
O apóstolo Guto Emery recebeu, na manhã da sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, uma homenagem do Instituto Brasileiro de Direito e Religião pelos relevantes serviços prestados pelo Ministério Verbo da Vida (MVV) à nação brasileira e pela incansável defesa da liberdade religiosa. O referido reconhecimento aconteceu durante o 6º Congresso do Instituto que foi realizado em Brasília.

Na oportunidade, Guto recebeu a placa de honra diretamente das mãos de André Mendonça, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Vale destacar que, segundo ainda está descrito na placa, o Instituto reforçou o trabalho conjunto entre as instituições: “Com gratidão e honra, registramos esta homenagem como símbolo de apreço e parceria institucional”. O MVV também foi reconhecido como membro benemérito do Instituto.
UM EVENTO DE ALTO NÍVEL
O Ministério Verbo da Vida foi representado no Congresso, além do Ap. Guto, por Thiago Garcia, membro da diretoria executiva, além dos colaboradores advogados que integram a Coordenação Jurídica, Rubens Nascimento, Landsteiner Ventura e Jorge Leal. Também participaram irmãos que são juristas nas igrejas de Recife (PE), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).

O 6º Congresso do IBDR teve como tema a Liberdade Religiosa nas Américas: Desafios e Caminhos. Conforme o enunciado do evento, “trazer esse tema ao debate é fundamental para evidenciar essa lacuna institucional e provocar a construção de mecanismos mais eficazes de proteção à liberdade de religião e de consciência no continente”.

O evento foi realizado de forma híbrida (presencial e on-line), com palestras, painéis temáticos e workshops. Mais de 15 palestrantes se dividiram nos dois dias de sua realização, incluindo autoridades públicas, magistrados, procuradores, professores, empresários, doutores, advogados e teólogos. Destacamos, entre eles, a senadora Damares Alves e o teólogo e professor da UFRN Tassos Lycurgo.
Para Thiago Garcia, o evento agrega muito conhecimento jurídico. Ele comentou: “O Congresso nos conecta com o que está acontecendo com as iniciativas mais importantes e atuais a respeito da proteção à liberdade religiosa. Estamos antenados e conectados com essas iniciativas e agora mais ainda participando também delas como membros do IBDR”.


Vale ainda salientar os cumprimentos recebidos por Guto do senador Eduardo Girão e de Jean Regina e Thiago Vieira, presidente e vice-presidente do IBDR.


















