Verbo FM

Mantenha a luz acesa

por Thiago Garcia

Deus tem uma expectativa sobre você. Paulo, a partir de Efésios 5.17, diz que é uma tolice viver sem saber qual é a vontade do Senhor para nós. O objetivo da nossa vivência é saber qual a vontade d’Ele.

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5.14-16).

Jesus fala que nós somos a luz do mundo. Você já pensou que Ele fala que temos que ser luz do mundo e não só da igreja? Muitas vezes é fácil ser luz na igreja. Nós, como cristãos, somos iguais.

Nossa cidade fica situada no alto da Serra da Borborema e antes que possamos chegar em Campina Grande, quando estamos vindo de João Pessoa, já podemos ver a luminosidade da cidade de longe, mesmo à noite. Jesus não estava falando daquela cidade durante o dia, mas durante a noite, pois quando está escuro a luz faz mais diferença.

A lâmpada de hoje em dia, em nossa casa, parece que não faz nada e possui um papel passivo. Mas uma candeia, da qual Jesus falava, era usada na época. A candeia é um ancestral do nosso candeeiro. Havia o combustível, a faísca e o oxigênio para funcionar.

Quando a candeia é colocada debaixo do alqueire, ela é isolada do oxigênio e é apagada. Se você estiver no isolamento, é isso que vai acontecer com seu pavio e, mais cedo ou mais tarde, sua luz vai se apagar.

Assim, a lâmpada da qual Jesus estava falando não era a que temos acesso hoje em nossa casa. Existia um esforço para acender a candeia, colocar o pavio lá, acompanhar para que o pavio não acabasse e nem o azeite. Além disso, a lâmpada daquela época era levada ao encontro das pessoas que precisavam da luz.

O nosso comportamento aqui na terra faz toda diferença.  

Deus fala que nós somos responsáveis por nos encher do Espírito Santo, que nos abastece. O que você exala como candeia, pode atrair ou repelir determinadas coisas. À medida em que levamos essa luz, nos deixamos gastar, levando o bom perfume para as pessoas, mas a Palavra e o Espírito são suficientes para manter você cheio!

Em II Coríntios 12.15 diz: “Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol da vossa alma. A nossa vida é para ser gasta mesmo, transbordando o que temos em outras pessoas, e somos responsáveis em repor esse desgaste mediante a palavra”. 

A luz vai de encontro à escuridão. O que você tem feito com aquilo que você tem se enchido na igreja? Há pessoas que estão cheias, cheias de dons, bênçãos do Senhor e vivem isoladas. Deus fala que temos que colocar para fora, transbordar a glória de Deus que há em nós. 

Através de um farol, a luz é colocada em um local alto. Para manter o farol funcionando, é necessário um grande esforço, empenhado de maneira proposital. Iluminamos as pessoas de propósito, pois sabemos que sempre há alguém dependendo da nossa luz.

Deus está querendo colocar você bem no alto, em um lugar de evidência para mostrar a Sua glória.

Para manter a luz acesa, é preciso esforço, dedicação e determinação.

Nós iluminamos de propósito, para abençoar alguém. Você precisa se encher do Espírito propositalmente, sabendo que alguém precisa da sua luz. 

Você está pronto para se expor por amor à Palavra? Que possamos ser, na terra, aquilo que Deus deseja. Que possamos ser a influência que Deus deseja. 

Êxodo 18.21 diz que Deus procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza. O mundo precisa de você, de todos nós. Somos a luz do mundo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!