Verbo FM

Conselhos para líderes

Hoje, quero direcionar esta mensagem aos pastores e líderes.

O seu trabalho, aquilo que você realiza no ministério, é o que faz com que ele cresça. Temos tido um bom crescimento, milhares de vidas têm sido transformadas por Deus, e tudo isto é resultado do seu trabalho. Por isto, quero animá-los a continuar mostrando a mesma diligência e fidelidade para com o Senhor.

Infelizmente, alguns ministros estão naufragando porque não dão a devida atenção a alguns princípios básicos no ministério. E é sobre alguns deles que quero falar.

Tem pastores que pensam: “Bem, agora eu sou pastor e estou livre das coisas naturais. Ou seja, eu só toco nas coisas espirituais”.

Queridos, vocês foram chamados para governar. Existe uma unção sobre a sua vida para governar, administrar e presidir.

Ainda que você não tenha que contar dinheiro em sua igreja, nem tenha que ficar na porta da igreja recebendo as pessoas, ainda que você tenha uma equipe excelente que faça muitas coisas por você, que façam grande parte do trabalho que você talvez um dia já tenha feito, assim como os discípulos em Atos 6.

Vocês se lembram de que essa passagem relata que as viúvas tinham sido esquecidas na distribuição diária de alimentos. Você lembra quem era que fazia aquela distribuição diária? Eram os apóstolos.

Você sabe quantos membros tinha a igreja naquela época? Muito mais de 8 mil membros. E eles ainda eram as pessoas que cuidavam da distribuição diária de alimentos, mas já estavam no tempo de soltar essa atribuição e delegar outros para tal tarefa.

E, nós sabemos que, por causa das ocupações, do excesso de responsabilidades, eles precisaram convocar pessoas para auxiliá-los naquilo.

Eu lhe pergunto: Eles deixaram de ser responsáveis por aquela tarefa, obrigação e responsabilidade, mesmo que eles não estivessem a executando? Não. Porque quando nós delegamos algo, em última instância, nós ainda continuamos sendo os responsáveis por aquilo que está sendo feito.

O oficio pastoral é um dos que mais se exige de um ministro. E nem estou falando sobre o papel dele nas ministrações, porque eles precisam sempre está com um maná fresco para as ovelhas, um alimento novo.

Mas, além disso, refiro-me ao fato de que o pastor precisa ter os olhos atentos para dentro da igreja. Isto exige mais atenção e dedicação. Por isso, existe uma unção diferente e especifica sobre os pastores, para governar.

Muitas vezes, o pastor, o líder, tem que “colocar a mão na massa”. Não tem como fugir disso.

Mas, para fazer as suas atividades, você precisa de um mínimo de organização. Cumprir com os princípios básicos de organização fará com que você esteja governando e administrando com excelência.

Quando lemos as cartas de Paulo, no Novo Testamento, podemos deixar uma inveja nortear a nossa vida, pensando: Naquela época não existia tantas obrigações, tantos relatórios , tantas planilhas que eu precisava preencher. Não existia nem Receita Federal.

Mas, os tempos mudam e as exigências também mudam. Porém, eu acredito que, para cada tempo, cada obrigação, para cada necessidade, existe uma graça e uma habilidade especifica de Deus para você poder fazer as suas atividades com ordem. Delegando autoridade e acompanhando aquele povo que está sob a sua responsabilidade para que eles sejam conduzidos da maneira correta.

Para que assim, a igreja seja conduzida e dirigida da maneira correta.

“Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina” (I Timóteo 5.17)

Sabe o que Paulo está falando aqui? Ele está falando sobre dinheiro, remuneração para o ministro. Existe um tipo de ministro que merece receber dobrado. São os que governam e administram bem. Eles são dignos de receber honra dobrada!

A minha pergunta é: Você está administrando bem?

Falaremos, em breve, mais sobre isto.

2 Comentários

  • Me diz uma coisa, tem alguma Palavra pra Profeta?
    kkkkk.
    Que tal esse tema: “uma palavra para os profetas e lideres”…kkkkk
    Outra Palavra boa, é de Deus, e, eu recebo!

    Herênio Ramiro

    Resposta
  • Shalom,Shalom!!
    Meu caríssimo, tenho saudades!! Como anda a vida? E Klycia? Tens vindo a Uberlandia? Boa palavra meu queridão. Quando der e quando puder entre em contato via e-mail, fone ou outro meio de conexão kkkk
    Recebam sempre o nosso carinho.
    Giovane

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!