Esta mensagem não tem a intenção condenar ou absorver alguém, mas sim de lhe alertar em relação a muitas coisas que temos visto e ouvido em relação ao evangelho ou aos evangélicos nos últimos dias. Precisamos ter muito cuidado com o que ouvimos ou até mesmo com o que vemos nos noticiários e nos meios de comunicação no geral.
Muitas pessoas tem uma grande facilidade de divulgar as informações que escutam ou veem pela TV ou nas mídias sociais sem nem ao menos parar para pensar até que ponto podem estar sendo manipulados e, consequentemente, usados como instrumentos de propagação daquele fato que pode ser, simplesmente, uma mentira ou uma indução por parte da mídia. Precisamos estar alertas, pois “nem tudo que reluz é ouro”. Nem tudo o que se ouve deve ser totalmente levado como uma verdade absoluta.
Recordo que há alguns anos foi publicado que os cientistas Charles Dawson e Arthur Smith teriam “Encontraram o Elo-Perdido” – só para você entender o Elo-Perdido seria um fóssil que demonstrasse a transição macaco-homem. Na ocasião, alguns da comunidade científica diziam: “ e aí como os cristãos vão explicar que o homem não veio do macaco?” Posso pensar como ficou o coração de alguns em relação a “informação científica”, até mesmo ficando abalados na fé. Esse episódio ficou conhecido como o caso do Homem de Piltdown, que mais tarde foi desvendado e descoberta a FARSA e que não era nada do que haviam dito ou tentado demonstrar. Tinham mentido e manipulado!
Tenha cuidado, nem tudo que se diz “científico”, de fato, é 100% verdadeiro, nem tudo que é publicado é a realidade total, nem tudo que postam no FACEBOOK é digno de ser curtido, nem comentado, nem compartilhado… Tenho ao longo dos anos observado como, muitas vezes, o ser humano é tendencioso para julgar as pessoas. Mas, o que precisamos fazer é ter cautela para não estarmos “atirando no próprio pé”. Então, todo cuidado é pouco quando formos emitir um parecer sobre alguém, principalmente sendo da família da fé, e quando for curtir um comentário no Facebook ou até mesmo compartilhar um post.
Na História da Igreja Primitiva, nós vemos a situação de Estevão (Atos 6:7-15), um homem cheio do espírito e de sabedoria, fazendo grandes sinais e maravilhas dentre o povo… Mas, o que aconteceu? Pessoas que estavam indignadas com o nível de alcance do ministério de Estevão SUBORNARAM OUTROS, LEVANTARAM TESTEMUNHAS FALSAS, JULGARAM-O E O MATARAM. Porém, a Bíblia relata que, em todo este tempo, ele estava cheio do Espírito Santo.
Você já parou para pensar que temos em nosso país pessoas que não suportam a Palavra de Deus e que, muitas vezes, podem querer levantar situações enganosas para tentar desestabilizar o avanço do Evangelho no Brasil? Tenha muito cuidado para você não estar concordando com coisas que Deus desaprova (Romanos 1.32). Com um simples click, o seu julgamento pode ser visto por centenas e porque não dizer por milhares de pessoas que direta ou indiretamente lhe conhecem!
Não podemos esquecer escândalos podem vir e que a Palavra diz ai daquele por que vem o escândalo! Deus é o justo juiz e sabemos que se existe dolo, má intenção ou coisas semelhantes a estas, os mesmos pagarão o preço do tribunal humano e da colheita da sua atitude… Mas, e se não existir falha? E se foi levantada uma situação tal qual o ocorreu com Estêvão?
Tenhamos muito critério ao nos posicionar publicamente quanto a situações e pessoas. Sempre tem outro lado.
3 Comentários
Boa tarde paz
Obrigado Ana pela sua mensagem!
A Paz Pastor fui sua aluna no Rhema em 2012 e que tempo bom esse que aprendi em poucos dias coisas tao valiosas da Palavra de Deus. Grata a Deus por sua vida ser essa de dedicação ao Evangelho. Artigo muito bom esse, oportuno em tempos que vemos coisas e ouvimos que escadalizam, que enfraquece os que ainda nao estao tao maduros na fé.. tenho tomado muito cuidado com esse tipo de coisa, recebemos tanto da Palavra e vemos que so ela nos da firmeza, ânimo, coragem de prosseguir para o alvo embora alguns estejam caindo em armadilhas muitas vezes feitas pelo diabo, e outras por total consciência de seus atos pecaminosos.
Não é facil se manter longe dessas coisas, a Igreja era para ser um lugar onde deveriamos confiar mais nas pessoas…. mas infelizmente o joio entra, mas apesar disso tudo ainda é melhor estar sendo trigo no meio do Joio do que voltar para o mundo de enganos, e todo tipo de porcarias q existem fora da Igreja e nos leva ainda mais para um abismo profundo. Estamos numa Guerra Espiritual, finais dos Tempos, mas devemos continuar vendo os exemplos dos hérois da fé, saber que eles ainda existem e sao eles que devemos imitar. Olhar para Jesus, julgar menos as pessoas, e nao falar nada precipitadamente. Deixar as coisas virem a LUZ pois tudo com o tempo se revela. Nada fica oculto. Seja o bem ou o mal ha sempre uma forma de DEUS revelar. Fica como exemplo pra finalizar : Ananias e Safira !!
Forte abraço Pastor.