Verbo FM

Antecipações divinas

O significado de “antecipar” é: fazer acontecer antes do tempo, adiantar, apressar, acelerar, avançar, anunciar antecipadamente, prever. Nosso Deus é especialista em antecipar ou acelerar processos. Ele é onisciente, conhece todas as coisas em sua integralidade.

A Palavra de Deus em Hebreus 4.13 diz o seguinte: “E não há criatura alguma encoberta diante dele, antes todas as coisas estão nuas e patente aos olhos daquele quem havermos de prestar contas”. Deus conhece em profundidade todas as coisas. Daniel 2.22 diz: “Ele revela o profundo e o escondido. Conhece o que está em trevas e com ele mora a luz”. Em Isaías 46.9-10: “Lembrem-se das coisas passadas, da antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; eu revelo desde o princípio e antiguidade, eu revelo as coisas que ainda não sucederam; eu digo: ‘O meu conselho permaneça de pé e faça a minha vontade’”.

Queridos, quando juntamos a onisciência de Deus, bondade e glória, o resultado será antecipações divinas. O amor de Deus trabalha ao nosso favor. E o que Deus faz é antecipar conhecimento prévio, e toma medidas para nos favorecer. Pessoas são postas e levantadas em lugares, muitas vezes somente para nos favorecer.

Nada pega o Senhor de surpresa. Por que você está inquieto e perdendo o sono? Quantos sabem que no Reino de Deus não há angústia, ansiedade, preocupação? Coloque o Reino de Deus em primeiro lugar, e de tudo que você precisar, Ele providenciará.

Em Mateus, capitulo 2, versículo 13, a Palavra nos diz: “Depois que os Reis magos foram embora, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te agora, toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar”.

Nós lemos a história na Bíblia e precisamos imaginar aquela situação na prática. Imagine como foi desafiador deixar tudo e sair às pressas para proteger seu filho de ser morto pelo rei Herodes. Imagine como foi desafiador deixar tudo, e ir embora, na mesma noite, deixando coisas para trás. Mas no capitulo onze, temos uma antecipação divina. Como assim? Eu digo a vocês que as manifestações podem se antecipar de formas que parecem ser naturais. O cuidado de Deus pode ser manifesto no decorrer do nosso cotidiano.

O suprimento necessário para José e sua família veio através de uma visita. Os reis levaram, além dos outros presentes, ouro, incenso e mirra. Ou seja, Deus sabia que José iria precisar de suprimento. Ele antecipou para eles, que significa que nada pega Deus de surpresa.

Em Gênesis, Deus se antecipa antes da crise chegar ao Egito, pois quem chega primeiro que a crise é o administrador da crise, José. Sabe quanto tempo antes? Em média vinte anos antes, chega um rapazinho que seria levantado para aquele tempo de crise e de fome. Você acha que alguma coisa pega Deus de surpresa? Deus tem provisão, resposta e escape, queridos. Pare de perder seu sono. Deus tem uma solução.

No livro de Ester, nós temos outra antecipação divina. Deus sabia, na Sua onisciência, que no tempo do rei Assuero, da Pérsia, se levantaria um homem chamado Hamã, que iria manipular o rei para emitir um decreto contra todos os judeus. Mas antes de acontecer essa possível tragédia, Deus já havia se antecipado: uma jovem judia, chamada Hadassa, que receberia depois o nome de Ester, chegaria ao palácio do rei. E no meio de tantas outras jovens, ela seria escolhida como nova rainha.

Tudo parece muito natural, mas não era natural, não! O que houve foi uma antecipação de Deus. Por ser judia, e estar numa posição em que tinha acesso ao rei, ela pôde interceder pelo seu povo, sendo instrumento de Deus para preservá-lo da destruição. No capítulo 4, versículo 14, seu primo falou: “Quem sabe, se não foi para um momento como este, que chegastes a esse Reino?.

Se Deus precisar colocar pessoas em cadeira de autoridade para cumprir algo em sua vida, Ele o fará. Para favorecer algum projeto na sua vida, Ele vai fazer. Por isso, na ótica de Deus, tudo está pronto. Ele se antecipa para salvar, livrar e suprir.
Tenho vários testemunhos que constatam esse cuidado de Deus por nós. Queridos, Deus põe pessoas em lugares de autoridade, mesmo que seja por um breve período. Ele se antecipa a quaisquer necessidades.

Precisamos pôr todas as nossas áreas nas mãos de Deus, confiar e colocá-lO em primeiro lugar em nossa vida. Assim, todas as coisas nos serão acrescentadas, pois Ele conhece as nossas necessidades e se antecipará para nos favorecer. Devemos ter expectativas!

Estejam atentos às sinalizações celestiais. Deus falou, faça. Deus é bom. Ele nos ama e faz parte d’Ele acelerar as coisas para nos abençoar. O ano ainda não acabou. É ano de céu na terra. Em vez de se prostrar diante do problema, crie expectativa para ver a glória e o agir de Deus nas adversidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!