Este é um espaço que abordaremos questões diversas sobre a área de comunicação, tanto voltada à parte corporativa quanto eclesiástica, abordando diversos aspectos de uma área tão importante para as nossas vidas.

Tenho atuado, durante muitos anos, como presidente de uma das Igrejas Verbo da Vida e também desenvolvendo atividades em empresas privadas como professor de comunicação – Jornalista, Radialista e supervisor de estágios de comunicação pelo SENAC – PE.

O título do meu blog neste importante veículo é “Comunicação Eficaz”. Para início, vamos conceituar e examinar um pouco sobre a importância da comunicação eficaz nas corporações. Comunicação é o ato ou efeito de interagir, transmitindo e recebendo mensagens por meio de uma determinada linguagem que pode ser escrita, falada, visual ou não-verbal.  Eficiência consiste nos meios pelos quais chegamos a um resultado. Refere-se aos métodos e procedimentos pelos quais se chega a um objetivo, fazendo o certo e utilizando os recursos adequados com a melhor maneira de executar o trabalho. E a eficácia é o objetivo alcançado, o resultado final do trabalho tendo relação com a satisfação das necessidades da sociedade. Para se obter resultados satisfatórios nas organizações, necessita-se atentar para a comunicação corporativa eficaz como equipe de trabalho.

Uma das armas mais importantes que se tem na busca incessante de alcançar os objetivos é a comunicação. Vive-se em sociedade e, como já dizia o Chacrinha, comunicador pernambucano que marcou a história da comunicação em nosso país: “quem não se comunica, se trumbica”.

Pode a comunicação ser considerada uma ferramenta estratégica na Gestão de Pessoas dentro das organizações? Pode não, deve! Os novos modelos e tendências que a transparência na gestão das informações e do conhecimento estão conduzindo às organizações levam-na a um aspecto de fortalecimento das relações humanas, proporcionando uma maior unidade na visão proposta e, consequentemente, um impacto direto, tanto interna como externamente.

O relacionamento da empresa com seus grupos de trabalho e com a comunidade passa a ser estrategicamente pensado para propagar os valores e a cultura da empresa, sua missão e visão de futuro, devendo, assim, multiplicar formadores de opinião que legitimam e prestigiam a organização e seus integrantes como um todo.

Para que as organizações possam obter esses resultados, a figura do comunicador eficaz é muito importante. O gestor que ocupa os altos escalões das corporações tem, a cada dia, sido levado a repensar a forma como vê e interage com os colaboradores, não sendo aquele que somente determina, manda, ordena.

O processo para uma comunicação eficaz tem levado a uma maior transparência no canal de comunicação, estando eles abertos a também ouvir. Perceber que o colaborador que, muitas vezes, é o que fará a operacionalização na ponta, tem muito a contribuir na busca do aperfeiçoamento do produto ou serviço. Para que isso ocorra, essa via de comunicação deve estar aberta dentro das cadeias hierárquicas, entre pares e entre empresa e clientes.

Breve continuaremos estas discussões.

 

2 Comentários

  • Gostei muito da iniciativa desse blog, pois como estudante de Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios, sei o valor e o crescimento que uma comunicação eficaz pode trazer. Estou sendo ricamente abençoada e tenho certeza que muitos irmãos também.

    Paz!

    Resposta
  • Faço parte de uma igreja da visão celula e esse estudo sobre comunicação me auxiliou obrigado “KALEO”.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!