por Pr. Edílson de Lira
Quando falo ou leio sobre liderança, um dos atributos que mais me chama atenção é a INICIATIVA. Um líder não é quem apenas segue caminhos já formados. Nem alguém que está sempre esperando algo acontecer. A palavra portuguesa líder vem do inglês “leader“, e a origem dela traz a idéia de “incluir na mesma viagem, guiar”. Fico surpreso ao ver como a ideia de MOVIMENTO está implícita. Afinal, fisicamente é impossível seguir algo que está parado…
A liderança tem um poder de “incluir pessoas na sua viagem”, criando novos caminhos, novos métodos, novas formas de pensar e agir. A liderança arrasta um grupo de pessoas “para a outra margem”. Esse processo nunca ocorre de forma espontânea, com o tempo. Levar pessoas para uma outra dimensão da vida (mental, física e espiritualmente) é o maior desafio de qualquer líder genuíno, mas é também a sua maior responsabilidade!
Em alguns momentos, Jesus disse aos seus discípulos: “passemos para a outra margem”. Estudando uma de suas travessias (Mateus 14.22-34), aprendi 13 princípios preciosos de liderança, e espero que possa passá-los de forma que edifique também a sua vida.
DEFINA OBJETIVOS CLAROS PARA SUA EQUIPE: “logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado…” (v.22)
Se você não é rápido (logo em seguida) em definir exatamente a missão de sua equipe, você não está liderando como Jesus. Muitas pessoas sofrem por não saberem quais as expectativas de seus líderes. Como saber se “estou chegando lá”, se não me disserem qual é o meu destino? Diga às pessoas o que você espera delas. Seja claro na sua visão e propósito.
AGENDE ALGUNS MOMENTOS DE SOLIDÃO: “tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho” (v.23)
Lembre-se dos apóstolos, os quais precisaram parar um pouco de ouvir a murmuração do povo, para orarem e lerem a Bíblia (At 6). Lembre-se de Moisés e Jetro. Receber a visão de Deus requer um bom tempo com Ele. Não tenha medo de se afastar um pouco da multidão e da sua equipe (o barco se afastou de Jesus…). Você vai voltar com um maná fresco para eles!
ANTECIPE OS PROBLEMAS: “mas o barco já estava a considerável distância da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele” (v.24)
Quando o vento contrário chegou, eles já estavam a uma boa distância da terra. Um bom líder se apressa quando vê um vento favorável, e ele rapidamente colocou seus discípulos no barco. Liderança antecipa problemas. Quais iniciativas preventivas você tem tomado com a sua equipe? Não espere a tempestade começar para pedir a eles que naveguem…
ENCARE OS VENTOS CONTRÁRIOS: “alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles…” (v.25)
A melhor hora de resolver um problema é na hora que ele é notado. Um problema é como um despertador, se você desligar da forma errada, ele vai tocar e lhe acordar de novo. Quando sua equipe estiver em turbulência, não faça de conta que não percebeu, não espere a madrugada passar… amanhã pode não haver mais barco no mar.
FAÇA O QUE UM LÍDER FAZ: “…andando sobre o mar” (v.25)
Aqui está a diferença: Na hora de ser líder, não seja o amigo que vai compartilhar o medo e a dor… Chegue à sua equipe contando com o fator sobrenatural! Reflita um pouco sobre essa pergunta: “quando eles lhe veem atravessando, você está afundando com eles, nadando bravamente ou está andando sobre as águas?”
ESCUTE SUA EQUIPE: “Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: É um fantasma! E gritaram de medo” (v.26)
Um bom líder sempre está ciente dos temores de cada liderado, de suas deficiências, e sempre está pronto a ouvi-los. Mas não para concordar com eles, e sim no intuito de trazê-los à superação. Nem preciso mostrar exemplos da coragem que os discípulos demonstraram depois do treinamento que tiveram com o Mestre.
RESPONDA OS QUESTIONAMENTOS: “Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!” (v.27)
Líder, você tem a Palavra, você tem a solução para o seu povo e sua equipe! Se não tem, se aplique mais nos “tempos de solidão com Deus” (se ainda assim não tiver, não hesite em procurar ajuda de alguém mais maduro). Mas, atenção! Mostrar a solução não é fazer tudo por eles, mas mostrar o que eles têm que fazer. O poder de decisão ainda ficou com cada um dos discípulos…
DEFINA COMPORTAMENTOS: “Senhor”, disse Pedro, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas. Venha, respondeu Ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus” (v.28-29)
Se você é um líder que anda sobre as águas, certamente é um vencedor na esfera individual, parabéns. Mas um líder como Jesus instiga nas pessoas o desejo de andar sobre as águas. Quando um verdadeiro líder faz algo, sua equipe olha aquilo e diz: vamos fazer também! O que fora um mar de impossíveis, agora para Pedro era visto como uma possibilidade. A maior habilidade é a habilidade de desenvolver habilidades nos outros!
PERMITA QUE FALHAS ACONTEÇAM: “Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me!” (v.30)
Sinceramente eu não gosto de trabalhar com quem nunca falhou. Pessoas que nunca falham geralmente não estão conquistando novas fronteiras, não estão esticando seu potencial. O líder deve equilibrar nos seus liderados o bom senso e a ousadia, e deixar que eles tenham suas experiências. Não queira uma platéia de admiradores, mas seguidores ousados atravessando com você.
ESTENDA A MÃO DA EXPERIÊNCIA: “Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou” (v.31)
Se um extremo é deixar os liderados medrosos o tempo todo no barco, o outro extremo é deixar os novatos ousados se afogarem nas águas turbulentas. A liderança de Jesus era como um pai que vê o filho aprender a andar. Certas quedas vão ensinar, outras vão danificar muito. O verdadeiro líder sabe equilibrar corretamente esse “controle de danos”.
ENSINE NA HORA CERTA: “E disse: Homem de pequena fé, porque você duvidou?” (v.31)
Essa lição, quem ficou no barco não aprendeu… Não adianta ensinar manobras de vôo a quem nunca entrou num avião. O verdadeiro líder sabe que certas verdades só terão a aceitação completa num certo grau de maturidade. Não perca seu tempo dando pérolas aos porcos, não ensine a andar sobre as águas quem não teve coragem de pular do barco. A mensagem de Jesus foi: você conseguiria, tenha fé! E perceba que Jesus voltou com Pedro sobre as águas. Os outros 11 ficaram só olhando…
ENTRE EM CENA PARA MUDAR O AMBIENTE: “Quando entraram no barco, o vento cessou” (v.32)
Você é líder! Faça a diferença onde chegar! INICIATIVA tira você da passividade, coloca você na linha de ação. Um líder não é uma pergunta, é uma resposta na hora certa. Não espere a tempestade acabar, acabe você com a tempestade. Passe seu barco com segurança para o outro lado.
PERMITA DEUS SER ENGRANDECIDO: “Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente tu és o Filho de Deus” (v.33)
Quando um líder mediano realiza uma proeza, pessoas dizem: ele é bom. Quando um líder como Jesus realiza um milagre, pessoas dizem: Deus é bom com seus filhos! Motive outros a chegarem onde você está, mostre que a fonte é o Senhor e que eles podem beber da mesma fonte.
“Depois de atravessarem o mar, CHEGARAM a Genesaré” Mateus 14:34
Observe o plural no versículo acima. Jesus podia atravessar tudo sozinho e deixar o barco afundar, mas ele era um líder! O líder não é quem chega primeiro na linha de chegada, mas quem leva outras pessoas a chegar junto com ele. Na carreira solo, sobre as águas, talvez você chegasse primeiro, mas que tal andar com sua equipe e dar a todos eles a sensação de vitória? E, se durante o travessia alguns puderem provar dos mesmos milagres que você, melhor ainda!
E então, líder? Vai ficar parado, reclamando dos ventos contrários, ou vai levar o seu povo para a outra margem?
5 Comentários
Que ensinamentos preciosos! Glória a Deus! Deus continue abençoando sua vida sempre 🙌🙏
Que benção! Ensinamentos preciosos, Glória a Deus! Deus te abençoe 🙌🙏
Um ensinamento cheio de graça e poder !
Baseado no ministério de Jesus, e ñ em experiências humanas !
Muito bom!!!
Que bom que gostou bispo Guto. Espero que outros grandes líderes possam ler e também produzir uma geração de novos líderes em maior número e que “farão obras maiores”…
Eu e Mizia somos honrados por tê-lo como liderança sobre nós! Forte abaço!