Jean Carlos Ramírez e Ezinete Freire Ramírez foram os pioneiros do Ministério Verbo da Vida a atravessar as fronteiras rumo a missões. Chegaram em 2001 no Chile e já perseveram por mais de duas décadas na nação. Ali, iniciaram a primeira Igreja Verbo da Vida fora do Brasil em Chillán, cidade chilena – obra entregue para os missionários Ernani e Helcy Franco anos depois. Também ajudaram na fundação do Verbo da Vida em Rancágua e, anos depois, iniciaram outra obra na capital, Santiago, a qual se uniu à igreja do supervisor Marcos Honório na mesma cidade e atualmente é pastoreada por ele. O casal se prepara agora para uma nova estação, visando o alcance da região norte da nação chilena com extensão para as nações fronteiriças – a começar pela Bolívia!
BOLÍVIA
A Bolívia tem o segundo maior índice de violência contra a criança entre os países da América do Sul, combinado com altos níveis de gravidez precoce. A cada dia, 16 crianças sofrem algum tipo de agressão sexual, um índice indica que cerca de 23% das crianças bolivianas foram abusadas em dado momento da vida. Durante a temporada de 2023, Jean e Elza se acomodarão na base missionária em La Paz para coordenar a implantação do Proyecto Pequeñitos junto ao pastor William e sua esposa Bruna Segecs, líderes do Verbo da Vida local. O projeto inicialmente alcançará 40 crianças com reforço escolar, apoio espiritual e transformação de vida.
HISTÓRIA
Jean e Ezinete estudaram no Centro de Treinamento Bíblico Rhema em 1993, na época ainda com a nominação Centro de Treinamento Bíblico Verbo da Vida. O chamado deles para o Chile foi despertado em 1997, durante um culto de Missões no qual Jean teve uma visão aberta em que a palavra Chile escrita em chamas entrava em seu coração. Ezinete, que estava ao seu lado, soube pelo espírito, no mesmo instante, que Deus tinha uma nação de língua espanhola para eles alcançarem. Pouco tempo depois, o pastor Bud e Mama Jan, fundadores do Ministério Verbo da Vida, foram morar em uma granja na cidade de Lagoa Seca (PB) e convidaram Jean e Elza para viver com eles. Nessa época, os missionários já tinham os dois filhos, Thiago e Israel, o primeiro com 4 anos e o segundo com 1.
O casal passou por um período intenso de treinamento, culminando com o estudo na turma pioneira da Escola de Ministros Rhema em 2001. No final desse mesmo ano, ordenados pelo Ministério Verbo da Vida, a família pisava no Chile “de mala e cuia”, como diz o ditado.
Ainda no Brasil, Ezinete foi capacitada para trabalhar com crianças e adolescentes nas igrejas recebendo treinamento da renomada professora Pamela Doto, pedagoga cristã do Rhema nos Estados Unidos. Tia Elza, como é carinhosamente chamada, foi a primeira professora do Departamento Infantil do Verbo da Vida Sede em Campina Grande (PB). No Chile, Elza estudou e se graduou em Pedagogia na Universidade Metropolitana de Ciências em Educações do Chile. Ela é mosaicista, artesã e está certificada pela CONAF-Chile (Corporación Nacional Forestal – Chile) como professora de Religião para as escolas.
No Chile, o casal criou seus dois filhos – Thiago e Israel, hoje com 28 e 25 anos respectivamente. A família se dedicou nas últimas duas décadas a alcançar vidas e edificar pessoas através de evangelismos e do serviço na igreja local. Desde que entregaram a liderança da igreja em Santiago, apoiaram os atuais líderes com todo suporte necessário. Têm trabalhado intensamente em projetos sociais com crianças nas escolas municipais, Associações de Vizinhos e no Centro de Cultura da prefeitura de Peñalolen, município de Santiago. Os missionários receberam ainda um prêmio da ONU (Organização das Nações Unidas) pelo trabalho realizado na área do meio ambiente com as crianças chilenas. Também foram destaque com o “Proyecto Retención” (projeto governamental que visa diminuir a evasão escolar). São atualmente reconhecidos pela Seremi de Meio Ambiente en Chile como professores de sustentabilidade.
Israel liderou e integrou o louvor da igreja Verbo da Vida em Santiago por muito tempo e Thiago se graduou no Rhema em 2021. No ano passado, Thiago morou em Campina Grande (PB) para estudar na Escola de Missões Rhema. Os rapazes cidadãos chilenos, agora seguem suas próprias jornadas se desprendendo dos pais que rumam para o norte.
RUMO AO NORTE
Há um tempo, Deus tem falado com Jean e Elza sobre a cidade de Arica, localizada no norte do Chile, fronteira com Peru e Bolívia. Em janeiro de 2022, o casal pisou em Arica para sondar a terra e, em julho, viajaram para a Bolívia para realizar um treinamento e implantar o departamento infantil no Verbo da Vida em Cochabamba. Na oportunidade, visitaram o Verbo da Vida em La Paz. “Ali Deus, falou ao nosso coração que o Espírito Santo estava redirecionando nossa rota, o nosso próximo passo de fé era iniciar uma nova obra Verbo da Vida em Arica, ao norte do Chile, fronteira com Peru e Bolívia, mas o Senhor sinalizou que antes passaríamos uma temporada na cidade de La Paz na Bolívia”, testemunhou Jean.
Com a rota redirecionada, os planos agora são passar a temporada de 2023 na cidade de La Paz, na Bolívia, para dar apoio ao casal de missionários Willian e Bruna Segecs na abertura do Proyecto Pequeñitos, primeira sede desse projeto social fora do Brasil. La Paz fica a 8 horas de ônibus de distância de Arica, dessa forma, também está nos planos do casal realizar visitas periódicas lá para, no futuro, iniciar um ponto de pregação da Palavra de Deus.
BRASIL
Em meio a tantas reviravoltas, Jean e Elza deram uma passadinha pelo Brasil em 2022. Visitaram diversas cidades, divulgaram os novos planos, firmaram parcerias e receberam instruções de líderes que estarão os apoiando nos novos passos! Em Petrolina (PE), sentaram com o pastor Edilson de Lira que supervisiona as obras Verbo da Vida na Bolívia. Em Soledade (PB), eles conheceram a sede dos Pequeninos e conversaram com o fundador, pastor Jairo Pacheco, que os instruiu nos primeiros passos e continuará acompanhando a implantação do projeto na Bolívia. Já em Campina Grande (PB), sentaram com o presidente do Ministério Verbo da Vida, Guto Emery e com o pastor presidente do Verbo da Vida sede, Thiago Borba, os quais lhes deram importantes exortações e conselhos para o novo tempo. Além disso, desfrutaram do prazer de rever amigos e de momentos de comunhão em família, dedicando também especial ao filho Thiago, que residia em Campina Grande estudando na Escola de Missões.
Você pode contribuir com o projeto dessa família missionária!
FAÇA PARTE
Dados Bancários
Banco do Brasil
Ag. 1591-1
Cc. 24041-9
Cpf. 768.076.064-00
PIX. 768.076.064-00
No álbum abaixo, as fotos contam um pouco da história do casal no Chile:
2 Comentários
Deus é bom demais. Parabéns aos missionários que não param de trabalhar🌏
Louvado seja Deus