Verbo FM

Os quatro pilares

Quero tratar de um tema importante: Oração. A oração afeta diretamente a nossa vida pessoal. Não sei quanto a você, mas eu quanto ao fato de ser ministro e despenseiro de Deus me sinto na necessidade de voltar para a fonte continuamente, pois precisamos nos reabastecer para ter algo novo da parte de Deus para trazer a vida das pessoas.

Deus é inesgotável, nós não e precisamos dEle para nos abastecer continuamente. É preciso voltar para a fonte recarregarmos as nossas forças. Precisamos ter essa consciência de nos resguardarmos e ficarmos um tempo com Deus, nos isolando um pouco em alguns momentos.

Talvez alguns pensem: Mas eu não sou daquelas pessoas que vivem pregando a Palavra de Deus todo tempo. Mas em certo sentido todos nós temos responsabilidades mesmo não pregando em tempo integral de sustentar e proteger a vida de muitas pessoas.

Quero te animar o começar o ano bem, despertados para essas coisas.

“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”   (Atos 2:37-47)

Esse texto relata a descida do Espírito Santo e esse é o momento em que as coisas começam a acontecer, os ministérios começam a engrenar e mostra uma narrativa de um momento de crescimento da igreja e vemos algumas coisas que aconteciam no meio dos irmãos e eram coisas inspiradas pelo Espírito.

No verso 42 vemos: perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Vamos atentar para esses quatro pontos relatados no texto. Eles são colunas e fundamentais para aquele momento de crescimento da igreja e esses pontos são fundamentais hoje ainda.

Perseverar na doutrina

Comunhão

Partir do pão

Orações.

Perseverar na doutrina dos apóstolos é perseverar na Palavra. Somos inspirados a isso continuamente. Mas isso só não basta.

Temos que perseverar na comunhão. Eu creio que esse tempo de fim de ano nos inspira a comunhão, mas devemos avançar no novo ano com essa mesma disposição.  Para que isso não seja apenas um hábito natalino. Podemos demonstrar a força da comunhão o ano todo.

Devemos ser generosos o ano todo e não apenas nas festas de fim de ano. Ser generosos faz parte da nossa natureza em Deus.

Ainda vemos no texto o partir do pão, e isso trata do comer juntos, estarmos à mesa. Alguns vêem esse partir do pão também como o momento da ceia do Senhor.

De fato, a ceia é uma das ordenanças do Senhor além de ser batizados. Mas o batismo acontece uma única vez, mas o partir do pão, a ceia ficou como uma tradição desde os tempos da igreja primitiva e para alguns é algo semanal  outros o fazem mensalmente.

A Bíblia não estabelece uma regra sobre isso. Isso vem da inspiração e do desejo de comunhão, ou seja, o partir do pão.

Estarmos juntos na hora da comida nos deixa misturados.

Vendo então o último pilar temos a oração.

Você que dirige seu veículo sabe que de vez em quando precisa parar no posto de gasolina para calibrar os pneus e são quatro pneus. Isso me remete aos quatro pontos destacados. Todos precisam estar igualmente calibrados.

Às vezes, estamos tão intensos na Palavra, e graças a Deus por isso, por essa intensidade no nosso ministério as quais temos de ser homens e mulheres que meditam e pregar e estamos firmes na Palavra.

Mas apenas um pneu calibrado pode ser perigoso. Os outros também precisam estar na mesma calibragem. Que é condicionada, em alguns casos, é 30 e você tem que colocar 30 libras em todos.

Vamos nos examinar. Estamos bem na palavra, mas como estamos na comunhão? Como estou no partir do pão? Como estou na minha vida de oração?

Examine a sua vida de oração.

3 Comentários

  • Graça e paz querido Mestre. Isso mesmo, é suportando uns aos outro que temos não só um ano de sucesso, mas, uma vida de sucesso. Leio sempre seus post. amém!
    Vida longa para os mestres da palavra de Deus.

    Resposta
  • Amém! É de fato fundamental os quatro pilares, as vezes com nosso corre, corre do dia deixamos sempre passar batido a importância deles ,obrigado amado por essa mensagem.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!