Verbo FM

Moçambicanos foram alvo do amor da Missão África

A construção de um poço foi umas das ações transformadoras promovidas pelas ONGs Movimento, Fazer o Bem e pelo Instituto Novo Sertão.

No início de outubro, a ONG Movimento desembarcou em solo africano com uma missão poderosa: abençoar a comunidade de Machava Sede, localizada em Maputo, Moçambique. A caravana de voluntários, liderada pela vice-presidente da ONG Movimento, Alba Simões, estabeleceu-se na base missionária da JOCUM – Jovens Com Uma Missão, unindo forças para impactar positivamente a vida das pessoas na região.  

A Missão África foi possível devido a parcerias estratégicas, e a Igreja Verbo da Vida em Moçambique, liderada pelo Pr. Ricardo Ramalho e pela missionária Katy Ramalho, foi a primeira delas. Além da igreja de Moçambique, a ONG Fazer o Bem, da igreja Verbo da Vida de Aracaju (SE) e o Instituto Novo Sertão também abraçaram a missão. 

Com tanta gente envolvida, foi possível cavar e inaugurar um poço na comunidade de Machava Sede, que agora fornece água limpa e potável para centenas de moradores locais. Alba ressaltou o caráter milagroso dessa conquista: “A maioria dos poços cavados nesta região não fornece água potável, mas este poço é exceção, pois a água é própria desde a fonte.”

Foram dias repletos de ações transformadoras, incluindo a distribuição de alimentos, roupas e calçados, além de treinamentos sobre liderança ministrados na igreja Verbo da Vida de Moçambique, em Maputo. Este período também se destacou por um esforço intenso de evangelização, culminando em uma Cruzada Evangelística realizada na praça central, que impactou dezenas de vidas.

Abençoando centenas de famílias moçambicanas

A presença da ONG Movimento em Machava Sede abençoou diretamente mais de 300 famílias moçambicanas, que agora têm acesso a água potável e recursos essenciais para uma vida mais digna. A ação em conjunto a ONG Fazer o Bem e o Instituto Novo Sertão demonstra o impacto positivo que pode ser alcançado quando organizações unem esforços em prol do bem-estar das comunidades necessitadas.

Além da perfuração do poço, também foram doadas às famílias uma tonelada e meia de alimentos em forma de cestas básicas e aquisição de roupas e calçados novos. A maternidade de Maputo também recebeu lençóis novos. E, nesse momento, está em fase de acabamento uma casa que foi construída para uma senhora que é membro da Verbo da Vida em Maputo, e que não tinha uma moradia adequada. No total, foram investidos mais de quarenta mil reais em Maputo e região. 

Essa missão não só atendeu necessidades básicas, mas também deixou um legado duradouro de esperança e união na comunidade de Machava Sede. Alba ainda enfatizou a importância de abordar questões fundamentais: “Nós não apenas entregamos água limpa, roupas e alimentos, mas plantamos sementes de esperança na vida das pessoas que servimos”. Parte dos voluntários da missão conheceu a história do Luiz, um dos membros do Verbo da Vida local e ofertaram um ano de estudo na Escola Verbo da Vida para ele. 

A ONG Movimento está comprometida em continuar estendendo sua ajuda a comunidades necessitadas em todas as nações, inspirando outros a se juntarem à causa e a fazerem a diferença na vida daqueles que mais precisam. Prova disso foi a construção de uma casa para uma moradora da região, que morava em um pequeno aglomerado de madeiras e lona.

A missão na África é um testemunho vivo da capacidade de transformação que o amor, a compaixão e o trabalho em equipe podem alcançar, independentemente das barreiras geográficas.

Confira um pouco da experiência de alguns integrantes da missão.

“Para nós, participar dessa missão foi algo muito especial e transformador, pois estamos aqui nesse contexto no Sertão e poder levar algumas estratégias e experiências daqui para ajudar o povo na África foi muito gratificante. Lá, conhecemos trabalhos incríveis, com pastores dedicados e um povo muito receptivo, porém com muitos desafios em relação à pobreza e alimentação. Mas sabemos que aqui do Brasil podemos ser uma ponte para transformar essas realidades. Somos gratos pelo convite da ONG Movimento e esperamos alinhar mais parcerias como essa, do Sertão para as nações, sendo bênção para mais e mais pessoas”, José Carlos, presidente do Instituto Novo Sertão. 

“Foi uma experiência riquíssima, na qual tivemos a oportunidade de falar do amor de Deus, orar pelas pessoas enfermas, presas pela falta de conhecimento e ver o poder de Deus em ação curando, salvando e libertando. Observamos pessoas comprometidas com o Evangelho e não medindo esforços para mostrar em ações o amor de Deus. Principalmente com o trabalho realizado com as crianças, certo de que em todos os  contextos sociais, elas podem ser alcançadas com a mensagem da salvação”, Lene Amaral, da igreja Verbo da Vida, em Brasília.

“Acima de tudo, a experiência missionária na África foi um privilégio e uma honra, poder estar vivendo um tempo de serviço e coparticipação na obra de Deus naquele lugar mudou minha mentalidade. Creio que mais do que impactar aquele lugar, nossa mentalidade foi impactada e voltamos para nossa terra com mais força e sede de trabalhar mais por aquela nação, por aquele povo! A ONG Movimento vai continuar avançando e creio que esse foi apenas o começo de uma grande jornada de mudanças e impacto na África, pois vamos fazer muito mais!”, Vitor Miranda, membro da Verbo da Vida Petrolina e Diretor Secretário da ONG Movimento.

E as ações globais não param por aí. Além de já alcançar a Bolívia e Moçambique, em 2024 a ONG Movimento realizará novos projetos e novas ações internacionais. Seja um doador ou um voluntário em nossos projetos! Conheça mais da ONG Movimento em nosso site www.ongmovimento.org e em nossas mídias sociais, no @ongmovimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!