Verbo FM

Princípios para o crescimento

Hoje, vamos aprender princípios para o crescimento. O sucesso verdadeiro é cumprir aquilo que Deus nos chamou para fazer. Já o fracasso, na vida de um homem, é ter sucesso em coisas que o Senhor não o chamou para realizar.

Propósito não é uma coisa que você mesmo cria, mas é algo que você descobre. Os planos e propósitos do Senhor para sua vida já estão abençoados e Ele é o maior interessado em patrocinar você!

O seu crescimento, em Deus, sempre irá servir como um trampolim para o crescimento de outros.

Se você quer saber o quanto uma pessoa evoluiu, não deve olhar somente para as realizações dela, mas também para o quanto as pessoas que estão ao seu redor estão crescendo. 

A diferença de alguém que já é maduro na fé para uma criança espiritual, é que uma pessoa desenvolvida espiritualmente possui a capacidade de gerar e discipular outra “criança” no Reino do Espírito.

“Ele fez o que era reto perante o Senhor, segundo tudo o que fizera Amazias, seu pai. Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era sábio nas visões de Deus; nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar” (II Crônicas 26:4-7).

A passagem bíblica acima fala sobre o jovem rei Usias. Existem três princípios para o crescimento que notamos na história desse rei:

Consagração

“Nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar” (II Crônicas 26.5).

Em algum momento da vida de Uzias, ele parou de buscar o Senhor e, por isso, sua história, infelizmente, ainda é pouco conhecida no meio cristão. A Palavra deixa claro que a prosperidade de seu reinado estava condicionada à consagração, ou seja, não é apenas um princípio que pode gerar crescimento, mas sim algo que deve ser feito durante toda a sua vida. É necessário que estejamos atentos para não cairmos no comodismo de viver uma vida devocional corriqueira.

Avalie se o seu avanço de agora é resultado da sua busca diária ao Senhor ou se é um reflexo de uma consagração do passado.

Começar as coisas é bom, mas melhor ainda do que dar a largada é concluir a jornada. Deus não criou você para cumprir o seu propósito pela metade. O desejo d’Ele é que você possa concluir os planos que Ele estabeleceu para sua vida. 

Deus não unge métodos, Ele unge homens. Você não foi chamado para se doar às pessoas, mas sim para buscar a Deus, em primeiro lugar. A partir daí é que você poderá dar d’Ele às pessoas. Não somos o fim, somos o meio, o canal de Deus para as pessoas receberem de quem Ele é!

Compromisso

“Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor , seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso” (II Crônicas 26.16).

Compromisso não é algo que você faz para crescer, mas, sim, algo que acompanha o seu crescimento. O que pode nos tirar desse compromisso é o sentimento de acharmos que não precisamos nos esforçar mais. Ter compromisso é ser diligente e fiel ao Senhor e às pessoas.

Os hábitos que você adquiriu para chegar onde Deus o colocou, precisam ser mantidos e praticados para você permanecer nesse lugar. Sair de uma zona de compromisso pode abortar o nosso crescimento!

Correção

“Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, com oitenta sacerdotes do Senhor , homens da maior firmeza; e resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor , mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para este mister; sai do santuário, porque transgrediste; nem será isso para honra tua da parte do Senhor Deus” (II Crônicas 26.17-18).

A correção, por fim, é o princípio que acompanha o compromisso. A carreira cristã é a única jornada da vida que já começamos no topo, mas, como filhos, quanto mais crescemos, mais precisamos nos submeter às pessoas. Não desconsidere a disciplina para sua vida, mas atente para a repreensão!

O processo do crescimento se inicia na consagração. A ausência desta, levará à falta de compromisso, que, por sua vez, irá levá-lo à correção. Uma correção não atendida direciona você à interrupção no seu crescimento.

Portanto, ajuste seu coração! O desejo de Deus não é apenas que você comece coisas grandiosas, mas que você possa terminá-las. Continue e conclua sua jornada de crescimento, combatendo o bom combate, completando a carreira e guardando a fé!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!