O choro que gera resposta

Ana tinha todos os motivos para viver frustrada. Estéril e constantemente afrontada por Penina, sua vida parecia um ciclo interminável de dor.

Ana tinha todos os motivos para viver frustrada. Estéril e constantemente afrontada por Penina, sua vida parecia um ciclo interminável de dor. Todos os anos, ela subia para adorar ao Senhor, mas, em vez de encontrar consolo, se via mais uma vez enfrentando o desprezo e as humilhações.

Mas algo muda quando Ana decide chorar diferente. Ela se levanta do lugar de frustração e vai até o altar de Deus. A Palavra diz: “Com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou muitíssimo” (1 Samuel 1:10). Ana não estava simplesmente lamentando o que não tinha, ela estava se entregando a Deus. Fez um voto a Ele, pedindo um filho e prometendo entregá-lo ao Senhor por toda a sua vida (1 Samuel 1:11).

Após a oração, o sacerdote Eli a abençoa e diz: “Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste” (1 Samuel 1:17). E Ana, com o coração transformado pela fé, já não tinha mais semblante triste. A situação ainda não havia mudado, mas a Palavra de Deus a preencheu com a paz que excede todo entendimento.

A resposta do Senhor veio, e Ana concebe Samuel. Quando o desmama, com cerca de três anos, ela o entrega no templo, cumprindo sua promessa (1 Samuel 1:24-28). Mesmo sem saber se teria mais filhos, a mãe de Samuel confiou no Senhor e viu a abundância d’Ele se manifestar em sua vida. Ela teve mais três filhos e duas filhas (1 Samuel 2:21).

Vivi algo muito semelhante. Depois do nascimento da minha filha, Ana Júlia, passei por um período de depressão pós-parto, um buraco profundo de dor, frustração e vulnerabilidade. Lembro-me de me sentir incapaz e querer sair daquela situação, mas sem saber como. Havia uma angústia que não me deixava, e eu repetia: “Preciso ficar bem!”.

Foi então que meu marido, Thiago, me disse algo que marcou minha vida: “Um pouquinho melhor a cada dia”. Era como se ele estivesse dizendo: “Agarre-se à Escritura e dê um passo de cada vez”. E assim eu fiz. A Palavra de Deus é poderosa e sempre funciona, se ousarmos confiar nela.

Hoje, ao olhar para trás, vejo como a Bíblia foi meu refúgio. Como Ana, decidi confiar no Senhor e fazer minha parte, mesmo sem ver as mudanças externas imediatamente. E, assim como Ele fez com Ana, Deus me tirou daquela escuridão e restaurou a minha alegria.

Nem todo choro move o céu, mas quando ele é uma expressão de entrega e fé, o Senhor age! Ana nos ensina a confiar, a não viver com base nas circunstâncias, mas pela confiança na Palavra do Senhor. Se você está vivendo um ciclo de frustração como Ana, se levante, entregue-se a Deus, Ele ouve e responde.

O Senhor pode transformar sua frustração em um grande milagre.

Chore diferente. Confie. Deus o ouve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!