Precisamos desenvolver a consciência daquilo que Deus é, do que a Sua Palavra diz e daquilo que Deus pode fazer. Atualmente nós somos bombardeados 24 horas por dia pela incredulidade, pelo descrédito, pela insatisfação, mostrados na TV. Se você ligar a sua televisão verá que o mundo está em crise. Mas graças a Deus que eu e você não somos atingidos pelas más notícias. Não ficamos perturbados, porque sabemos que temos um Deus, que temos um Pai. Sim, Ele é também o nosso Senhor, todo poderoso. Ele é um Deus que nos guarda, que reina em nossa vida.
O maior prazer que eu tenho na vida é ver o Diabo irritado. Um crente que pratica a Palavra irrita o Diabo. Sabemos que nesses últimos dias ele está agindo no mundo de maneira gritante. Ele tem levantado circunstâncias e situações para parar pessoas, mas a minha maior alegria é pelo que Deus está fazendo e não pelo que o inimigo tem feito.
Irmão, cada vez que algo se levantar na sua vida e você tiver consciência daquilo que Deus é e do que a sua Palavra é, você não vai olhar para aquela situação como um problema, mas irá olhar como uma oportunidade de ver Deus agir.
Certamente você já leu na Bíblia os relatos da afronta que Israel estava recebendo do gigante Golias. Lemos que o Exército de Israel estava reunido em um lugar e, por muitos dias, esse homem chamado Golias, afrontava-os. Saul e os seus homens estavam amedrontados com essas afrontas.
Hoje em dia, vejo pessoas amedrontadas e assustadas com as circunstâncias e situações. Às vezes, converso com algumas pessoas e quando começo a falar sobre aquilo que a Palavra diz, quando falo que estou animado, cheio de fé e de alegria, essas pessoas, mesmo cristãs, irmãos, começam a me criticar e até algumas dizem: “É porque vocês são de uma teologia positivista. Teologia só de vencedores.” E sempre que alguém diz isso eu respondo: “Querido, não é por isso, é porque eu tenho um Deus que tudo pode!”
Quando olhamos para a Bíblia, vemos homens e mulheres que se destacaram, porque elas tomaram uma posição de crer em Deus, de ver o impossível quando ninguém mais via. Pessoas que olharam para Deus e disseram: “Senhor, agora é você e eu”. Refiro-me a momentos em que ninguém pode fazer mais nada, onde não existe mais nada que eu você possamos fazer a não ser crer que Deus é poderoso para reverter qualquer situação.
Vimos isso acontecer na vida de Davi, quando enfrentou o gigante Golias que afrontava Saul e seu exército assustado. Mas quando aquele jovem Davi chegou, teve uma atitude diferente diante das afrontas de Golias. A atitude dele foi diferente da de Saul. Eu pergunto: Davi não estava vendo o mesmo problema? Estava. Diante da mesma situação? Sim, estava diante da mesma situação que Saul.
No entanto, ao ser afrontado, Davi disse: “Quem é este que afronta o Exercito do Deus vivo?”
Aqui está o segredo de quem vence e de quem perde.
Todos estavam olhando para o problema, olhavam para Golias. Ele é grande, tem quase três metros de altura, tem uma lança, um escudo, ele é guerreiro, ele vai nos destruir, mas a primeira coisa que Davi fez ao ver Golias foi não prestar atenção a essas coisas, mas decidir olhar para o seu Deus que tudo pode!
Davi bradou: “Quem é este incircunciso?” Não sei se você percebe, mas essa é uma expressão de desprezo. Não sei se você já passou por uma experiência de medo. Porque na hora que você tem medo, não consegue desprezar ninguém, portanto, Davi não estava com medo. Pelo contrário, quando você age com desprezo a algo ou a alguém é porque está seguro no seu coração. Entenda bem, a confiança de Davi estava em Deus.
Davi relatou suas vitórias com o urso e com o leão e então, Davi contou o segredo: Assim como Deus foi comigo para matar o urso e o leão será comigo contra esse gigante. A disponibilidade no coração de Davi o fez vencedor.