“O amor não conhece limites e a vida está no sangue”, essa profunda verdade, enraizada em João 15.13, tornou-se a fonte de inspiração para a Igreja Verbo da Vida de Campo Grande, no Rio de Janeiro (RJ), que mais uma vez fez história ao conduzir uma campanha de doação de sangue, em 22 de julho de 2023. Em colaboração com o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcante (Hemorio), a igreja lançou-se ao desafio com o tema inspirador: “Um doador de sangue salvou a minha vida”.
Essa iniciativa, que vem mobilizando a igreja local e a comunidade desde seu início, em 2016, é uma parceria entre o Hemorio e a Secretaria de Missões da igreja local. O evento, que aconteceu das 8h às 15h, reuniu os doadores cadastrados e coletou uma quantidade considerável de bolsas de sangue, demonstrando o espírito de solidariedade que permeia a comunidade.
O evento foi marcado por uma inovação técnica importante, com a introdução de um equipamento importado de Israel pelo Hemorio, eliminando a necessidade da tradicional picada no dedo para os doadores, tornando o processo ainda mais confortável.
A Secretaria de Missões da igreja, com sua organização exemplar, garantiu que a recepção dos doadores fosse realizada de maneira tranquila e eficiente. O espaço da nave da igreja, tradicionalmente usado para cultos, nesse dia transformou-se em um grande ofertório de amor ao próximo, onde o serviço e a compaixão eram as preces elevadas.
Renato Martins, membro da igreja e um doador regular, compartilhou seu entusiasmo pelo evento e a importância da participação ativa da igreja em tais iniciativas. “Doar sangue é algo que faço regularmente. Acredito no potencial da igreja para envolver ainda mais pessoas, tanto internamente quanto na comunidade “, destacou Martins.
Após a doação, todos os doadores receberam um lanche, marcando um final agradável para o ato de serviço.
A igreja, sob a liderança de pastor Caoxande Chianca e sua esposa Marcela Chianca, sempre enfatizou a importância de ser relevante para a comunidade em que está inserida. Esse evento de doação de sangue é uma expressão viva dessa visão, ilustrando como a igreja pode se tornar um farol de esperança e serviço na comunidade.
Há uma expectativa crescente para os próximos anos, com a esperança de aumentar o número de doadores e quebrar os recordes de doações de sangue dos anos anteriores, porque o serviço a Cristo e o amor ao próximo são missões que nunca terminam.