Verbo FM

Libere o coração da mágoa

por Cristiano Arcoverde

Acho muito interessante a História de José do Egito. Ele sofreu abandono da sua parentela, mas ele não abandonou a sua confiança no Senhor e Deus era com ele. Era tanto que a Bíblia diz que ele prosperava em tudo que colocava as mãos porque o Senhor era com ele. Ele foi muito bem sucedido, mesmo tendo sofrido o desprezo dos seus.

José poderia ter escolhido viver uma vida amargurada, ou perseguidora de vingança, e qual foi sua escolha? Seguir o plano de Deus para a sua vida. Um dia o Senhor me mostrou uma das chaves para ele não ter se perdido no meio do caminho: Não guardar ressentimento e isto era tão forte dentro dele que o nome do seu filho primogênito foi Manassés.

“Perdoar não é fingir de que nada aconteceu, você não sofre uma amnésia, você libera seu coração do peso da mágoa”. Mauro Freire

José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição. Gênesis 41.51,52

Que revelação maravilhosa meu amado leitor! Saber esquecer o que passou é uma chave poderosa para nosso coração e consequentemente não nos privarmos da graça de Deus. Tem um detalhe em relação a esta palavra “esquecer” que tem trazido muitas vezes conflito no coração de muitos. Se você notar o texto abaixo quando José reencontra seus irmãos ele fala sobre o que aconteceu, consequentemente demonstrando que ele lembrava dos ocorridos. Sim, ele lembrava, este esquecimento trata exatamente sobre o fato de não não ter peso de amargura, de não lançar em rosto os fatos acontecidos no sentido de acusação.

“Então, José, não se podendo conter diante de todos os que estavam com ele, bradou: Fazei sair a todos da minha presença! E ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos. E levantou a voz em choro, de maneira que os egípcios o ouviam e também a casa de Faraó. E disse a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque ficaram atemorizados perante ele. Disse José a seus irmãos: Agora, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem colheita. Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento. Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito.” Gênesis 45. 1-8

José decidiu viver leve, sem peso, não levando em conta os fatos que passaram. Qual a sua escolha? Viver leve e sem peso? Ou viver amargurado, colocando a culpa em tudo ou em todos, o que chamo coloquialmente de: Terceirização de culpa. Andando leve, liberando perdão você poderá viver milagres e manifestações da graça divina porque escolheu andar neste caminho.

Filipenses foi escrito pelo apóstolo Paulo enquanto estava preso, foi um período bem difícil da sua vida e o interessante que esta epístola é denominada por alguns estudiosos da Bíblia como a carta da alegria, a carta do contentamento. Alguns versos são bem preciosos nesta carta e um deles é uma grande expressão de como devemos viver nossa vida cristã nesta terra:

“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.13-14)

Esta é minha oração por você: que não doa mais as feridas que você pode ter sofrido em seus relacionamentos. Já vi pessoas dizendo: nunca mais quero outro relacionamento em minha vida, ou nunca mais quero me envolver em igreja alguma, ou nunca mais quero me dedicar a uma amizade assim como me dediquei, nunca mais serei o mesmo em meu casamento… mas quando a cura chega ela tira as lições de onde errou não se fecha para acreditar nas pessoas.

  • Trecho do meu próximo livro onde tratarei sobre o tema: Amargura. (Lançamento em breve)

5 Comentários

  • UAU!!! Que reflexão linda e inspirada pelo Espirito Santo. Louvado seja Deus que deseja o nosso avanço e crescimento, e não retenção as mágoas do passado. Deus é bom!!!!

    Resposta
  • Como me enriqueço no espírito e cresço rumo aos planos do Pai quando leio um artigo tão embasado nos ensinamentos do Senhor, como esse do meu amado Pr. Cristiano Arcoverde! Ler um artigo como esse é trazer para si momentos de introspecção para rapidamente detectarmos se estamos alojando dentro de nós raízes tão danosas como a amargura, para que contabilizemos automaticamente os prejuízos que a amargura nos causa e seguirmos em frente, leves, sem pesos, após termos pedido perdão ao grande Pai em Nome de Jesus! Nosso Pai está sempre pronto a nos ouvir e reconciliar-nos com Ele, pois Jesus veio para ser a fonte e a ponte de perdão entre Deus e o homem! Excelente artigo! Parabéns grande escritor inspirado pelo Espírito Santo!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!