Verbo FM

A importância da meditação

por Guto Emery 

“Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1.13).

É interessante que ele fala que a graça está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Existe uma palavra ‘cingindo’ essa palavra é uma palavra grega análoga aquilo que a gente pensa sobre quando eles vestem aquelas vestes e precisavam fazer algum tipo de trabalho e ir mais rápido no seu caminho, eles colocam um cinto de couro e ele segurava as vestes para que pudessem ter mais mobilidade. O que o Ap. Pedro está querendo dizer é que você pegue essa revelação e cinja na sua cabeça, aperte bem, porque a graça vai chegando pela revelação de Jesus Cristo. 

A meditação é uma chave que abre portas, ela também é uma chave que acessa coisas lá de cima e traz para nós. Em Josué 1.8, veremos algo bem interessante que Deus fala com Josué, “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido”. Quais eram as orientações que Deus deu para Josué? Medite no livro da lei de dia e de noite, confesse, fale sobre ela, faça o que ela diz, assim farás prosperar o teu caminho.

Eu não sei de você, mas talvez a gente não atente bem para o que é meditar, a meditação tem um lugar na vida do cristão, você tem que pensar sobre a palavra e acatar o que ela diz. Se você quiser aprender alguma coisa, você vai precisar repetir ela várias vezes. Quando a gente pensa sobre o que Deus diz ao povo de Israel, é que eles tinham que pensar na palavra de propósito, eles tinham que meditar nela. Pensar conforme a palavra sempre vai trazer resultados na nossa vida, traz vigor e isso nos torna ousados. 

A repetição é a mãe do aprendizado. Você precisa ouvir, ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Até que ela fique firmada em seu coração. 

No livro “Pensamento certo e errado”, de Kenneth Hagin, ele nos conta a história de uma mulher que não era ousada em andar na luz da revelação que Jesus tinha para ela. Às vezes, estamos andando pelo Brasil e conhecemos pessoas que já fizeram o Rhema e são crentes há tanto tempo, mas contam relatos de que nunca tinham lido a bíblia como estão lendo hoje. Por isso, vou te dar algumas orientações de como melhorar nas áreas em que você tem percebido que precisa, procure versículos sobre essa área, e pense sobre a palavra. Como se tira um pensamento ruim? colocando um pensamento correto no lugar. A mulher do fluxo de sangue construiu uma fé inabalável, ela nutriu o pensamento correto. 

Pensando de acordo com a palavra criamos um bloqueio contra as obras do diabo, os pensamentos certos bloqueiam os pensamentos do diabo e eles não vão ter vez na nossa vida, nos veremos como vencedores independente da circunstância. Mas, para isso você precisa pensar sobre, deixar isso ficar firme em você o que a palavra diz. Chegue na igreja e anote os versículos e quando chegar em casa pense sobre o que foi ministrado, pois o grande trabalho do pregador é influenciar você a pensar de acordo com a palavra e se ver como ela diz, fazendo o que ela diz. As circunstâncias são reais, mas a verdade é que Deus já te conduziu em triunfo, diga comigo “eu sou mais que vencedor, eu posso todas as coisas em Cristo que nos fortalece”. 

Lembra de Davi lá no Salmos 103 falando, “porque estás abatida, ó minh’alma”? Você tem que falar, você tem que pensar e falar, não tem nada haver com sentimento, se fosse por sentimento muitas vezes eu nem sairia da minha cama, mas não é assim. Eu vivo pelo o que eu creio, meu corpo tem que acompanhar o que eu creio.

Eu sei que oração tem um lugar na vida do Cristão, mas, enquanto você estiver meditando na palavra, de repente a inspiração de Deus vai chegar para você, o Espírito vai falar com você.

“Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas” (Hebreus 11.1).

A bíblia diz que Abraão estava tão convicto sobre Deus e o que a palavra diz é que ele considerou que Deus era poderoso para ressuscitar o menino, Abraão tinha uma imagem de Deus dentro dele e ele não caminhou para fazer aquele sacrifício sem pensar sobre isso, ele pensava no Deus El Shaddai, todo poderoso. A fé e a meditação na palavra sempre vai trazer de volta aquilo que você pode ter perdido, quando a gente confia na palavra as coisas irão acontecer.

Você precisa se ver possuindo aquilo que Deus diz que é seu, não deixe seus olhos se apartarem da palavra. Se você ficar impressionado com a palavra, quando fechar os olhos você vai se ver possuindo aquilo que é seu. É pela fé, pelos versículos bíblicos, confessando e declarando o que a bíblia diz que você cria uma visão, busque ser influenciado na sua forma de pensar. Quer sair do local onde você está? Você precisa pensar diferente, para então você poder construir aquilo que Deus tem para sua vida. Deus tem condição de te dirigir, o problema é que muitas vezes a gente quer que as coisas aconteçam repentinamente e a verdade é que nós vamos construir paulatinamente. Você pode não ver nada acontecer, mas celebre antes disso. 

A Palavra de Deus é a verdade e se ela ocupa a minha mente e o meu coração, pode ter certeza que os resultados vão ser poderosos. Essa posição tem que ser uma coisa intencional, eu decido hoje, decido amanhã, decido todo tempo, fazer aquilo que é a vontade de Deus. Quando a gente toma essa posição, nós não vamos ficar dependentes de homem nenhum. Eu amo quando os dons estão operando, quando Deus usa alguém, mas nós não dependemos disso, glória a Deus pelos os dons, mas a palavra é maior do que os dons. Ela que vai te trazer segurança, nutrientes para você vencer no dia a dia. 

Tenha convicção dessa palavra, ela é a verdade. Eu tenho experimentado essa palavra funcionar, e vou te dizer, não estou arrependido em nenhum momento de crer nessa palavra. Eu creio nessa palavra, confesso ela, sempre estou declarando, estou sempre plantando ela na minha vida. Eu não me importo se estou sentindo ou não, eu estou fazendo essa palavra ser real pra mim, porque quando as situações contrárias chegarem o que a palavra diz já vai estar muito claro dentro de mim. Há uma vida real para ser desfrutada pelo cristão, e ela é construída. Se pegue pregando para você mesmo, fale da aliança que você tem com Deus. É pela fé, nunca diga “eu não posso”. Não desista daquilo que Deus te deu, ele tem grandes coisas para fazer na sua vida.

 

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!