Verbo FM

Verbo Caxias do Sul (RS) promoveu treinamento para capacitar equipes

Nos dias 31 de outubro e 2 de novembro, o Departamento de Missões Urbanas e Secretaria de Missões da Igreja Verbo da Vida em Caxias do Sul (RS), promoveu capacitações direcionadas a quem deseja trabalhar com crianças, adolescentes e jovens.

Foram três cursos impactantes, com o objetivo de equipar o cristão para o serviço com esse público, dentro e fora da igreja, sendo relevantes para a sociedade.

A capacitação foi dirigida pela missionária Marcia Olandim, de Belo Horizonte, (MG). Atualmente, Márcia é a titular da Capelania Escolar da Mocidade para Cristo (MPC), que ministrou os cursos “As Belas Histórias” com o objetivo de levar verdades e princípios eternos para dentro das salas de aula, por meio da contação de histórias de maneira lúdica, envolvendo alunos e a comunidade escolar. Durante a atividade, os participantes foram expostos à prática, de maneira divertida e criativa.

“É uma alegria para nós saber que aqui existem pessoas interessadas em servir e que enxergam a escola como um campo missionário. A boa nova é a mesma, porém precisamos atualizar a nossa abordagem e assim despertar nas crianças, jovens e adolescentes os conceitos e princípios bíblicos, que são eternos. Quando uma criança é atingida na infância, atinge-se também o adulto que ela virá a se tornar” disse ela.

Márcia trouxe a importância de que a igreja de Cristo deve estar sensível para esse tema, trazendo dados relevantes de como crianças têm sido atacadas pelas trevas nos últimos tempos e também os riscos que estão inseridos.

DADOS APRESENTADOS:

* Internet: cerca de 77% de quem acessa a internet, no Brasil, tem idade de 10 a 17 anos e não tem maturidade para discernir os conteúdos acessados
* Precocidade: adultização e sexualidade com amadurecimento físico precoce que não acompanha o emocional e o biológico.
*Ambiente hostil: violência física, psicológica, sexual e social

Já o curso “De mim saiu virtude” foi direcionado especificamente a educadores, que desejavam aprimorar seus conhecimentos.

“Precisamos cuidar das nossas crianças, jovens e adolescentes. Estamos vivendo novos tempos, desafiadores e precisamos nos adequar, ancorados na Rocha, pois Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente” afirmou.

Outra capacitação ocorrida, recentemente, foi o treinamento em “Auxiliar de Capelania Escolar”, aberto também para outras denominações. O curso teve duração de 8 horas, abordando temas como a ética do capelão, a questão legal e normativa que regula essa atividade e, também, expondo dicas e ideias para se levar às escolas. Foram dois dias maravilhosos, de muita unção e aprendizado.

Para 2021, a Igreja Verbo Caxias do Sul pretende ser parceria do projeto interdenominacional Escola da Vida, desenvolvido pelo MPC, baseado no resgate de princípios e valores. O projeto consiste em uma imersão na escola com palestras, lanche para professores e colaboradores, concurso de redação, eventos culturais, entre outros. O município possui mais de 300 escolas estabelecidas, sendo que, atualmente, 5 delas aguardam serem selecionadas para participação.

A Capelania Escolar é um serviço de apoio e assistência espiritual comprometido com o ser humano de forma integral (espiritual, emocional, social e físico), que procura atender toda a comunidade escolar: alunos, professores, funcionários, familiares e comunidade.

Sobre o MPC

O Mocidade para Cristo (MPC) é um movimento cristão que busca resgatar jovens através das boas novas de Deus. Surgiu nos Estados Unidos em 1940 e, em 1957, chegou ao Brasil. Possui os seguintes projetos: Escola da Vida, Estudantes em Ação, Capelania Escolar, Treinamento, Desperta Débora e Homens de Coragem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!