Hoje, contaremos um pouco da história do casal de missionários Ronnie e Luciana Princi que estão morando na França há alguns anos. Eles vieram de Guarulhos (SP) fazer a Escola de Ministros, em Campina Grande (PB), foram treinados no Ministério e atuaram no Centro de Operações do Ministério Verbo da Vida por um tempo.
À época, Ronnie atuou no setor de Tecnologia da Informação e Luciana na Comunicação, liderando o site por um tempo. Após passar alguns anos aqui, o casal e as duas filhas, Maria Clara e Júlia, seguiram para a França, onde trabalham intensamente na propagação do Evangelho. Conheça um pouco da história deles na entrevista a seguir:
PORTAL – Em que ano vocês se formaram na Escola de Ministros?
RONNIE E LUCIANA – Nos formamos no ano de 2005.
PORTAL – Como foi a experiência de sair de São Paulo e vir morar em Campina Grande?
RONNIE E LUCIANA – Em São Paulo, estávamos vivendo o ápice da nossa carreira profissional e financeira e, nesse momento, o Senhor nos lembrou do nosso chamado. Foi quando decidimos obedecer, deixando o que havíamos construído, nossa família e o nosso conforto, confiando totalmente n’Aquele que prometeu e que é fiel para cumprir. O que sentimos foi que existe uma graça, uma alegria e uma recompensa que é reservada para aqueles que são chamados e dizem: “Eis-me aqui!”
PORTAL – O que mais os marcou na Escola de Ministros?
RONNIE E LUCIANA – Como um instrumento musical de cordas, por mais qualidades que ele tenha, se ele não estiver afinado, não vai poder tocar a música com perfeição. A mesma coisa acontece com o nosso chamado, por mais legítimo e precioso que ele seja, se não houver ajustes finos em nosso caráter e na nossa visão, não vamos poder cumpri-lo com perfeição. Costumamos dizer que a Escola de Ministros é onde são feitos os ajustes finos e parafusos são apertados para que possamos validar nosso ministério, mas também evitar erros e problemas através do conhecimento e experiência ministerial que nos são transmitidos, nessa escola, por pessoas experientes e qualificadas.
PORTAL – Dê conselhos para as pessoas que desejam vir morar e estudar em Campina Grande:
RONNIE E LUCIANA – O tempo de preparação para dar este passo é tão importante quanto o passo em si. Durante esse tempo, devemos nos consagrar mais à Palavra, servir mais intensamente na igreja local e estar mais sensíveis ao Espírito Santo para podermos discernir o tempo e o modo. Morar e estudar em uma outra cidade já é um exercício grande da fé, em que aprendemos a confiar totalmente no Senhor, sabendo que Ele é quem supre todas as nossas necessidades e isso já faz parte do nosso treinamento.
PORTAL – Como surgiu a direção para a França?
RONNIE E LUCIANA – O chamado missionário para a França surgiu em nossos corações (tanto no meu quanto no de Luciana), quando ainda éramos adolescentes, aos 16 anos. Nessa época, não tínhamos consciência do que isso significava, mas durante nossa formação na Escola de Ministros esse chamado, que estava dormente, foi novamente acordado. Durante esse tempo de formação, o Senhor nos capacitou e nos encorajou para cumprirmos o nosso “ide”.
PORTAL – Há quanto tempo estão na França e como está o andamento do seu ministério nessa nação?
RONNIE E LUCIANA – Estamos há 10 anos na França. Nos primeiros anos servimos à igreja local e aprendemos a língua, a cultura e agora já ensinamos e pregamos em francês. Nossas filhas também já estão totalmente integradas na sociedade e servindo ao Senhor. Há cinco anos, nos mudamos para a capital, Paris, onde iniciamos, pela graça de Deus, uma igreja Verbo da Vida e um campus do Rhema. Temos vivenciado um tempo de reavivamento de uma terra que estava extremamente seca e sem vida, mas agora já começa a dar seus primeiros frutos: tivemos a alegria de formar 60 alunos no Rhema (atualmente são 75 alunos em formação) e uma igreja bem estruturada na Palavra e cheia do Espírito. Neste país, ainda existe tudo a ser feito em termos de Evangelho, mas cremos que o Senhor está preparando os obreiros para a grande colheita, após esse tempo de pandemia, no qual as estruturas humanas foram abaladas e as pessoas estão retornando a Deus.
E aí? Gostou de acompanhar mais esta história? Que tal também ser personagem deste roteiro? Quer saber como? Venha cursar a Escola de Ministros Rhema em Campina Grande (PB)! Para realizar a sua pré-inscrição e começar a planejar o seu tempo de treinamento, clique aqui: PRÉ-INSCRIÇÕES .