Tenha mais frutos do que folhas

Por: Fernando Leal

Viver uma vida somente de aparências não resultará em grandes benefícios. Nada é tão poderoso quanto viver alinhado a palavra de Deus, porque a práticareal da palavra de Deus é a grande evidência que provoca mudanças em nós, e nos faz produzir frutos que servem de sinalização para muitos.

“No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome.
Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos. Então lhe disse: “Ninguém mais coma de seu fruto”. E os seus discípulos ouviram-no dizer isso”
 (Marcos 11.12-14).

Essa passagem de Marcos 11 fala que aquela figueira atraiu a atenção de Jesus porque tinha folhas e uma figueira que tinha folhas, obrigatoriamente, ela deveria ter fruto, mas não foi o caso nessa situação, a mesma apresentava uma aparência, mas não evidenciava o fruto, que desencadeou uma consequência.

Isso me faz pensar sobre como algumas pessoas estão administrando suas vidas, somente em aparências, onde mostram muitas folhas, mas fruto nenhum. Alguns dizem: “já li milhares de livros”, outros: “leio e oro tantas horas por dia”,  e, as vezes, falam isso em um tom de orgulho do que  incentivo para que outros façam o mesmo. O que me chama atenção muitas vezes, é que os frutos da vida não entram em acordo com o que se diz, ou seja, muita folha e fruto nenhum, porque o importante não só é ter muita informação, mas a prática dela é que vai evidenciar mudança e o testemunho vivo diante dos outros.

O Ap. Bud Wright sempre nos ensinava que o fruto do espirito é mais importante que os dons espirituais, porque os dons, Deus pode usar qualquer um, como usou aquela jumenta, que freio a insensatez do profeta, mas o fruto do espirito é algo que somente o nascido de novo pode andar, refletindo o caráter de Deus.

Eu não fico impressionado se alguém canta bem, prega com muita unção ou se levanta os mortos e os dons de cura fluem, mas, o que realmente me chama atenção em alguém é quando eu o vejo andando em amor, manifestando o bom perfume de Cristo. Alguns estão tratando a igreja e a vida espiritual como algo casual, vivendo a semana com diabo e na carne e querendo consertar tudo no domingo a noite, no entanto, vivendo dessa forma nunca experimentara o fluir de Deus sobre seu destino. Alguém que vive entre a carne e o espirito sempre será como a onda do mar que vai e volta, não terá progresso e uma vida de sucesso.

Todos nós passamos por tentações, e tentação não só está ligado a algo imoral, mas, existem pessoas que sempre são tentadas a desistir, começam algo e nunca terminam, são tentadas a viver debaixo de inferioridade, enfim, tentação abrange diversas áreas, mas existe uma diferença daquele que está renovando sua mente,esmurrando o seu corpo para vencer uma tentação e outro que esta sendo um pecador secreto. Posso dar a ilustração de um porco e uma ovelha, se você colocar esses dois animais na lama, eles terão comportamentos diferentes, você perceberá que a ovelha vai tentar sair daquele ambiente, porque sua natureza não condiz com aquilo, já o porco, vai estar em festa se jogando na lama porque aquele é o seu ambiente.

O problema de algumas pessoas é que elas podem ter se acostumado com a lama e aquilo que antes reprovava e estava tentando vencer, por causa de uma mente cauterizada se acostumou a ter lama em algumas áreas mesmo que para outros sua aparência seja correta, mas Deus é aquele que conhece o nosso deitar e levantar e sabe de todos os nossos caminhos e dele nada se esconde.

É muito fácil no ambiente da igreja manter uma aparência de piedade, manter uma arvore bonita e cheia de folhas, mas a sua vida fora daquela atmosfera é o que vai determinar se realmente existe fruto por baixo daquelas folhas, e se você realmente é o que aparenta  ser. Lembro-me do exemplo de uma criança que disse pra sua mãe: “Mãe, vamos morar na igreja porque lá meu pai lá é um santo”,ou seja, essa criança estava falando de alguém que seu comportamento em casa era o oposto do sua vida na igreja, alguém que só tinha uma aparência de piedade, muita folha e fruto nenhum.

Que esse seja um tempo que possamos julgar a nós mesmos e sondar se nossas folhas estão sendo equivalentes aos nossos frutos. Por isso se renda a Deus e ande segundo sua vontade de uma forma genuína e assim Ele causará mudanças radicais, sempre para melhor. Ele muda tristeza em alegria, fraqueza em força, pobreza em abundância, medo em ousadia. O Espírito Santo pode fazer mais em cinco minutos do que nós poderíamos fazer em cinco anos. Seja abençoado!!

1 Comentário

  • Que maravilha ler isso. Tudo muito esclarecedor e nos faz querer pensar em como estamos hoje . Deus quer em nós frutos genuínos e isso precisa sempre ser algo que desejemos mais a cada dia.
    Gosto demais de ouvir e ler suas mensagens. Deus abençoe sua vida e ministério.
    Ana Paula

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!