesmo distante fisicamente, deixando marcas que o tempo jamais vai apagar. Levarei para a eternidade o exemplo de quem serviu com amor, mas também com pulso firme, nunca abrindo mão da verdade, dos princípios. Aplicou a vida, o coração para amar, exortar, instruir, e ao mesmo tempo, se colocou sempre à disposição para ajudar, cooperar, construir.
Meu consolo é saber que nos encontraremos na eternidade com Deus!
Meu contato com Sylvia foi breve mas marcante, uma mulher que fazia diferença por onde passava. Jamais esquecerei seus ensinamentos e seus puxões de orelha na EMR 2019, gratidão por ter tido o privilégio de conhecer e aprender com ela, o que nos acalenta é saber que breve estaremos com ela novamente com sua alegria e sua energia contagiante .Obrigada por tanto minha querida .
Ela era uma inspiração pra mim. Apesar de não ter contato com ela, senão pelas ministrações, ela muito me ensinou na minha caminhada! Todas as vezes que a ouvia, parecia que ela estava falando comigo! Que mulher ungida é cheia de Deus! Lamentamos muito a sua ida tão precoce, mas sabemos que ela está em um bom lugar! Que o Espírito Santo, que é conhecido como Consolador, console e conforte toda a família, e todos os que estavam mais próximos dela!
Desde que comecei a congregar no Verbo da Vida sou inspirada pela vida de Sylvia, uma mulher extraordinária e maravilhosa! Sempre assistia suas ministrações pelo YouTube e em 2022 tive a honra de conhecê-la pessoalmente na Conferência de Ministros Sul. Minha admiração só aumentou!!! Deixo minha mensagem de carinho à todos vcs do Ministério e toda família! Ela marcou a vida de muuuitas pessoas e a minha foi uma delas!❤️
Uma mulher que fez muito.para o senhor incansalvel, nossa eterna gratidao, por ter sido abencoado com as suas ministracoes ela sempre sera vista como uma refetencia para o ministerio verbo da vida.
Quantas virtude uma grande mulher de Deus ve cada.um falando o quanto ela tocou vidas, como e precioso os pes dos que anunciam as boas novas.Amamos essa familia a vida de Silvia e Gilson sempre.sera.lembrada louvamos ao senhor pela vida.dessa mulher porque o seu legado ficara sempre.em nossas.mentes.
Meu eterno respeito!!!