por Socorro Quirino
Jingle bells, jingle bells, já chegou Natal! Essa é a música que fica impregnada nos nossos ouvidos no mês de dezembro porque, neste mês, comemoramos o Natal. As igrejas fazem muitas programações envolvendo a festividade, mas nós, como Ministério Infantil, além de comemorar, temos a obrigação de ensinar sobre o Natal para que as crianças não coloquem o Papai Noel no lugar de Jesus Cristo. Porém, professor, não faça a sua aula baseada em condenações e sim em orientações.
Prepare-se para esse tempo, faça pesquisas sobre o sentido do Natal, escute músicas associadas, decore a sua sala com objetos que tenham relação com o assunto, seja criativo em todos os sentidos. Pense em dinâmicas relacionadas e esteja munido de material que lhe dará subsídios para a sua aula. Sente e planeje!
Você pode fazer um breve estudo dando um panorama geral para que a criança possa ter uma noção do significado da comemoração. Seja profundo, pois a superficialidade elas já têm na escola, na tevê e nos outdoors da cidade. A igreja é o lugar onde ela poderá realmente ser instruída sobre o verdadeiro sentido do Natal, conhecendo a história do nascimento de Jesus, a profissão do pai de Jesus, da mãe de Jesus, como era sua casa, onde e como eles viviam.
Desenvolver a noção de espaço geográfico e trabalhar as diferenças de nacionalidades também é importante, situando a criança na história do Natal. Faça do seu planejamento uma diversão com muito conhecimento. Fico animada só de pensar em um planejamento assim!
Devemos aproveitar cada oportunidade para levar o genuíno “leite” para as crianças, alimentando-as de forma que elas possam crescer conscientes de quem é Jesus e da importância d’Ele na vida delas. Como diz em I Pedro 2.2 “Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação”.
1 Comentário
Obrigada pelas instruções 🥰🥰🥰