Verbo FM

Três partes essenciais para um culto

por André Martins

O que determina o a manifestação da presença de Deus em nossos encontros? Quais são as partes essenciais para o sucesso de um culto? Eu sempre acredito que, quando o povo de Deus se reúne, deve ser para melhor. Essa é uma ideia Divina.

Infelizmente, é possível nos reunirmos para pior. Quando existe em nosso meio indisposição, desunião, preguiça espiritual e demais ações carnais, podemos perder o melhor de Deus em nossos encontros, como igreja, ficando assim, aquém da Sua vontade.

“Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior” (I Coríntios 11.17).

Ir à igreja não é suficiente. Cantar músicas de louvor, ou cumprir com uma obrigação de escala de departamento ou quem sabe, simplesmente ouvir uma boa palavra não é garantia para o sucesso de um culto. Todas essas coisas são boas, necessárias; porém, se não vivermos com a consciência da nossa responsabilidade como corpo, assim como desenvolver uma disposição interior, nada feito!

Qual o objetivo do culto?

Primeiramente, preciso te dizer que o culto não se trata somente de você. Deus é o alvo, a razão dos nossos encontros, bem como o motivo do nosso serviço. Nós ministramos a Deus! Ouvimos a Sua Palavra porque precisamos ser corrigidos, tratados, ensinados e estimulados ao constante crescimento espiritual, vivendo assim o evangelho.

Agora, o objetivo não acontece por si só. É preciso intencionalidade, e, ela acontece, quando todas as partes promovem um ambiente favorável para a manifestação da vontade de Deus. Veja: Deus SEMPRE deseja se manifestar em nosso favor! Há mais ou menos vinte anos atrás eu ouvi uma frase que me marcou profundamente e até hoje me edifica:

“Deus se manifesta aonde Ele é desejado”. Cultuamos a Deus para o Seu louvor. O alvo? A nossa transformação. Como isso é efetuado? Através do corpo! Em um culto, sempre existe três partes envolvidas. Deus, os ministros, os membros.

Quero compartilhar com você 3 partes essenciais para o sucesso de um culto. Seja edificado!

  1. Deus
    Da parte de Deus, sempre existe disposição em se manifestar ao nosso favor. 
    I Crônicas 16.9
  2. Ministros
    Cada cooperador deve entender que o seu dom e serviço existe para um propósito: edificar e promover crescimento ao corpo, glorificando assim à Deus.
    I Pedro 4.10-11
  3. Membros
    Não vamos à igreja para ouvir uma palestra, ou assistir um bom culto. Somos membros efetivos daquilo que Deus está construindo em nossos corações.
    Romanos 12.4-6

Lembre-se: Somos doadores e, por isso, recebemos muito mais da parte de d’Ele!

Acredito que, com essa consciência sendo estimulada em nossa comunidade local, provaremos da Sua bondade, de forma mais tangível, trazendo assim, sentido e realização em nossa vida.

1 Comentário

  • O apendizado consiste em enteder o nosso papel no culto ao Nosso Deus.
    Ele tem muito para nos revelar, ensinar e edificar!
    E nós o que temos para oferecer?
    Em Romanos 12 somos desafiados a oferecer um culto racional e inteligente ao Deus Altíssimo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!