Para exercermos o chamado de Deus em nossas vidas e honrarmos a unção que Jesus deu ao corpo, seja em um dos cinco dons ministeriais ou para servir no Corpo de Cristo através do Evangelho da reconciliação, precisamos fazer discípulos. Para sermos eficientes nesse chamado, todos precisamos ter um coração segundo o coração de Deus. Por isso, devemos priorizar o cuidado com o nosso coração, mais do que com a nossa aparência.
Não é aquilo que mostramos que determina o sucesso no cumprimento do plano de Deus em nossas vidas, mas, sim, como está o nosso coração. É por isso que, em I Pedro 3, somos ensinados a não priorizar o que é aparente a nível conjugal, pois não é isso que edifica a família. Precisamos priorizar o que é de grande valor para Deus. Não é quão famoso seu nome se torna, nem a quantidade de curtidas nas redes sociais, nem o que você posta, mas, sim, o seu coração diante de Deus.
A unção de Deus
Hoje, vamos falar sobre Davi. Deus mandou Samuel ungir o próximo rei. Quando Samuel viu os filhos de Jessé, ele olhou para a aparência de Eliabe, o primogênito. Em I Samuel 16.7, o Senhor disse: “Eu não vejo como vê o homem. Deus não valoriza o que o homem valoriza; Ele vê o coração.” Passaram todos os filhos, mas nenhum deles era o escolhido. Então, Samuel perguntou se havia mais algum e Jessé mencionou Davi, que foi chamado. Samuel não foi até o campo para ungir Davi, mas chamou-o para ungi-lo na casa de seu pai. A unção de Deus opera dentro do governo, da ordem e da submissão.
“O SENHOR é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação” (Salmo 9.8).
Quando a Bíblia fala de coração, não se refere ao órgão físico, mas ao nosso espírito, ao âmago do nosso ser, aos nossos pensamentos e intenções mais íntimos.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4.23).
Tenha um bom coração
Todas as áreas da sua vida serão determinadas pela condição do seu coração. Por isso, “sobretudo o que se deve guardar, guarda o coração”. Como está o nosso coração? O que temos guardado? Quais são nossas intenções? Aquilo que ninguém vê, precisamos cuidar, porque Deus vê.
“E ele os apascentou, segundo a integridade do seu coração, e os guiou com a perícia de suas mãos” (Salmo 78.72 – versão A Mensagem).
Seu bom coração fez dele um bom pastor e com sabedoria guiou o seu povo. Não sei qual é o seu chamado, o que Deus te chamou para fazer no Corpo de Cristo ou qual é a unção que opera em você, mas sei o que vai te fazer ser bom nisso: ter um bom coração. É isso que fará de você um bom mestre, pastor, apóstolo, profeta, evangelista, um bom líder, cristão ou chefe: ter um bom coração.
O que você está fazendo?
Foi isso que fez Deus olhar para Davi. A Bíblia diz que foi Deus quem tirou Davi de onde ele estava, de um mero pastor de ovelhas e o fez rei. Isso nos ensina que o que Deus fará em nossas vidas, Ele mesmo faz. Dessa maneira, não somos nós que devemos “dar um jeitinho”, buscar indicação ou manipular algo. Ele é quem faz, e nós precisamos ter um bom coração.
Jesus diz que a luz não pode ser escondida; ela é colocada em lugar alto para glorificar a Deus, não a nós. Não queira se colocar, ser visto; deixe Deus te colocar. Isto é, se você estiver brilhando, Deus te colocará. Foi assim com Davi. Deus está te vendo; Ele vê o seu coração. Talvez você pense que ninguém te viu ou te deu uma oportunidade e talvez isso seja por causa do seu coração. Mude o seu coração e você verá Deus mover o olhar do seu líder para você.
O segundo ponto que quero mostrar é que Davi estava fazendo algo. Todos os discípulos que Jesus chamou estavam ocupados fazendo alguma coisa. O que você está fazendo? “Ah, estou aguardando uma oportunidade.” E o que você faz com as oportunidades que surgem? Todos os dias, você tem a chance de ser Jesus para alguém. Você pode gerar oportunidades. Desse modo, se você foi chamado para ensinar, não precisa ser professor do Rhema para isso; pode cuidar de quem está perto de você. Se tem um chamado pastoral, cuide de quem está perto de você, e, na sua fidelidade, Deus agirá.
A quem você está servindo?
Ademais, quando você se submete a uma liderança, elimina práticas e intenções erradas do seu coração. A Bíblia diz que Timóteo teve seu caráter provado servindo a Paulo. A quem você está servindo? Quem tem te corrigido? A quem você tem se exposto para ser aperfeiçoado?
Quando Davi levou comida para seus irmãos, vemos a intenção de seu coração e entendemos por que ele foi escolhido. Um coração competitivo, orgulhoso e que vê os outros como ameaça não é necessário. Não precisamos competir uns com os outros, pois todos estamos servindo ao Senhor e precisamos nos ajudar.
O irmão de Davi o questionou sobre por que estava lá, mas ele mesmo não teve a coragem de enfrentar Golias, como Davi teve. Há pessoas que criticam os outros que servem, mas por que elas mesmas não têm a coragem que esses têm para servir e se submeter? Aproveite as oportunidades quando ninguém está vendo, pois Deus sempre está vendo. Quando Davi foi até Saul, mencionou sua experiência com o leão e o urso e declarou que Deus seria com ele da mesma forma. Saul quis colocar sua armadura em Davi, mas Deus quer usar você como você é. A Palavra diz que Davi deixou a armadura de Saul e pegou as cinco pedras para sua bolsa de pastor. Ele praticava em público o que fazia em secreto, nos bastidores.
O coração é melhor do que a performance
“Pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração” (I Tessalonicenses 2.4).
“Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações” (Jeremias 17.10).
“Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito” (Provérbios 16.2).
“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti” (II Crônicas 16.9).
Além disso, os olhos do Senhor percorrem toda a Terra. O que Ele está procurando? Aparência? Não, Ele busca um coração totalmente d’Ele; para este, Ele se mostrará forte. Quero ser encontrado diante de Deus com um coração totalmente d’Ele.
Foi esse o testemunho que Paulo expressa, inspirado por Deus, em Atos 13.22. Assim, quando Deus encontra um coração segundo o d’Ele, tem certeza de que essa pessoa fará toda a Sua vontade. O seu coração está em sintonia com o coração de Deus? Por fim, cuidado com o politicamente correto; é melhor agradar a Deus do que aos homens. Obedecer é melhor do que sacrificar. O coração é melhor do que a performance.