Verbo FM

O perigo da mentira

Um dos grandes problemas no corpo de Cristo hoje, já foi um dos grandes problemas da igreja primitiva, onde os apóstolos tiveram que combater com a palavra, a mentira. Infelizmente, há muitos cristãos que ainda não largaram o velho hábito de mentir. Sei que há líderes, pastores e colaboradores com esse sério problema mal resolvido em sua vida.

A mentira destrói relacionamentos, cria inimizades, exalta a si próprio e acusa a todos como errados. Há um ditado onde diz que a mentira tem “pernas curtas”. Mas, também eu vejo que ela corre velozmente para “queimar” as pessoas, líderes e ministérios.

O pai da Verdade é o nosso Deus, Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Mas o pai da mentira é o diabo. Como um filho de Deus pode viver com mentiras? No livro de Atos, capítulo 5, vemos a passagem de Ananias e Safira, quando mentiram ao Espírito Santo e morreram.

Posso te afirmar com toda a certeza, TODO MENTIROSO É ENGANADOR E FALSO! Como? Isso mesmo, não se assuste! “Falsidade consciente e intencional, de preceitos perversos, ímpios e enganador” São a tradução da palavra mentiroso!

O mentiroso sabe criar uma rebelião contra um líder, manipulando pessoas pela mentira e ainda mentir depois de tudo dizendo “eu não tive nada haver com isso!”.

Em Efésios 4:25, o apóstolo Paulo diz: “Por isso, DEIXANDO A MENTIRA, fale cada um a verdade com o seu próximo…” O apóstolo João também afirma em 1 João 2:21 “Não vos escrevi porque não saibais a verdade; antes, porque a sabeis, e porque MENTIRA ALGUMA JAMAIS PROCEDE DA VERDADE!”.

Jesus revela da onde procede as mentiras em João 8:44: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer- lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e PAI DA MENTIRA”.

Ou seja, a mentira é filha do diabo! Os Cristãos precisam se despir do velho homem, da velha maneira de viver, dos velhos hábitos, renovando as suas mentes pela palavra de Deus! Todo cristão deve viver, ou andar como Cristo! Jesus Cristo andava mentindo? Não! Ele sempre falou a verdade! Glória a Deus! Temos que falar sempre a verdade, custe o que custar, sempre em amor! Por isso, tenha muito cuidado com o que você fala! Pois, um dia você estará diante do Senhor e prestará contas de cada palavra que saiu da sua boca.

O problema é que muitos acham que mentira não é tão pecado assim. Mas começa a ver mentira como adultério e haverá mas temor no seu coração.

“Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos”. Colossenses 3:9

A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras não escapa. Provérbios 19:5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!