Esse é um tempo em que a maioria das igrejas procura se adequar um pouco aos seus membros, pois, as famílias geralmente estão em um período de férias escolares e viajam com os seus filhos.
E o que fazer quando a igreja parece um pouco vazia? Quando as salas das crianças estão com muitas cadeiras desocupadas? Ai entra a criatividade do professor para elaborar uma boa programação para as que ficaram. Algo que as faça permanecer estimuladas a continuar indo para a igreja mesmo que a maioria dos seus amigos não esteja lá.
O professor poderá deixar de lado o seu currículo do ano todo e programar aulas com temas onde ele possa continuar ensinando a Palavra, porém de maneira bem lúdica e divertida, principalmente nos cultos de escola dominical e também para os cultos da tarde ou noite.
Procure mudar a maneira de receber as crianças, que tal usar uma fantasia que pode ser bíblica ou não, dos personagens do seu currículo ou mesmo de avó ou avô ou só com adereços como chapéus, pluminhas? Fica a seu critério.
Faça um planejamento incluindo jogos e dinâmicas com prêmios e recompensas por respostas corretas por participação.
Lembre-se de que tudo requer planejamento antecipado. Seja ousado, porém diligente no que for fazer, faça uma programação para todo mês de janeiro, pois assim você dará um seqüência aos seus temas.
Escolha os temas depois encaixe dentro de suas recreações e faça uma aula bem divertida e animada.
Às vezes, nós estamos tão bitolados em seguir um programa curricular ou um planejamento que já fizemos anteriormente que não damos oportunidade ao Espírito Santo para nos ajudar a fazer coisas novas em favor do nosso trabalho e quando você olha para as suas crianças elas estão com aqueles rostinhos de insatisfação, mas, são obrigados a ir para o culto, porque afinal elas são “levadas”.
Vamos procurar mudar isso fazendo a nossa aula tão prazerosa que independente de qualquer situação as crianças gostarão de ir a igreja.
A seguir vou apresentar como sugestão um planejamento para o seu mês de janeiro, claro que você poderá ficar livre para definir outros temas ao seu critério.
Escolha os temas a serem planejados, por exemplo, comece com O Amor de Deus – Amizade –Louvor – Alegria
Você vai trabalhar um assunto dentro do tema escolhido, por exemplo, os seus sub-temas seriam Deus nos amou tanto que nos deu seu filho Jesus – Amigos fieis – Deus se alegra com os louvores – A alegria é própria das crianças.
Veja que dentro de cada tema destes vocês teria um leque de opções, mas isso você poderia ate explorar em outras ocasiões como continuidade dos temas iniciados, mas agora a variedade dará a você mais liberdade para as suas inovações.
Escolhido os temas e sub-temas você ira fazer a sua ordem de culto dentro da sua programação nesse período organize a sala de forma diferente como semi circulo ou circulo para que todas as crianças e você possam ver uma as outras.
Falaremos mais sobre isso em breve