Verbo FM

2013 será diferente!

 2012 foi um bom ano,  fomos assistidos pela Graça de Deus, nem tudo foram rosas, mas sobrevivemos, desfrutando da vida de Deus  diante das circunstâncias que se apresentavam em nosso caminho ousando gritar que não conseguiríamos, mas em todas as coisas somos mais que vencedores e deu tudo certo, como estava previsto no “script” divino.

Particularmente, para mim foi um ano de mudanças, de entender que nem sempre tenho todas as respostas, mas ainda assim Deus continua sendo Deus e eu continuo sendo sua filha amada, e que posso confiar nEle em todo tempo. Passei por uma experiência não muito agradável, de ver uma liderada minha, mas que isso grande amiga de Ministério, vir a óbito, parecia que eu não ia sobreviver, mas quando olho para trás percebo que o Espírito Santo me consolou, e assim prossegui.

Foram tantos ensinamentos, aprendi que por mais que esteja crescendo nunca deixarei de ser uma aprendiz, que preciso me acostumar com as mudanças, aderi-las por mais difíceis que elas pareçam, que preciso ser corajosa e nunca desistir da vontade de Deus para mim, e preciso permanecer com o coração nobre, não julgando ser melhor que ninguém, pelo contrário sendo ponte para que outros possam passar; há  muito caminho pela frente, mas estou disposta a fazer meu 2013 diferente, e nesses dois textos de forma simples vou te incentivar para que o seu 2013 seja diferente.

Quem realmente gosta de mudanças?  Alguns dizem que sim, mas na verdade a maioria de nós sabemos que mudanças têm som de desconforto, de inconformismo, de dor, eis algumas definições : “Sinônimo de saber o lugar, as decisões a serem tomadas, apenas parar de fugir do que sempre soube; de encontrar a luz, deixar de ser cego, soltar muletas e andar com as próprias pernas; é Metanóia (mudança de mente) com a Palavra de Deus.”

Mudança é um entrave de muitas coisas, de acordos e desacordos, é o “mau necessário”, o bem necessário pra conquistar o que Deus têm pra nossas vidas, é o salto a distância no teatro da vida. E normalmente relutamos as mudanças , e perdemos um tempão, você já parou para pensar o quanto, ou tanto de coisas que você deixou de usufruir apenas porque resistiu as mudanças ao longo do ano. Não têm para onde correr, é certo que as mudanças durante 2012 bateram muitas vezes à sua porta, seja pra você finalmente terminar de ler aquele livro, ou parar de adiar aquela decisão, ou abandonar os hábitos remoídos, encharcados de prejuízos, ou sepultar magoas antigas.  Eu tenho certeza que as mudanças bateram na sua porta e simplesmente você, tão quanto eu relutou e por fim percebeu que essa batalha é perdida, porque não têm o que fazer as mudanças são necessárias, com elas nos apossamos de quem Deus nos chamou pra ser.

“Portanto, com a ajuda de Deus, quero que vocês façam o seguinte: entreguem a vida cotidiana — dormir, comer, trabalhar, passear — a Deus como se fosse uma oferta. Receber o que Deus fez por vocês é o melhor que podem fazer por Ele. Não se ajustem demais à sua cultura, a ponto de não poderem pensar mais. Em vez disso, concentrem a atenção em Deus. Vocês serão mudados de dentro para fora. Descubram o que ele quer de vocês e tratem de atendê-lo. Diferentemente da cultura dominante, que sempre os arrasta para baixo, ao nível da imaturidade, Deus extrai o melhor de vocês e desenvolve em vocês uma verdadeira maturidade.” Romanos 12.1,2 – Versão A mensagem.

Não sei se você já conseguiu perceber,  mas o processo de mudança irá te acompanhar o resto de sua vida, quanto mais nos concentrarmos em Deus, seremos MUDADOS de dentro pra fora, porque as mudanças permitem que Deus extraia o nosso melhor. As mudanças nos arrancam da medida do conformismo.

Como o fogo refina o ouro, as mudanças refinam nossas vidas, ao ponto de reluzirmos a nossa essência de nascidos de novo, de Revolucionários, de bem resolvidos. Então, no ano de 2013 seja mais rápido em aderir as mudanças, em aceitar com alegria. Afinal é mudando com a Palavra de Deus que vivemos a vida mais que abundante.

O processo de mudança é fundamental pra nosso crescimento. No entanto, você há de concordar comigo, que muitas vezes aceitamos as mudanças propostas pelo próprio Deus. Contundo, no decorrer da caminhada não conseguimos dar continuidade, nos embaraçamos com as pequenas raposinhas do cotidiano, e somos impedidos de avançar. Isso aconteceu comigo ao longo do ano, às vezes quando estar faltando apenas um capítulo do livro que enfim estamos conseguindo terminar , algo acontece e arrebata sua atenção, e aquela sensação de frustração, de desconforto no toma por completo.

Uma das coisas que sempre aprendemos nos cultos, nas escolas dominicais, nos diversos textos do portal é sobre se encher do Espírito Santo, que no zelo não sejamos remissos , contundo devemos nos manter animados , dispostos , fervorosos de espírito (Romanos 12. 11);

“Usem a cabeça. Aproveitem ao máximo cada oportunidade. Vivemos tempos difíceis! Tentem entender o que o Senhor quer de vocês. Não busquem alegria, se embriagando com vinho. Isso acaba em libertinagem e imoralidade. Ao contrário, bebam do Espírito de Deus, à vontade. Cantem hinos, não músicas de boteco! Cantem música que brota do coração para Cristo. Cantem louvores por tudo, pois de qualquer situação pode surgir um tema para uma canção a Deus, o Pai, em nome do Senhor Jesus Cristo.” (Efésios 5. 16-19 / A mensagem)

Conhecemos essas passagens sobre a importância de vivermos uma vida continuamente fervorosa do espírito, porque os dias são maus. Todavia, acontece que as pequenas raposinhas, as circunstâncias, as diversas situações que passamos ao longo do ano tentaram nos tirar dessa posição e todas as vezes que abrimos mão desse estilo de vida, perdemos o foco e abandonamos o processo de mudança, e aí logicamente teremos que começar de novo do zero. Tudo que o diabo quer quando as adversidades surgem sejam por nossa culpa, ou não é que venhamos abrir mão da nossa consagração , quando ele consegue isso , fatalmente somos derrotados.

A importância de permanecer fervoroso do espírito é desfrutarmos do auxílio divino e prosseguirmos adiante sem pesos, ou embaraços, correndo a carreira de Deus proposta para nossas vidas (Hebreus 12.1,2).

Eu não sei se você já ouviu falar da unção do boi selvagem (Salmos 92.10), eu andei pesquisando sobre esse animal, era um touro valente, se adaptava facilmente a diferentes tipos de estações, usado em guerra, conta a história que Júlio César afirma que nunca viu animal como esse, impossível de ser domesticado, e porque tentaram domesticá-lo ele foi extint0.

 Sabe queridos, não fomos criados para sermos domesticados  por hábitos , por vícios , por pecados mascarados, tampouco pela falta, por não acreditarmos em nós mesmos. Não somos domesticáveis pelos rudimentos do mundo, mas somos chamados por Deus pra andarmos na verdadeira liberdade comprada pelo precioso Sangue de  Jesus . E quando estamos nesse lugar de oração, de louvor, adoração, de meditar na palavra não por obrigação, mas por prazer fica fácil vivermos como livres, desfrutando da unção do Espírito Santo, que refrigera nossa alma, que nos ajuda a permanecermos no lugar onde daremos frutos permanentes, onde daremos continuidade as mudanças necessárias pra nosso crescimento. Decida permanecer independente de no lugar de consagração, e a glória de Deus irá brilhar sobre sua vida.

Enfim, eu não sei você , mas meu desejo é que no meu 2013 eu possa revolucionar outras vidas com a  Amor de Deus, e por isso decido permanecer inconformada com as coisas do mundo, mudando meus costumes  antigos, não me aculturando ao mundo , muito menos domesticada pelas fraquezas , entretanto me enchendo do espírito todos os dias, sei que assim eu vou me tornar um canivete suíço nas mãos de  Deus.

E porque um  canivete suíço?  O canivete suíço é um instrumento pequeno, parece até insignificante, mas possui diversas facetas, faca, tesoura e outras coisas. É um único instrumentos formado por diversas habilidades, plenamente desenvolvido, utilizado nas mais variadas situações, quanto mais cheios da palavra, mais seremos usados pelo próprio Deus em lugares , situações variadas, para revolucionarmos o mundo com a palavra de Deus. E você , como deseja seu 2013 ? Pense sobre isso, as decisões que você toma hoje irão definir seu amanhã , decida mudar, permanecer fervoroso do espírito , e assim se tornar um canivete suíço na mãos de Deus.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!