Recentemente ouvi uma ministração cujo tema foi: Não desista! E depois disso fiquei pensando sobre o tema.
Vejamos o que nos diz a Palavra em Hebreus 10.3-39 na Nova Versão Internacional:
“Por isso, não abram mão da confiança que vocês tem. Ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar de modo que quando tiverem feito a vontade de Deus recebam o que Ele prometeu. Pois em breve muito em breve aquele que vem virá e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E se retroceder não me agradarei dele. Nós porém não somos dos que retrocedem, que são destruídos, mas dos que crêem e são salvos”.
Nós não vamos desistir, nós somos da fé. Mas eu quero destacar que nós também precisamos ser da PERSEVERANÇA!
Na verdade, fé e perseverança são duas coisas bem ligadas e muitas vezes nem percebemos.
No livro de Hebreus vemos o autor falando de perseverança e logo ele emenda no texto em sua continuidade falando sobre fé, porque é uma carta e essa divisão de capítulos e versículos foi criada para facilitar didaticamente a nossa leitura, mas o autor discorre sobre fé e perseverança para nos abençoar enquanto lemos a carta. Se atentarmos bem, veremos que a própria fé pressupõe certa perseverança.
No primeiro versículo do capítulo 11 veremos aquele conceito clássico de fé que conhecemos quando diz que fé é certeza. Mas uma coisa só é certeza se ela é certa até o fim. Se no caminho aquela certeza vacilar ou se ali se infiltrar algum tipo de dúvida ou deixar de ser certeza, acabou. E ali consequentemente deixou de ser fé. Portanto, fé só existe se houver perseverança.
Talvez seja isso que está nos privando de ter muito do que desejamos em Deus. Porque nós desejamos, cremos e confessamos, mas nós não vamos até o fim. Quando a própria Bíblia relata no verso 37 “Depois de haverdes feito a vontade de Deus alcanceis a promessa”.
E muitas vezes questionamos Deus: “Senhor estou fazendo tudo certo, por que está dando tudo errado?” Eu te respondo: Nada. Continua fazendo o certo que só depois é que você vai alcançar a promessa. Às vezes, a gente acha que essa promessa de Deus é feita por um sistema de recompensa de metas. Quando a gente bate aquela meta coisas acontecem e automaticamente despencam na nossa cabeça, quando na verdade, a Bíblia está dizendo que todos aqueles que vão ser listados na galeria que nós chamamos da fé, poderiam ser listados também na galeria da perseverança.
Noé por exemplo começou a construir a arca sozinho e não foi algo que aconteceu em um ou dois dias que levou para aquilo ficar pronto. Se ele tivesse desistido no meio do caminho, certamente ele não estaria na galeria da fé.
Então, a perseverança e a fé estão intimamente ligadas. O NÃO DESISTIR faz parte daqueles que se dizem da fé e isso não se trata apenas de assuntos espirituais, porque muitas vezes, achamos que a Bíblia trata apenas de assuntos espirituais, mas a Bíblia trata da nossa vida como ela é. Espírito, alma e corpo. Tudo junto e misturado.
Às vezes, a gente pensa muito nessa divisão que nos foi ensinada e é correta para que nós aprendamos, mas, às vezes, ela pode nos deixar meio esquizofrênicos ao ponto de dizermos: “Não, isso não sou eu não, é a minha alma.” Ei, a sua alma é você! O seu espírito é você! O seu corpo é você! Porque Deus quando pensou em você pensou em um ser trino. Então, você não é 3 em 1. Você é UM que eventualmente para fins didáticos pode ser dividido em três.
Mas as vezes a gente compartimentaliza essas coisas e acabamos perdendo a essência daquilo que a Bíblia nos fala. De fato, a Bíblia nos trata como um ser espiritual. Mas que nunca foi pensado para ser só um espírito, porque se fosse assim Deus não tinha criado um corpo. Ele tinha feito um espírito perambulante.
2 Comentários
Eu me regozijo em vê-lo ministrar, um jovem de caráter! O rosto é de menino, mas com uma capacidade incrível de um grande servo do Senhor!
Thiago que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo seja multiplicadas em sua vida!
PGC
Thiago, maravilhosa explanação. Realmente o NÃO DESISTIR tem tudo haver com PERSEVERANÇA. Quem sabe um dia me expressarei tão bem quanto você. Bom demais! Tu eis um sucesso!
Você é um exemplo pratico de um jovem que ao longo do tempo não desistiu e guardou-se para as promessas de Deus. Te conheci quando eras um menino; buscando e esperando com paciência no Senhor. Hoje te admiro como homem que já alcançou algumas promessas de Deus pela fé e perseverança. Deus te abençoe.