Gratidão x murmuração

É sobre a confissão, sobre aquilo que falamos, o que sai da nossa boca, que devemos ter cuidado.

A Bíblia afirma que podemos entrar no Santo dos Santos. Podemos ter acesso à presença de Deus, à intimidade com Ele, pois Jesus nos garantiu esse novo e vivo caminho por meio de sua morte. O véu foi rasgado. Sua carne foi rasgada e, através do seu sangue, fomos purificados e justificados diante de Deus. Sem culpa, sem condenação, como se o pecado nunca tivesse existido. Ao nascermos de novo, recebemos acesso diário a Deus.

“Meus irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz, nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo. Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo. Nós temos um Grande Sacerdote para dirigir a casa de Deus. Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e com fé certa, com o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa. Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas” (Hebreus 10:19-23).

Devemos ter intrepidez para entrar na presença e nos aproximar de Deus, para termos comunhão com Ele. Somos ordenados a guardar firme a confissão da esperança. E é sobre a confissão, sobre aquilo que falamos, o que sai da nossa boca, que devemos ter cuidado.

Ao nos apresentarmos diante d’Ele, devemos fazê-lo com cânticos, louvores e ações de graças. Devemos deixar a adoração fluir em gratidão ao Senhor. É assim que entramos em Sua presença. Um tempo de oração. Entramos na presença de Deus com gratidão. Louvar a Deus é entronizá-lO por quem Ele é e entender isso nos leva a experimentar a manifestação da Sua presença.

O que é contrário à gratidão? A murmuração. A murmuração é um impedimento para desfrutarmos desse novo e vivo caminho. Assim como a gratidão nos aproxima de Deus, a murmuração nos afasta, nos deixa de fora de Sua presença. Murmurar significa reclamar, queixar-se, criticar, estar insatisfeito, perceber falta, resmungar, cobrar o que está faltando.

O que estamos entronizando?

A murmuração desagrada a Deus e nos afasta d’Ele. Temos um novo e vivo caminho disponível, mas, ao murmurarmos, esse caminho é bloqueado. Quando murmuramos, entronizamos o problema, a falta, a discórdia, o próprio Satanás. E ele habita no meio da murmuração.

Além disso, escolhemos o que queremos entronizar em nossas casas e em nossos relacionamentos conjugais. Se somos gratos e louvamos, a manifestação de Deus estará ali. Se murmuramos, Satanás terá prazer em nos acompanhar e se sentirá muito bem-vindo nesse ambiente. É a praia dele. A murmuração nos torna insensíveis à presença de Deus, nos priva, nos afasta d’Ele, nos enfraquece, nos entristece. Ela provoca a ira de Deus, abrindo brechas e espaço para o destruidor.

Como está em I Coríntios 10:10 e em Filipenses 2:14, somos advertidos a não murmurar nem criar contendas. Não deve haver lugar algum para a murmuração em nossas vidas. Como diz I Tessalonicenses 5:18, em tudo devemos dar graças. Ainda que em meio às adversidades, Ele está conosco. Tudo passará, tudo será resolvido. Devemos dar graças pelo que está chegando. Em vez de cobrar o que não temos, devemos declarar em fé pelo que teremos.

A gratidão bloqueia a murmuração

Enquanto a murmuração é a semente da destruição, a gratidão é a semente da transformação. A semente da multiplicação, dos milagres. Somos responsáveis pela nossa boca, por guardar firme a nossa confissão e por manter as palavras certas em nossos lábios. A morte e a vida estão no poder da língua, portanto devemos usar bem a nossa boca, com agradecimentos e louvores, nunca com murmurações.

Por fim, precisamos ser como uma fonte de água doce. Se queremos ver mudanças em nossas vidas, devemos trocar nossos “Ai, meu Deus!” por “Obrigado, meu Deus!”, nossos “Misericórdia!” por “Aleluia!”. E, assim como está em Efésios 5:18, devemos nos encher do Espírito. Em vez de nos sobrecarregarmos e perdermos o controle de nossas emoções e palavras, devemos declarar quem o Senhor é. Devemos dar graças por tudo, de coração: pelas oportunidades, pela provisão, pelos livramentos, pelos milagres e pelos benefícios que o Senhor nos concede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!