Verbo FM

Mentalidade de pobreza

por Bud Wright
*Trechos do livro: O melhor desta terra

Se quisermos viver em prosperidade, temos de prosperar primeiro em nossa alma. Temos de pensar e nos ver como prósperos. Renove sua mente com a Palavra. Você é filho de Deus. Ele é dono do ouro e da prata (ver Ageu 2.8).

Se algo é do Seu Pai, é seu também. Somos herdeiros. Você se lembra do que o pai do filho pródigo disse para o irmão mais velho? “Tudo o que é meu é teu” (Lucas 15.31).

A Palavra de Deus muda sua maneira de pensar e enche você de fé para tomar posse das bênçãos de Deus. Existem pessoas com mentalidade de pobreza que são influenciadas pelo espírito de pobreza. Como já ouvi certa vez, pessoas que saíram da pobreza, mas a pobreza não saiu do coração delas. Também existem pessoas ricas que pensam como
pobres.

Independentemente de como está a sua situação, a Palavra de Deus pode fazê-lo prosperar porque vai mudar a sua maneira de pensar e de falar. Infelizmente, muitos cristãos no Brasil ainda pensam e falam errado. Já ouvi muitas vezes: “Nós não podemos fazer muitas coisas porque o Brasil não é de primeiro mundo”. Mude essa linguagem, irmão! Em vez de falar do que você tem, fale do que Deus prometeu.

Já foi profetizado que o Brasil será um país que enviará muitos missionários a outras nações. Como será isso se os cristãos daqui não prosperarem? Eu posso parecer um disco arranhado, sempre falando as mesmas coisas, mas vou obedecer ao Senhor e dizer as verdades que você precisa saber.

O espírito de pobreza não pode ter lugar entre o povo de Deus. É preciso retirar essa mentalidade de “não posso”, e isso começa pelo que se fala. Em vez de dizer: “Eu não tenho”, comece a dizer que “o Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (Salmos 23.1), diga: “Deus, segundo a riqueza dele em glória, há de suprir cada uma das minhas necessidades” (ver Filipenses 4.19).

Diga que você é abençoado, que você prefere dar a receber, etc. Temos muitos privilégios como filhos de Deus. Devemos viver à altura de quem a Bíblia diz que nós somos, temos e podemos por meio de Cristo. Nas igrejas Verbo da Vida sempre dizemos: “Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou”. Eu gosto disso, irmão. Você é tudo o que tem na Bíblia. Pode ser que não tenha chegado ainda naquele nível que Deus está dizendo que você é, mas pode chegar se quiser.

Somos filhos de Deus e, por isso, somos justos. Ele nos fez a justiça de Deus (ver 2 Coríntios 5.21). Não fui eu que inventei isso, está escrito! Então, eu posso dizer: Eu sou justo, você é justo. Você nunca será mais justo do que já é agora. Na graça, você pode crescer, mas na justiça, não. Já somos totalmente justos em Cristo Jesus.

Veja o que a Bíblia diz sobre os justos: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão”Salmos 37.25.

Você não vai ler na Bíblia que somos miseráveis, derrotados ou fracos. Então, deixe de falar isso. Há pessoas que cantam hinos contrários ao que está escrito na Palavra de Deus, declarando que é verme, que não é digno ou que é pecador. Em vez disso, declare que você é quem Deus diz que você é. Comece a se ver como Deus o vê.

Jesus disse: “As palavras que eu falo não são minhas palavras, eu só falo o que eu escuto meu Pai falar” (ver João 12.49). O que Deus fala de você? Leia a Bíblia e saberá, irmão.

Se você nasceu de novo, você foi feito filho de Deus. Passou a ser cabeça e não cauda, está por cima e não por baixo. Nós estamos assentados juntamente com Cristo. Na verdade, estamos “em Cristo”. Aos olhos de Deus, nós somos iguais a Cristo. Ele é o primogênito. Deus não tem filhos prediletos. O próprio Jesus disse que Deus nos ama como ama a Ele (ver João 17.23).

Muitas igrejas ensinam algo diferente disso, diferente da Bíblia. É por isso que devemos estudar a Bíblia, mudando nosso pensamento de acordo com a Palavra de Deus. Isso é renovar a mente, irmão.

Eu sempre digo que precisamos aprender a pensar como Deus pensa. E não de acordo com o pensamento da religiosidade de muitos homens. Algumas igrejas ensinam que só os pastores podem ler e entender a Bíblia ou que só as orações dos ministros é que são respondidas. Muitos estão presos espiritualmente por causa de pensamentos enganosos assim. Mas descobri que sou filho dele, amado, suprido e guardado pelo meu Pai e que a Palavra dele não pode falhar.

O que Ele prometeu a Pedro, Tiago e João também prometeu para mim. Eu sou filho de Deus! Deus nunca nos prometeu falta! Se você quiser e ouvi-lo, comerá o melhor desta terra. A vontade dele é que você viva em plenitude. Ele nos quer cheios de paz, de alegria, de saúde e de recursos.

Deus quer nos abençoar, mas não poderá fazer isso se estivermos cheios de incredulidade, falando negativo e pensando de maneira equivocada. Ele quer nos abençoar mais do que nós queremos ser abençoados. Como vamos tomar posse da bênção se estamos falando negativo? Deus é maior do que as suas condições, Ele é mais poderoso do que qualquer coisa.

Ele suprirá suas necessidades segundo as riquezas dele em glória (ver Filipenses 4.19), não segundo as riquezas do seu país. Você não está em crise, você está em Cristo!

Encha a sua boca com a Palavra de Deus. Diga que é abençoado, veja-se como abençoado, aja como quem é abençoado. Está na hora de deixar de concordar com o diabo e com o que se vê no mundo. Comece a concordar com Deus e com o que Ele diz sobre você na Palavra dele.

Renove sua mente e assim você irá transformar a si mesmo, experimentando a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (ver Romanos 12.2). A vontade dele é que sejamos supridos e prósperos a fim de que possamos abençoar a outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!