Músico do Verbo em Resende (RJ) doará contrabaixos

Paulo Telles é luthier e pretende assistenciar congregações que necessitam do instrumento.

“Construa instrumentos de qualidade, a um baixo custo, com o objetivo de abençoar o Corpo de Cristo.”

Esse foi o comando que Deus lançou ao coração do luthier Paulo Telles. Ele é da Igreja Verbo da Vida em Resende (RJ) e está desenvolvendo um projeto que beneficiará congregações que ainda não possuem contrabaixos em seus grupos de música. Essa visão está só começando, mas promete transformar a adoração em muitas igrejas daqui para frente.

Paulo é oficial de cavalaria do Exército. Além da paixão pelos cavalos, ele nutre um amor pela música, sobretudo, pelo contrabaixo. “Já passei por outros instrumentos, mas o contrabaixo tem um diferencial. Quando eu ouço uma música, no momento em que o contrabaixo entra na canção, a atmosfera muda e isso me contagia”, disse ele.

Tocar na igreja também sempre foi um prazer. Paulo começou a servir como músico há 15 anos e se imagina fazendo isto por toda a sua vida.

A sua paixão pelo contrabaixo fez com que Paulo estudasse o instrumento não só para tocar, mas também para começar a fabricá-lo. Ele se tornou luthier e continua aperfeiçoando cada vez mais as suas habilidades.

A direção para criar um projeto em que ele presenteasse igrejas com contrabaixos surgiu em 2019. Foi quando a visão começou a ser gerada em oração e planejamento. Só em 2021, o Senhor confirmou que era o momento de colocá-la em prática.

O primeiro passo foi fundar a sua luthieria, chamada TLS Custom Basses. Lá, ele fabrica contrabaixos para a venda e ainda realiza consertos e manutenções. Segundo o músico, o objetivo não é angariar lucros com os serviços, mas direcionar o que for arrecadado para a compra de materiais, com o fim de fabricar mais instrumentos a serem destinados para igrejas que estão precisando.

O projeto se encontra em fase inicial e Paulo está finalizando a estrutura física em sua luthieria para a construção de cada instrumento a ser doado. O alvo é que ao longo de 2023, vários contrabaixos sejam fabricados por ele, principalmente, para abençoar igrejas.

“Fico feliz em pensar que posso fazer com que cada igreja com essa necessidade tenha um contrabaixo.”

Paulo esclarece que seu prazer será usar seu dom e habilidade para abençoar pessoas. Até mesmo se alguns músicos estiverem precisando de um instrumento pessoal para aprimorar seu talento, ele pretende criar uma estratégia para beneficiá-los com a venda de um contrabaixo por um valor simbólico.

Trata-se de uma oferta do seu tempo, esforço e dom em prol de socorrer pessoas com um instrumento que seja bênção para suas igrejas. “Sabemos que existem igrejas que tem muitos recursos, mas também existem aquelas que têm muita dificuldade para adquirir um instrumento. Uma vez, uma pessoa comentou comigo: ‘Ah, a nossa igreja está precisando tanto de um contrabaixo’. Aquilo tocou fundo no meu espírito. Naquele momento, eu pensei: ‘É isso! É dessa maneira que vou abençoar o Corpo de Cristo”.

Conforme houver uma demanda maior de igrejas que precisam de um contrabaixo, Paulo pretende somar mais pessoas ao projeto para auxilia-lo, mas ele destaca que o fato de estar aposentado da sua função no Exército, já o garante maior tempo livre para se dedicar a essa missão.

Ele ressalta que a região sul fluminense, onde ele mora e congrega, possui uma carência de luthierias. Dessa forma, o músico já vê esse projeto como sendo consistente e com grande abrangência para suprir aquela região no que se refere a serviços nesta área. Com o sucesso da luthieria, mais recursos serão conquistados para financiar seu projeto e alcançar as igrejas das proximidades e até de outros estados do Brasil.

Atualmente, ele também está em fase de pesquisa para selecionar as congregações que se encontram necessitadas desse auxílio. “Existem igrejas onde o contrabaixo seria a última prioridade do pastor. Entre tantas demandas, esse pastor pode estar pensando: ‘Eu não tenho nem cadeiras e vou comprar um contrabaixo?’. Então pessoas começarão a ofertar nessas igrejas as cadeiras, microfone, entre outros, e eu vou ser o que vai ofertar o contrabaixo”, explicou Paulo.

“Estamos contribuindo com um dos elos dessa grande corrente.”

O luthier acredita que a chegada do contrabaixo vai fazer toda a diferença na adoração e pessoas vão ser impactadas pelo som e a qualidade do louvor que está sendo gerado através da música. Sua expectativa é também de que os jovens dessas igrejas sejam influenciados a servir, já que haverá mais um instrumento disponível por meio do qual podem se envolver no Corpo de Cristo.

A partir de dezembro, os materiais para o início da produção dos contrabaixos vão ser adquiridos. Paulo irá fabricar os instrumentos de acordo com a necessidade de cada igreja e baixistas disponíveis em cada congregação. Na medida em que cada assistência será feita, o luthier se dedicará a acompanhar o avanço da equipe de música de cada igreja beneficiada, no que se refere ao contrabaixo.

Ainda sobre a qualidade dos instrumentos, Paulo investiu bastante em planejar a construção de contrabaixos com um material de menor custo, sem perder o alto nível em excelência. Com vários experimentos em modelos e materiais, ele chegou a um planejamento para fabricar contrabaixos de primeira categoria, onde a mão de obra não será cobrada e os materiais serão fruto dos lucros da luthieria. Mas Paulo destaca que, ainda que estes lucros não sejam suficientes para a demanda de igrejas, o projeto vai continuar as atividades com materiais ofertados por ele mesmo ou ainda por investidores dessa visão.

FAÇA PARTE!

Se você deseja contribuir com este projeto através de recursos para os materiais de fabricação, entre em contato pelo WhatsApp: (61) 9860-1960. Através desse número, você poderá obter mais informações sobre como fazer parte desta missão.

Também siga @paulo_tls_basses para acompanhar a evolução dessas atividades.

12 Comentários

  • Grande Paulo! Muito bom saber desse lindo projeto. Muito obrigado pelo seu servir a Deus ajudando as igrejas a crescerem no louvor a Deus. Você é uma grande benção meu amado irmão!
    Um forte abraço do seu irmão “alemão” 🙂
    Hesdras

    Resposta
  • Eita glória!
    Que bênção!
    Somos agraciados por uma atitude que parte de um coração que sobretudo teme ao Senhor!
    A Graça de Deus sendo aplicada para um fim proveitoso, como sempre costuma dizer nosso querido pastor Wellington Ricelli, somos fruto de um trabalhar constante do Senhor em nossas vidas!
    Parabéns pela iniciativa do nosso querido irmão Paulo Telles!
    Sucesso e avanço para as coisas maiores!

    Resposta
  • A paz meu irmão, estamos precisando de uma benção dessas para nosso ponto de congregação Verbo da vida de Itamaraju BA…

    Resposta
    • Meu irmão Janz, Graça e Paz!
      Entre em contato comigo pelo zap, para acertarmos os detalhes do Jazz Bass para a sua congregação.
      Forte abraço!

      Resposta
    • Meu irmão Janz, entre em contato comigo pelo zap, para acertarmos os detalhes do Jazz Bass para a sua congregação.
      Forte abraço!

      Resposta
  • Muito legal a iniciativa desse Senhor , muito gratificante saber que ainda existe pessoas dispostos a ajudar sem qualquer interesse de retorno .Parabéns
    Sou Baixista também e fiquei muito feliz em ler a matéria

    Resposta
  • Bom dia, parabéns pelo maravilhoso projeto que o Senhor depositou em seu coração, é você contribuindo para que a palavra de Deus seja anunciada através dos louvores em todas as partes, no momento não disponha de recursos para semear mas tá chegando. Não tenho ouro nem prata mas as minhas orações estarão sempre lembrando desse projeto maravilhoso. Sou baixista no Verbo da Vida em Sobradinho DF. Mais uma vez parabéns e que Deus abençoe a todos abundantemente.

    Resposta
  • Sensacional! Fiquei muito emocionada com a iniciativa. Certamente Deus nos fala de muitas maneiras e a música é uma de suas mais belas formas de nos tocar. Desejo que seu trabalho se fortifique e cresça com as bênçãos de Deus.

    Resposta
    • Olá, Kenia!
      Agradeço por suas palavras de estímulo e fico feliz em saber que essa matéria está cumprindo o seu propósito. Nutro expectativas de trazer boas notícias no próximo ano.
      Igrejas já começaram a entrar em contato conosco. Então, o que posso falar no momento é: mãos à obra!!!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!