Todo ser vivo carrega um código que define sua origem, natureza e propósito. No plano espiritual, também temos um DNA, uma essência que determina de quem realmente somos filhos e a quem pertencemos. Antes de conhecer a Cristo, vivíamos segundo o padrão deste mundo, presos a uma herança limitada e corrompida. Mas, quando nascemos de novo, algo foi profundamente alterado em nossa estrutura espiritual: o DNA de Deus passou a correr em nós.
Existe uma necessidade de compreendermos o caminho da revelação e da autoridade espiritual. Quando você nasce de novo, não nasce em uma placa de igreja; você é conectado ao Reino de Deus. Toda mudança começa no espírito. Toda genuína transformação tem início no interior.
“Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos) e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2.5–10).
O poder de estar em Cristo
Estar em Cristo é estar em um lugar: assentado com Ele nas regiões celestiais. Nesse lugar, nada do que passou tem poder sobre o que está por vir. Estar em Cristo significa que a sua autoridade e o seu poder fazem parte do Reino ao qual você pertence. Dessa maneira, não importa qualquer tipo de maldição hereditária. O fato de estar em Cristo colocou você em uma nova rota. O DNA de Deus transformou o seu DNA. As amarras do passado não têm mais domínio sobre você.
Quando entendemos que somos nova criatura, deixamos o lugar de vítima. Ao nascer de novo, Deus o faz novo e superior, infinitamente melhor. Nada vai funcionar se você continuar culpando sua criação ou o pai que teve. Agora você faz parte da família de Deus.
Uma fonte inesgotável
Qualquer lacuna que tenha ficado aberta pode ser suprida pelo fato de você estar em Cristo. Estar em Cristo nos conecta a uma fonte inesgotável. Quando um homem tem consciência da autoridade que possui, o diabo não consegue mais entrar, como um cachorro sarnento, tentando ditar o que vai acontecer. O poder de Deus sempre supera o poder maligno.
“E esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas” (I João 1.5).
As trevas nunca terão domínio sobre a luz.
“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia” (II Coríntios 4.16)
Estamos sendo renovados dia após dia. Se você se determinar a meditar nas verdades que recebeu e mergulhar nelas, elas se tornarão a realidade de Deus para a sua vida. O Espírito Santo é especialista em transformar o pobre em rico. Ele é especialista em transformar um avarento em generoso.
Decisão acima da empolgação
A decisão é mais forte que a empolgação. Quando a tentação e a oposição vierem, diga: “Eu continuo!”. Permanecer em Cristo é manter-se conectado à mentalidade do céu.
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2).
Toda fonte de uma vida transformada está em reconhecer quem você é em Cristo.
Destruindo fortalezas mentais
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para a destruição de fortalezas” (II Coríntios 10.4)
Existem pensamentos e situações profundamente enraizados que parecem difíceis de abandonar. Mas, no dia em que recebi um CD do Pr. Bud e comecei a ouvir aquelas mensagens sobre fé, lembro-me de ver, espiritualmente, uma nuvem sair do aparelho e cair sobre mim.
Quando você adota a mentalidade de estar em Cristo, passa a viver de dentro para fora, e não mais de fora para dentro. Nenhum pensamento prevalecerá sobre o pensamento que Deus tem a seu respeito. Meditar é imaginar. Medite até que a verdade se torne parte de você; até ver-se de acordo com aquilo em que medita. Medite nas verdades sobre quem você é em Cristo. Quando você faz isso, começa a pensar como Ele pensa.
Medite nas coisas eternas
Ademais, desenvolver a consciência do que você é em Cristo o torna persuadido da autoridade que tem sobre tudo o que está sob sua responsabilidade. Precisamos ser ousados para dizer: “Eu não vou ficar doente! Meus filhos não vão ficar doentes!”. Este é o dia de se imaginar no lugar que Cristo já conquistou para você. Isto é, não se programe para viver uma realidade que Deus não estabeleceu. Programe-se para tudo o que Deus o chamou para ser. Você é o que a Bíblia diz que você é.
A influência do Céu será maior do que qualquer influência tentando marcar seus filhos. Deus pode construir muito mais do que o diabo pode destruir. Nossos filhos estão no mundo, mas cercados pela bênção do Senhor. Eles são luz, e não escuridão. Seus filhos verão em você a essência da verdade.
A imagem interna que vence o diagnóstico
Além disso, há dentro de você uma imagem interna que prevalece sobre qualquer diagnóstico maligno. Você precisa enxergar-se por dentro e comportar-se como Jesus. Em Marcos, a Bíblia diz: “Crede que recebestes”. Crer que recebeu é construir uma garagem antes mesmo de ter o carro. Deus trabalha com imagens.
“Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. […] Então o levou para fora e disse: Olha agora para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência” (Gênesis 15.1–5).
Abraão tentou recorrer a um plano B, mas Deus o corrigiu. Mandou que ele olhasse para o céu e contasse as estrelas. Há coisas que Deus falou ao seu espírito, e você precisa se alegrar nelas diariamente.
A alegria dos redimidos
A Bíblia diz que Deus está em seu trono rindo dos inimigos. Se Ele está rindo, precisamos seguir o mesmo fluxo. Em um jogo de futebol, alguns pagam para assistir e saem tristes quando o time perde, enquanto os jogadores saem mais ricos e felizes. No ambiente espiritual é igual: você pode assistir ou jogar. É hora de dizer: “Diabo, acabou! Estou entrando em uma nova fase, e o que Deus falou é o que vai prevalecer!”.
“Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico. Então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor por eles. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres” (Salmos 126.1–3).
Há algo bom para acontecer. Algo novo para surgir. Algo poderoso para se manifestar!
*Trechos da mensagem do dia 18 de outubro de 2025, na Conferência de Homens.














