Se eu procuro ajuda quando estou passando por um problema físico, por que não fazer o mesmo quando estamos enfrentando dificuldades na saúde emocional? Muitas vezes, passamos por enganos em nossa vida devido a princípios equivocados. Existe uma relação de recompensa que nos leva a esse pensamento de necessidade, baseada em crenças construídas, muitas vezes, na nossa criação.

Talvez você esteja deixando de viver coisas melhores no casamento, no trabalho ou na família, justamente por causa de crenças que foram internalizadas. Queremos melhorar em diversas áreas, mas, frequentemente, continuamos nos expondo às mesmas situações e nos posicionando em lugares que impedem a conquista desses objetivos.

Saiba que, em qualquer idade, é possível construir novos caminhos. Mas, para isso, é necessário desenvolver novos hábitos e, para criar novos hábitos, precisamos renovar nossa mente.


Cuidando da “bexiga emocional”

Existem fases da vida que exercem pressão sobre nós, e essa pressão pode nos paralisar. Se você se mantém exposta a esse ambiente, sair dessa condição se torna ainda mais difícil. É como uma bexiga: diante de situações de pressão, ela vai se enchendo com pensamentos, interferências, vozes. Foi o que vivi, por exemplo, quando, grávida, tentava renovar minha mente, mas me deparei com uma notícia de aborto, que veio para tentar minar a minha fé. Assim, essa “bexiga emocional” vai enchendo, da mesma forma que aconteceu com o rei Davi.

Davi chegou ao campo de batalha e se deparou com um exército que, antes, era forte e preparado, mas agora estava paralisado. Ele não se conformou com aquela situação. Usando apenas um estilingue, enfrentou e venceu o gigante, conquistando a vitória.

“Ao ouvirem as palavras do filisteu, Saul e todos os israelitas ficaram atônitos e apavorados.” (I Samuel 17:11).

“Quando os israelitas viram o homem, todos fugiram com muito medo” (I Samuel 17:11).


Reaja diferente

A proposta de guerra era simples: quem derrotasse o gigante venceria. Porém, todas as vezes que o gigante aparecia, ele lançava palavras contra Israel e isso bastava para paralisar o exército. O ápice da crise foi quando eles passaram a fugir de meras ameaças verbais.

Da mesma forma, muitas vezes estamos bem, tranquilas, e, de repente, chega um pensamento. Quando falamos de saúde mental, precisamos entender que ela é muitas vezes afetada por pensamentos que simplesmente surgem, falsos, distorcidos, e que podem nos paralisar. Uma impressão, uma mentira, que, se não for confrontada, podemos acabar tomando como verdade.

“Enquanto conversava com eles, Golias, o guerreiro filisteu de Gate, avançou e lançou seu desafio habitual; e Davi o ouviu” (I Samuel 17:23).

Perceba que Golias disse exatamente as mesmas palavras que os soldados e o rei Saul ouviram. A diferença é que, enquanto eles aceitaram aquelas palavras como verdade, Davi reagiu de forma diferente. E essa reação fez toda a diferença.


Levante-se!

Isso também faz diferença em nossas vidas. Se consideramos como verdade tudo o que ouvimos, como a bexiga que vai enchendo, uma hora ela estoura. A primeira fase que afeta nossa saúde mental é justamente essa: estamos bem, mas, se paralisarmos diante das vozes que chegam, podemos começar a confundir as coisas. E, em pouco tempo, aquilo se torna uma “verdade” dentro de nós, às vezes, até pensamos que vem de Deus, quando, na verdade, não passa de uma mentira. Assim, nossa “bexiga emocional” estoura, e nos vemos presas, sem conseguir sair desse lugar.

Foi o que aconteceu com Elias, em I Reis 18 e 19. Ele, que enfrentou e venceu os profetas de Baal, se viu completamente paralisado diante da ameaça de uma mulher.

“Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força!” (Provérbios 24:10).

Se você se mostra fraca no dia da angústia, sua fé é pequena. Assim foi com Elias: no dia da angústia, não queria nem comer, quis se isolar, se afastar de tudo. Mas Deus lhe disse: levante-se, coma e volte ao caminho, porque há um propósito a ser cumprido.

Quantas vezes também nos sentimos como Elias, enfraquecidas por uma ameaça, reclamando com Deus por nos sentirmos sozinhas.


Há saídas para nós

“Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael como rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninssi, ungirás rei sobre Israel; e a Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, Jeú o matará; e o que escapar da espada de Jeú, Eliseu o matará” (I Reis 19:15-17)

Deus mostrou a Elias que ele estava tão afundado na angústia, tão envolto nas vozes e ameaças, que não conseguia mais enxergar a realidade. E isso também acontece conosco. Por isso, para caminharmos em equilíbrio e saúde emocional, precisamos nos perguntar constantemente: “Isso é real? Essa ameaça que parece tão grande… é, de fato, real?”

Há saídas para nós. A primeira é entender: doença se trata como doença, e todas elas estão debaixo do nome de Jesus. Quanto à saúde mental, ela exige desenvolvimento. Pratique atividades manuais, leia coisas que te edifiquem, distraia sua mente. Invista na sua vida espiritual, cuide dos seus pensamentos, alimente-se daquilo que renova a sua mente. Tenha armas espirituais para combater o bom combate da fé.


Trabalhe sua mente

Quando Deus falou com Elias, Ele não mandou que ele apenas orasse, mas que agisse: “Faça alguma coisa!”. Considere as coisas boas de Deus. Trabalhe sua mente, renove sua maneira de pensar. A saída, a prevenção, está na Palavra do Senhor.

Os movimentos que fazemos são pela fé, mesmo sem vontade. Cante ao Senhor, levante-se, declare algo que seja maior do que seus pensamentos. Levante-se! Nos momentos de angústia, quando trocamos aquilo que não presta por aquilo que vem da Palavra, somos curadas.

Lembre-se: assim como Davi foi ao encontro do gigante, sabendo que Deus estava com ele, você também não está sozinha. Deus tem vida, alegria e paz para você. Posicione-se. Fale mais alto do que seus pensamentos. Não permita que essas vozes dominem você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!