Nesses dias recebi muitas mensagens perguntando sobre o meu parecer em relação a declarações realizadas recentemente no meio da música cristã.

Bom, para quem não me conhece ainda, eu sou pastor da Igreja Verbo da Vida em Taubaté. Também, Deus me deu da sua multiforme graça, habilidade divina para ser cantor, músico, produtor musical entre outras coisas, e tudo isso em minha vida deve redundar em louvor, honra e glórias a Deus.

Como produtor musical eu já trabalhei com muita gente conhecida no meio “gospel” e também gravadoras de renome. Estou há mais de vinte anos trabalhando com produção musical e já vi de tudo no meio da música gospel, desde muita decepção, de cantores e músicos com sonhos frustrados, até outros que vivem uma vida totalmente carnal e usam a música somente para obter fama e riquezas.

Graças a Deus que eu tomei a decisão de sentar por três anos e cursar o Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil e Escola de Ministros, pois hoje, talvez, se não tivesse feito isso estaria vivendo em uma dessas condições que citei acima, frustrado ou carnal. E não foi somente as Escolas que me tornaram o que sou hoje, mas a decisão de praticar todo o conteúdo que elas me ensinaram, que é a genuína Palavra de Deus. Ou seja, decidi ser praticante da palavra, decidi obedecer a Deus e me submeter ao treinamento de Deus para a minha vida, estar ligado à uma igreja local e servir o corpo de Cristo.

Vejo muitas vezes um problema comum e recorrente. Muitos cantores não tem um pastor, um líder onde possa está avaliando sua conduta. Normalmente quando alguns cantores ficam famosos, já se intitulam pastores para ficarem independentes e alimentar o “status”. Até porque se alguns tiverem o nome só de “cantor” soa fraco para muitas igrejas. Quem é o líder daquele cantor? Eis a questão!

Muitos atribuem o sucesso de um cantor gospel nas rádios achando que ele está fazendo sucesso nos céus. Ou seja, se está tocando muito, se tem muitos shows, se é muito famoso é porque é de Deus. Não necessariamente! Acredito que existem sim cantores e bandas que Deus levantou e vai levantar para impactar essa geração. Porém, não acredito que Deus levante ou use apenas a habilidade do “cantor” ou o “musico” sem nenhum treinamento ministerial e que o mesmo não esteja submisso a uma liderança só porque “canta muito” ou “toca muito”.

Acredito também que, infelizmente, muitos tenham começado com o coração certo, fazendo a coisa certa, mas se extraviaram no meio do caminho, deixaram um pouco de fama levedar toda a massa, e, logo, iniciam seus ministérios “independentes”.

De fato, nós pastores (de uma forma geral) temos uma boa porcentagem de culpa em fabricar e multiplicar cantores e bandas que querem somente a fama e dinheiro (e nada contra fama e dinheiro com o coração acertado, porque tudo isso será canalizado para o Senhor Jesus e seu Reino). Mas, preferimos honrar quem nem conhecemos direito, do que aqueles que estão ao nosso redor sendo treinados e servindo em nossa própria Igreja e ministério. Sim, temos que ser equilibrados, existem muitos cantores que não fazem parte do meu ministério, são de outras denominações muitos não creem totalmente como eu creio em alguns pontos doutrinários, mas o coração deles são submissos, são verdadeiros adoradores e suas vidas são amparadas por um líder que pode nos dar informações sobre sua conduta, família e caráter.

Eu não estou aqui para julgar ninguém, cada um prestará contas de si mesmos diante de Deus. Mas, podemos treinar muito melhor aqueles que pelo menos estão ao nosso redor, os cantores e músicos das nossas igrejas.

Aos músicos e cantores, deixo o meu conselho: Mantenha sempre o seu coração simples, faça um curso bíblico e ministerial, afinal de contas, aquilo que Deus confiou a você precisa ser usado de forma correta e com o fim de abençoar pessoas. O ministro de música não é apenas aquele que canta, que dirige  a música, ou que conduz o louvor e adoração na igreja, todos os musicos são ministros de música. E, como ministros de música, devemos ter treinamento de ministro.

A você, que tem um chamado para a música cristã, sirva na igreja local com excelência, fique sensível com uma vida no espírito para receber novas canções e, ao recebê-las, cante na sua igreja e abençoe vidas. Mantenham uma vida cheia do Espírito e da palavra, honre a sua liderança e sirva seu pastor com as habilidades que Deus lhe confiou.

Se você permanecer assim, chegará o dia em que Deus vai te promover na área da música, e Ele mesmo vai te colocar diante de multidões. E quando esse dia chegar, você estará com uma estrutura por dentro, de caráter e seu coração humilde ligado à uma liderança que te observará e cuidará de você para que o fermento velho do orgulho de Lúcifer não cause a sua ruína.

Aos pastores, não convide cantores e bandas por causa da fama, nós, parceiros, podemos estar promovendo e investindo em pessoas erradas. Procure saber quem é o pastor daquele cantor e entre em contato com ele para ter informações antes de convidá – lo.

Para finalizar, veja o que o apóstolo Paulo falou dos seus ministros:

“A excelência do ministério da nova aliança Começamos, porventura, outra vez a recomendar-nos a nós mesmos? Ou temos necessidade, como alguns, de cartas de recomendação para vós outros ou de vós? Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações. E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.” II Coríntios 3:1-6

Deixe a sua vida cantar e tocar para Deus através do seu caráter aprovado!

 

1 Comentário

  • Meus parabéns pelo artigo.
    Fico feliz e inspirado em ter referências como você Pastor Eliezer. Graças a Deus por sua vida!
    Estou sendo treinado e ensino para ministrar louvor, e o meu pastor me mandou por email este artigo maravilhoso.
    Deus é bom!
    Abraço! Júnior Machado – Ievv Floripa

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!