Conferência “Privilégio” focou em capacitação infantil

Além de treinamentos e mensagens, o evento realizado na Verbo Sede, em Campina Grande (PB), apresentou iniciativas para inclusão e discipulado.

A Igreja Verbo da Vida Sede em Campina Grande (PB) realizou em junho a Conferência Privilégio 2026, evento dedicado aos voluntários do Departamento Infantil. A programação reuniu professores, monitores e líderes da igreja, além de visitantes de congregações parceiras e caravanas, e contou com ministrações, dinâmicas de capacitação e testemunhos ao longo de quatro dias de atividades.

Conferência Privilégio 2026 promoveu seminários com foco em capacitação infantil

ABERTURA MARCA CHAMADO AO SERVIÇO

A primeira noite iniciou com um tempo de música conduzido pelo projeto Cantarolando e um vídeo institucional sobre o trabalho do departamento. Na sequência, o pastor Thiago Borba ministrou sobre o tema Departamento Infantil é lugar de chamado, partindo da história de Samuel e do sacerdote Eli, afirmando que o cuidado com as crianças é espaço de exercício dos cinco dons ministeriais.

Em seguida, Juliana Borba tratou da visão de Deus para o departamento, destacando a missão de conectar o coração das crianças ao coração de Deus, e alertando sobre o risco de formar uma geração que apenas ouve histórias bíblicas sem viver uma experiência real com o Espírito Santo. A noite terminou com oração e imposição de mãos sobre a liderança do departamento.

MANHÃ DE CONSAGRAÇÃO E MENSAGEM SOBRE INTIMIDADE

Na manhã de sábado, Euller Oliveira conduziu um período de adoração, seguido por um momento de oração liderado por integrantes do Departamento Infantil. Em seguida, Charles Vieira ministrou com base no tema principal, Mergulhar, utilizando a passagem de Ezequiel 47 para falar sobre o desejo de Deus de aprofundar o Seu povo na intimidade e na comunhão com Ele, mesmo em contextos de dor e aparente impossibilidade.

CAPACITAÇÕES ABORDAM DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SEGURANÇA

À tarde, uma sequência de palestras tratou de temas práticos sobre trabalho com crianças. Kézia Guerra ensinou sobre desenvolvimento cerebral infantil, utilizando a analogia de um carro de Fórmula 1 para explicar por que os pequenos ainda não têm controle sobre impulsos e emoções, defendendo mais empatia por parte dos adultos.

Logo após, Flávio Barreto ministrou sobre segurança no departamento, reforçando o papel de todo voluntário em garantir que nenhuma criança fique sem acompanhamento e que dados de contato e alergias sejam registrados no cadastro. Na sequência, Gabriela Barreto conduziu uma sessão de perguntas e respostas com o bombeiro Itamar sobre primeiros socorros. Encerrando a tarde, Daniel e Aimée Defante compararam a igreja a um parque aquático, defendendo um ambiente divertido e espiritual para as crianças.

FORMAÇÃO PRÁTICA REÚNE VISÃO MISSIONÁRIA E INCLUSÃO

A segunda noite da conferência foi dedicada à formação de líderes de horário, monitores e professores. Na ocasião, Suellen Emery deu continuidade à programação com uma mensagem sobre o despertar da visão missionária desde a infância, apresentando dados do Ministério Verbo da Vida, que atualmente conta com 46 famílias e 82 missionários atuando em 18 países.

Conferência Privilégio 2026 promoveu seminários com foco em capacitação infantil
Momento Criativando

Na sequência, o momento Criativando, conduzido por Hadassa Cabral com o apoio de Gabriela Batista e Kelly Monteiro, apresentou recursos pedagógicos organizados por faixa etária. Em seguida, um bate-papo mediado por Ferreira Neto, com a participação de Kézia Guerra e Socorro Quirino, abordou os limites da autoridade em sala de aula e o envolvimento dos pais no discipulado dos filhos. Durante o encontro, Socorro, uma das primeiras professoras do Departamento Infantil desde sua fundação, foi homenageada.

Na sequência, Vanessa Ferreira apresentou a diferença entre acolher e incluir crianças atípicas, além de lançar a Caixa da Calma, um kit de recursos sensoriais que passa a integrar todas as salas do Departamento Infantil. Encerrando a programação da noite, Ferreira Neto lançou o e-book Onde o Amor Faz Morada, escrito em parceria com Vanessa a partir de mais de dez anos de experiência à frente de casas de acolhimento em Campina Grande.

Conferência

PROJETO LADO A LADO

No domingo pela manhã, a igreja apresentou o projeto Lado a Lado, iniciativa voltada ao acolhimento de famílias atípicas e crianças com deficiência, coordenada por Ferreira e Vanessa. Por meio de um vídeo, pais de crianças autistas compartilharam experiências de acolhimento na igreja. Durante a mensagem, Ferreira falou sobre a simplicidade e a confiança que marcam a relação das crianças com Deus a partir dos textos de Mateus 19 e Lucas 19.

ENCERRAMENTO REUNIU DEZESSEIS DECISÕES POR JESUS

Conferência Privilégio 2026 promoveu seminários com foco em capacitação infantil

O culto de encerramento, realizado na noite de domingo, foi conduzido por Vanessa, que apresentou os cinco valores que orientam o Departamento Infantil: proteger, preparar, promover, perseverar e potencializar. Durante a programação, o projeto Lado a Lado voltou a ser destacado, com depoimentos de famílias sobre acolhimento e suporte espiritual.

No momento do apelo, 16 pessoas decidiram entregar a vida a Jesus pela primeira vez. Também houve oração por batismo no Espírito Santo e por cura, com a equipe pastoral ministrando individualmente aos presentes.

A Conferência Privilégio 2026 foi encerrada com a expectativa para a próxima edição. Ao final do evento, a liderança da igreja reforçou o convite para que novos voluntários se unam ao Departamento Infantil, ministério apontado como parte central da visão da Igreja Verbo da Vida Sede.

1 Comentário

  • Gloria a Deus que conferencia tremenda, louvamos ao senhor pelos nossos mentores , que esta sempre focada em implantar o carater de Cristo na vida dos nossos pequeninos .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!