Verbo FM

Governando e sendo governados

por Ap. Guto Emery

*Trechos da mensagem dele na Conferência de Homens Verbo da Vida 2017 em Campina Grande-PB.

Em I Timóteo 3, vemos Paulo revelando para Timóteo algumas qualificações para aqueles homens que desejavam servir ao Senhor. Vamos ver algumas delas:

“Seja marido de uma só mulher… e deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade”. (I Timóteo 3.3-4)

Outra versão fala “governar bem os seus negócios e ser atencioso para com os filhos e respeitado por eles”.

Desde Adão, Deus criou o homem para governar. Mas, precisamos entender que esse governo começa na nossa casa. Como governaremos bem a nossa casa? Quando a Palavra de Deus nos governar primeiro. Quando você é controlado e anda cheio do Espírito, compromissado com a Palavra, todas as áreas da sua vida ficarão em ordem. A Palavra sempre nos direciona em todas as áreas, apenas precisamos dar respostas as instruções de Deus.

Para estar governado pela Palavra, será mesmo necessário se colocar debaixo de um governo humano, de pessoas que você confia na integridade delas e na unção de Deus sobre as mesmas para poderem lhe orientar segundo a Palavra dEle.

Paulo elogiou a igreja em Tessalônica porque recebiam as palavras dele, como apóstolo, não como palavras de homens, mas como que vindas do próprio Deus. 

Estar envolvido em um ambiente, como a igreja local, em que Deus possa lhe inspirar também é importante. Também para estar debaixo de uma autoridade espiritual que possa ser como um pai que vai lhe falar o que você precisa ouvir e não o que quer ouvir. Dou graças a Deus pela vida do Ap. Bud Wright. Aquele homem sempre era usado por Deus para me corrigir, para me orientar e dizer no que eu estava errando.

Como pai, muitas vezes você vai ter que contrariar os desejos dos seus filhos, por entender que é o melhor para eles. Tem muita gente que se você diz um “não”, elas lhe abandonam e ainda vão falar de você. Existem pessoas que são interessadas em sua vida e estão dispostas a lhe fazer crescer, mas, muitas vezes, você precisa aprender a ouvir uma negativa.

Como pai, você também deve colocar limite nos seus filhos, apontando onde eles estão errados, ensinando a Palavra na sua casa e sendo um bom exemplo para eles. 

Veja que exemplo negativo, sobre Adonias:

“E nunca seu pai o tinha contrariado, dizendo: Por que fizeste assim?”. (I Reis 1.6)

Não faça assim na sua casa. Não permita qualquer coisa. Cuide dos seus filhos, colocando limites neles. Muitas vezes, será preciso contrariá-los, mas isso é uma preparação para que tenham um bom futuro.

O homem tem a responsabilidade de governar, prover e ser o exemplo na sua casa, mas muitos têm passado isso para a mulher e lá na frente vão colher os frutos negativos disso. Muitas vezes, nós passamos para terceiros a influência sobre os nossos filhos que deveria ser nossa. Levante-se como um homem de Deus e diga: “Na minha casa não!”.

Nem a igreja consegue fazer o que só você, pai, deve fazer. A igreja lhe ajuda, mas é você quem ensina os seus filhos no caminho em que devem andar.

Você se lembra de Eli? Deus falou com ele sobre a permissão que ele dava para os seus filhos andarem de forma desgovernada. Por causa disso, vemos que a visão de Deus era escassa naqueles dias. Como igreja, nós não podemos deixar de lhe corrigir por andar desordenadamente, porque queremos o mover de Deus em nosso meio. Não é questão de controle, mas de orientação. Se Eli tivesse feito isso, os seus filhos não teriam estragado o final do ministério dele.

Maturidade se leva tempo para construir e essa construção deve começar em casa.

Quer governar bem? Deixe a Palavra lhe governar primeiro! Aprender a lidar com seus sentimentos. Cuidado também com quem você tem andado e conversado. Posicione-se para ser um homem que governa bem a sua casa, deixando-se ser governado pelo Senhor.

Não deixe o diabo lhe amedrontar dizendo o que vai acontecer à sua família. Vai acontecer o que você disser. Levante-se, pela fé, e confesse o que tem na palavra ao seu respeito. Quem você é, tem e pode em Cristo Jesus… E será assim com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!