
O que Jesus faria? Como ele pregava? Jesus falava simples, até usava parábolas. Ele deveria também falar devagar para que as pessoas da multidão entendessem. Depois de pregar, ele ainda tinha força suficiente para orar por muitos enfermos.
Para quê fazer tanto esforço pregando em determinada situação em que depois você terá que impor as mãos sobre uma fila grande de pessoas? Aprenda a canalizar a unção. Você é ser humano, não fique tão cansado a ponto de não poder dar o seu melhor quando for orar por alguém que o Espírito lhe guiar a fazer.
Para quê você prega? Para ser ouvido. Então, não fique gritando demais, ou falando muito rápido e fazendo muitos movimentos com seu corpo como se estivesse matando insetos, pois as pessoas precisam lhe entender.
Muitos ministros confundem unção com barulho. Eu, hoje, prego calmo, falo mais alto às vezes para enfatizar algo, e prego com muita unção mesmo assim. Aprenda a controlar suas emoções. Unção não é emoção.
Os alunos que se formaram na Angola pregaram bem, cheios da unção. Mas corrigi vários para que aprendam a pregar debaixo da mesma unção, mas de forma mais calma. No Brasil, muitos precisam dessa correção também.
Que proveito há em gritar, até cuspir sem querer enquanto grita, fazer muitos gestos e as pessoas não entenderem a mensagem?
INTÉRPRETE
Muitos dos nossos ministros vão precisar algum dia pregar com intérprete. Não abuse do seu intérprete quando estiver em outra nação; gritando, falando rápido e querendo que ele acompanhe seu ritmo.
Eu aprendi bem isso logo quando cheguei ao Brasil e ainda não falava português. Seu intérprete precisa entender o que você fala para lhe traduzir certo e as pessoas entenderem a mensagem.
ORAÇÃO
Cuidado com pessoas que pedem “oração secreta”. Alguns chegam, e dizem: “pastor, ore por mim”. Eu pergunto sobre o quê e elas respondem: “não posso dizer, só ore”. Eu não posso orar, não posso envolver fé em algo que não tenho conhecimento de que é da vontade de Deus. Oração é movida por fé em linha com a Palavra.
Alguns ministros também devem entender que Deus não ama mais eles do que os irmãos na igreja. Algumas pessoas já estão há tanto tempo na igreja e chegam para mim pedindo: “pastor, ore por esta minha causa”. Como se minha oração fosse melhor. Eu lhe digo: “você pode orar, e Deus vai lhe ouvir tanto quanto me ouve, pois Ele não faz acepção de pessoas”. Muitos crentes colocam fé em quem está orando, enquanto deveriam colocar fé em Deus, que ouve a oração.
Deus me ama tanto quanto ama vocês. Ele me ouve assim como ouve vocês também. Ele ouve fé. Sim, eu sei que você pode orar por pessoas que nasceram de novo recentemente, mas ensinem que elas também podem desenvolver fé para orar por si mesmas e não ficarem sempre dependentes de ligarem para o pastor.












