Verbo FM

Legado missionário envolveu igrejas no Brasil e no mundo

Já somos mais de 480 igrejas! Este ano, a festa foi em grande estilo para comemorar os 40 anos da chegada dos nossos primeiros missionários.
Louvor missionário Igreja Sede

No último domingo (20) todas as igrejas Verbo da Vida celebraram, em grande estilo, os 40 anos da chegada do Ap. Bud e Jan Wright ao Brasil. O Dia Verbo da Vida de Missões teve como tema deste ano: Legado Missionário. Nossos primeiros missionários trouxeram a Palavra da Fé e o amor, que vem transformando vidas, não somente em nossa nação, mas por todo mundo.

Neste ano, as igrejas se esmeraram nas decorações de seus ambientes. Muitas bandeiras de países, letras 3D, luzes especiais, cabines fotográficas, objetos remetendo às nações, entre outros. A criatividade “rolou solta”, tudo para deixar a atmosfera bem missionária.

Além da decoração, outro ponto a destacar foram as vestimentas usadas no dia. Muitas pessoas se vestiram com roupas de outras nações, como também, muitos usaram a camiseta oficial do evento. Os nossos primeiros missionários estavam estampados em diversos formatos, desde o departamento infantil até o hall de entrada das igrejas.

Os ministros de louvor também se vestiram a caráter. Durante o louvor, músicas com letras missionárias foram entoadas. Os ministros da Palavra, em sua grande parte, convidados, alguns missionários, outros líderes da secretárias de missões locais, trouxeram mensagens inspiradoras para este dia especial. Ao final do culto, muitas igrejas tiveram lanches típicos de algumas regiões do mundo. Confira os melhores momentos do Dia Verbo da Vida de Missões pelas regiões brasileiras e em outras nações:

Nordeste

Dia de missões Sede, Campina Grande (PB) - Suellen Emery

Na Paraíba, estado da sede do Ministério Verbo da Vida, o Dia Verbo da Vida de Missões aconteceu em muitas cidades. Começando pela Igreja Sede em Campina Grande (PB). Durante o culto, um dos momentos especiais foi um poema recitado sobre o Legado do nosso querido apóstolo Bud. Durante o culto, Mama Jan passou por todas salas no Departamento Infantil e fez a festa da criançada.

Já no templo, Suellen Emery, supervisora da Agência de Missões Verbo da Vida, falou que, ao olharmos para trás, vemos os passos que o Apóstolo Bud deu em obediência ao Senhor. Segundo a ministra, ele foi guiado pelo Espírito de Deus para chegar onde estamos hoje como Ministério. 

“Nosso ministério é missionário!”

A ministra encerrou sua mensagem contando que, quando Bud aceitou esse chamado, Deus deu para ele uma missão e uma visão da qual todos nós fazemos parte: “Alcançar o Brasil e as nações com a Palavra da Fé e o amor”.

Jadeilton Almeida, diretor da Escola de Missões ministrando no Verbo José Américo João Pessoa (PB)

Ainda na Paraíba, as igrejas de Solânea, Soledade, Sousa, Monteiro, Lagoa Seca, João Pessoa (José Américo, Mangabeira e Intermares) festejaram com muita alegria. Em destaque, o Departamento Infantil da igreja de Monteiro fez uma participação especial no culto missionário. Duas crianças interpretaram Bud e Jan e, com o plano de fundo da canção Eu vou brilhar, declararam que a Palavra da Fé continuará se espalhando pelo mundo. Já na capital paraibana, os diretores da Escola de Missões: Jadeilton e Andreza Almeida estiveram no Verbo José Américo, onde ele ministrou a Palavra.

Avançando para o estado de Pernambuco, as igrejas em Paulista (Janga); Caruaru (Maurício de Nassau); Olinda (Vila Popular, Rio Doce); Arcoverde; Jaboatão dos Guararapes; e na capital (Zona Norte – Casa Amarela) também fizeram questão de registrar esse momento. Em Recife, logo na entrada da igreja, uma bela Kombi foi colocada, lembrando o legado missionário. Havia, também, uma miniatura da Kombi para a criançada tirar foto, os adultos também não deixaram de aproveitar. Em Olinda, no Verbo Rio Doce, foi especial. O ministro Godofredo Couto, autor do gibi Bud & Jan, que foi produzido pela Agência de Missões Verbo da Vida, trouxe a mensagem da noite.

Indo para Sergipe, na cidade de Itabaianinha (SE), a igreja estava decorada com fotos do apóstolo Bud e Mama Jan, malas, bandeiras de vários países e no nosso coração uma gratidão pelos missionários que obedecem o chamado de Deus! O louvor estava espetacular, houve um momento com música sobre o tema.

A próxima parada é na Bahia, o Verbo Salvador (Boca do Rio) reuniu cerca de 500 pessoas, celebrado em dois cultos. Já o Verbo Paulo Afonso fez a festa em três horários, debaixo de uma atmosfera profética. Palavras foram liberadas e as ministrações destacaram a compaixão de Jesus pelos perdidos. Em Salvador, pela manhã, eles receberam Tiago Gehrke, da Missão Adore, ministrando uma mensagem impactante. Ele mostrou a importância de atentarmos para o comissionamento divino e alcançarmos os perdidos com a Palavra e o amor. À noite, o Pr. Paulo Bahia, da Igreja Verbo da Vida em Vitória da Conquista (BA), ensinou que tão importante quanto pregar em outros países é pregar para os que estão próximos, para nossa família. “Com nossas ações, nossos resultados, a nossa vida é a maior pregação do amor de Deus operando”, enfatizou o ministro.

Matsuri em Arapiraca (AL)

Saindo para o estado de Alagoas, na cidade de Arapiraca, a decoração da igreja contou com uma retrospectiva de cada década do desenvolvimento do Ministério. Ela foi desde os anos 80 até os dias atuais. Diversas fotos do apóstolo Bud e Mama Jan foram penduradas ou inseridas na maleta decorativa.

Além de uma Kombi branca, também ocorreu um lindo Matsuri na frente da igreja, que consiste em um tipo de feirinha, no qual foram colocadas várias bancas como a do VerboShop, por exemplo, onde foram vendidos livros a respeito de missões. Também teve outras bancas para a venda de bloquinhos personalizados e algumas comidas como torta de frango e delícia de abacaxi, uma das sobremesas favoritas do Ap. Bud.

Na capital alagoana, o Verbo Barro Duro estava todo decorado e o louvor caracterizado e animado. Já no Verbo Praia reuniu quase 150 pessoas nesse dia tão especial. Eles louvaram e agradeceram ao Senhor por serem alcançados pela Palavra da Fé. Quem trouxe a palavra nesse dia foi o missionário e pastor angolano Antônio Sacalonga da Igreja Verbo da Vida Marí (PB).

Indo para Natal (RN), no Verbo Alecrim, estiveram presentes cerca de 350 pessoas para celebrar este grande dia. O cenário de entrada para o templo apontava o alcance do ministério Verbo da Vida por todo o mundo através dos missionários enviados. No que diz respeito à programação, o louvor ministrou algumas canções em português, espanhol e inglês, vestidos com base na década de 80, fazendo assim, menção a época em que Bud e Jan chegaram no Brasil. Já em Teresina Aeroporto (PI), aproximadamente 400 pessoas participaram dos dois cultos no domingo. A igreja estava decorada com fotos que marcaram a trajetória do nosso Ministério, da igreja em Teresina e dos missionários que eles apoiam, além de um espaço instagramável com o tema do ano.

Norte

Missões - povos indígenas em Boa Vista (RR)

Prosseguindo para a Região Norte do país, as igrejas em Roraima: Boa Vista (Caimbé) e em Rondônia: Porto Velho (São Franscisco) “vestiram a camisa”. Em Boa Vista, foram dois cultos com ministrações poderosas e quanto à decoração, eles reservaram uma parte especial do mural para a missão Xakawek, dos missionários locais, Garcia e Leidiane, que estão cursando a Escola de Missões em Campina Grande. Muitos dos irmãos e crianças pintaram seus rostos em homenagem aos povos indígenas. Os jovens e adolescentes da igreja também prepararam um mural chamado: Deixe sua marca no mundo, onde os irmãos iam marcando com tinta algum país ou continente.

Enquanto isso, em Porto Velho, foi uma linda festa. As crianças foram inspiradas com a história de Legado do Ap. Bud e Mama Jan, além de contemplarem de uma linda decoração sobre o tema. No templo, eles fizeram algo diferente na ministração. Os líderes locais, Pr. Marcelo e Anna Paula Borges, foram entrevistados pela liderança da Secretaria de Missões local. O casal contou um pouco da sua história missionária, dos aprendizados da convivência com o Ap. Bud e Mama Jan. Foi um tempo muito edificante para a igreja local.

Centro-Oeste

legado missionário - Sobradinho (DF)

Indo para o centro do nosso país, chegamos ao Distrito Federal. Começando por Brasília, na igreja Asa Sul, eles receberam uma ministração pela líder da Secretária de Missões local e a criançada também foi instruída. “Eu sou muito grata por cada professor que se dispõe a semear a Palavra no coração dos pequeninos, que é terreno muito fértil. Nossas crianças irão decolar com essa Palavra enxertadas nelas”, agradeceu Aline, mãe da Bella (4 anos).

Enquanto isso, em São Sebastião e Sobradinho, chamados foram reavivados e o legado missionário de Bud e Jan foi transmitido pelas mensagens dos ministros. Além, é claro, do emocionante vídeo institucional.

Já as igrejas de Sinop, Mato Grosso; Campo Grande (Vila Glória), Ponta Porã, Mato Grosso do Sul também promoveram um dia especial. Em Campo Grande, uma velha Kombi virou uma cabine para tirar fotos. Nas três igrejas, louvores temáticos e ministrações impactantes marcaram o grande dia.

Sudeste

O próximo destino é dentro do estado de São Paulo, onde várias das nossas igrejas realizaram celebrações maravilhosas. Entre elas, estão as igrejas em Limão; Artur Nogueira; São José dos Campos; Jundiaí; Atibaia; São Paulo (Pinheiros, Pirituba); Campinas; Bauru (Vila Flores); Guarulhos (Parque Continental I, Jardim Munhoz); e São Pedro.

Destacando o Verbo em São Paulo Pinheiros, em que o culto temático trouxe alguns títulos do Legado para compor a decoração inspirada no ministério do pastor Bud. Além da adesão às camisetas, eles se inspiraram na janela 10X40 e se caracterizaram de acordo com alguns países de acesso criativo para reforçar o momento de intercessão promovido pela ministra Rafaela Garcia.

Enquanto isso, no Verbo da Vida Guarulhos Jd. Munhoz, o dia de missões contou com programações especiais em dois cultos. O Pr. Aluízio Paiva, pastor auxiliar de João Pessoa (PB) e diretor do Rhema no sistema prisional, ministrou e trouxe uma palavra reflexiva e encorajadora baseada da vida missionária do apóstolo Paulo. Ele finalizou a mensagem impondo as mãos sobre aqueles que gostariam de pregar o Evangelho para outras pessoas. No período da noite, o Pr. Ricardo Mazzonetto, responsável pela Secretaria de Missões local, trouxe os principais pontos de uma verdadeira vida de fé, e finalizou com um apelo para aqueles que ainda não haviam confessado Jesus como Senhor e Salvador e para aqueles que estavam afastados. Foi uma noite com conversões e reconciliações!

Verbo Jardim Munhoz Guarulhos (SP)

Saindo para o estado do Rio de Janeiro, os irmãos das igrejas: Retiro dos Motoristas; São Gonçalo, Teresópolis; Niterói; Rio de Janeiro (Recreio, Cachamorra); Seropédica; Nova Iguaçu; e Rio Bonito capricharam na decoração temática, desde o espaço, lanches, louvor, tudo feito com muito carinho para honrar o legado missionário.

Verbo Retiro dos Motoristas (RJ)

Um dos momentos memoráveis, foi no Verbo Retiro dos Motoristas, todo o culto foi inspirado nos anos 80. A decoração teve uma mesa de aniversário típica daquela década, com direito a bolo de 40 anos do legado missionário, balas embaladas e lembrancinhas em formato de fita k-7, com as palavras: legado, obediência e colheita. O painel do bolo decorado com LP’s, foi um mapa mundi, contendo as fotos dos missionários do MVV e parceiros, coladas sob os respectivos países onde estão. Quem também seguiu o estilo da decoração foi o ministério de música com roupas no estilo anos 80. A cantina também foi temática, lanches tipicamente americanos, e com um dos doces preferidos do apóstolo Bud aqui no Brasil: a delícia de abacaxi.

Em Nova Iguaçu, alguns irmãos compartilharam o que este dia representou para eles, como o caso de Karine Araújo:

“Uma experiência incrível! É muito legal saber como a Palavra da Fé foi trazida para o Brasil. Ver como ela se expandiu rapidamente. O apóstolo Bud tinha muito amor por essa Palavra e Ela foi alcançando pessoas de forma muito veloz. A igreja estava incrível, eu consegui sentir cada cenário de acordo com a ornamentação, estava tudo lindo. A gente conseguiu ver um pedacinho da história do apóstolo Bud e da Mama Jan. A cada ano que tem a comemoração da chegada deles aqui no Brasil, ficamos mais empolgados e inspirados em sair por este mundo afora ministrando essa Palavra para outras pessoas e outras nações”.

Partindo para o estado de Minas Gerais, os Verbos de Itajubá; Mário Campos; Montes Claros (Norte de Minas); Belo Horizonte (Sarzedo) e Juiz de Fora se dedicaram para tornar esse dia inesquecível.

Vitória (ES) - legado missionário

Os irmãos do ponto de pregação Mário de Campos esperam a data todos os anos com expectativa. “Geramos esse culto em oração. Saber dos gostos culinários, o que Bud e Jan gostavam de fazer, como a pescaria, passear com os cachorros e cultivar suas plantas são detalhes riquíssimos que nós não saberíamos se não tivéssemos tanta excelência para preparar o material deste ano. Também fizemos um espaço para apresentar os nossos missionários espalhados pelo mundo. No nosso departamento infantil não foi diferente. As crianças vieram caracterizadas, preparamos um ambiente lindo para elas se conectarem com a história e elas deram gargalhadas com o que descobriram desse casal missionário. Foi um tempo muito alegre”.

Finalizando a região, chegamos ao Espírito Santo. Na capital, Vitória, o Dia Verbo da Vida de Missões foi comemorado com muitas cores. As crianças pintaram um grande mural que contava toda a história do Ap. Bud e da Mama Jan. Depois de uma ideia de Pr. Jorge e Lucimar, a equipe da Secretaria de Missões de Vitória preparou um grande gibi que foi montado logo na entrada da igreja e todos que chegavam podiam participar da pintura. Foram mais de 60 crianças participando da programação e mais de 650 pessoas celebrando este dia na igreja com giz de cera, lápis de cor e canetinhas nas mãos.

Sul

decoração missionária em Caxias do Sul (RS)

“Bah”! Chegamos ao sul do nosso país e a festa “aqueceu” os irmãos. O legado missionário foi anunciado em todas as nossas igrejas da região. No Rio Grande do Sul, as igrejas de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi e Novo Hamburgo, deram um show na programação deste dia. Entre elas, um dos destaques foi no Verbo Caxias do Sul, durante os cultos, algumas músicas foram entoadas em outros idiomas, tais como: espanhol, dialeto africano, japonês e em inglês, pelo coral de alunos da turma Word of Life, escola de inglês da igreja local.

Já no Paraná, as igrejas de Colombo e em Curitiba fizeram uma decoração para lá de especial. No Verbo Curitiba Centro, a noite contou com vários momentos emocionantes, entre eles, a apresentação das crianças, os jovens e adolescentes, que entoaram a música Oh Happy Day com entusiasmo e alegria contagiantes. Suas vozes unidas ecoaram nos corações de todos os presentes, criando um ambiente repleto de gratidão e comunhão. Enquanto isso, no Verbo Curitiba Hauer, eles cantaram a música Ninguém é igual a Jesus também no dialeto africano: kakuli walisoka la iesu! As crianças também participaram com apresentação da música Be a missionary, de Fairhaven Kids, que trata de sermos missionários todos os dias independente de onde estivermos.

Pelas nações

Partindo do Brasil rumo às outras nações, vamos conferir o que aconteceu no Verbo Connect. Mesmo on-line, a celebração do Dia Verbo da Vida de Missões reuniu irmãos de diversas partes da Europa. Eles se vestiram a caráter e é emocionante ver que a família Verbo da Vida está crescendo. A Palavra da Fé está cada dia mais alcançando pessoas em diversas partes do mundo.

“Tivemos um tempo maravilhoso como Igreja celebrando o legado deixado por Pr. Bud e Mama Jan. O Pr. Perilo Borba nos abençoou grandemente com uma ministração poderosa sobre imitarmos a vida de fé que nossos líderes viveram e vivem, no falar e também no que ouvimos! Foi maravilhoso ouvir algumas história do Pr. Bud que tanto nos edificam a carregar essa visão e avançar com essa missão de levar o Verbo da Vida pelas nações!”, relatou Pr. Freddie Cardoso, líder do Verbo Connect.

Chegando em terras sul-americanas, uma festa tomou conta do Verbo em Buenos Aires, Argentina. A igreja foi toda decorada e o Departamento Infantil teve um culto poderoso, onde as crianças puderam conhecer a história do nosso Ministério e o legado missionário. Já no templo, o pastor e missionário, Leo Lima trouxe uma mensagem sobre fé e falou sobre o DNA missionário do Ministério. “A Palavra da Fé e o chamado missionário não devem ser esquecidos ou perdidos, precisamos mantê-los em nossa mente em um lugar de privilégio”.

Já em nossas igrejas em Portugal, a celebração em Porto contou com a ministração do missionário e pastor local, Márcio Butilheiro. Já em Leiria, os missionários angolanos e líderes do Verbo no país africano, Judsi e Humela Calado, ministraram na ocasião.

Pr. Judsi e Humela Calado em Leiria, Portugal

“Nós somos Verbo da Vida, cremos na Palavra, no Espírito; por isso, onde estamos, milagres e maravilhas acontecem. Vidas são transformadas”, disse Pr. Judsi Calado.

Finalizando a nossa viagem missionária, a última parada é na França. O dia especial de missões foi marcado por muita unção na igreja em Paris e em Boulogne-Billancourt. No ponto de pregação da cidade francesa, os irmãos se alegraram com louvores cantados em criolo da Ilha de Martinique. A missionária Giselle Kioko apresentou o alcance de nosso Ministério no Brasil e no mundo. Quem ministrou foi o pastor Fernando Borja. Ele falou sobre a missão de ir e pregar o Evangelho a toda criatura. O ministro ainda contou a história do Ap. Bud e de como ele pregava a respeito da importância da manifestação dos dons ministeriais em nossas Igrejas. Após o culto, eles tiveram um tempo maravilhoso de comunhão com comidas típicas das Antilhas.

Como vimos, nossos irmãos se dedicaram em honrar o legado dos nossos primeiros missionários. Foram festas lindas e ministrações poderosas para “incendiar” a visão missionária em nossas igrejas. E tudo isso foi apenas um “gostinho” do que aconteceu em mais de 400 igrejas Verbo da Vida espalhadas pelos Brasil e no mundo. Ano que vem, passaremos a marca de 500 igrejas e a festa será maior ainda. Confira mais fotos deste dia:

2 Comentários

  • A cada a o fico mais impactada com tudo o que Deus tem feito no nosso meio. Gratidão por fazer parte desse legado e poder propaga-lo até que Ele venha!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!