O que significa a palavra geração? Segundo o dicionário, geração se refere a um grupo de indivíduos que, apesar de idades relativamente diferentes, viveram no mesmo período de tempo, foram moldados pelos mesmos eventos e, como resultado, são portadores de valores comuns. Essas gerações são conhecidas atualmente por diferentes nomenclaturas, fazendo com que se diferenciassem através dos avanços tecnológicos dentro de uma cronologia temporal, e são assim distribuídas:

Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964, foram as crianças que nasceram depois da guerra e com a volta dos soldados para casa.

Geração X: nascidos entre 1965 e 1980, depois da guerra; e nesse período com o foco em trabalhar e produzir como a sua filosofia de vida, deixando de lado o idealismo. 

Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1982 e 1994, a tecnologia faz parte de seu dia a dia: todas as suas atividades passam por meio de uma tela. On e off estão totalmente integrados em sua vida. No entanto, eles não nasceram na era tecnológica. Eles viveram na época analógica e migraram para o mundo digital.

Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010. Mas o que é a geração z? São um grupo de pessoas marcado pela internet. Faz parte de seu DNA: ela invade sua casa, sua educação e sua forma de se socializar.

Geração Alfa: nascidos a partir de 2010 (atualmente com até 10 anos) a geração atual. Como será seu comportamento?

Dentro de alguns anos, nós veremos se vai ser possível notar a lacuna geracional. Essas nomenclaturas apenas definem o seu tempo e características, mas, aqui nós vamos falar de outro tipo de gerações com outros propósitos e interesses. Quero falar sobre as gerações de crianças que estão atualmente passando por nós, professores e líderes. Como elas estão sendo preparadas para os próximos anos e o que levarão como bagagem e conhecimento espiritual para sua vida e as pessoas ao seu redor? A Bíblia fala que uma geração pode se perder nos seus caminhos por falta de conhecimento, falta do ensino da Palavra e do que Deus fez por nós na cruz do Calvário através de Jesus Cristo. Como diz em Juízes 2.10 a 13:

“… e foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, tampouco a obra que ele fizera a Israel. Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do senhor; e serviram aos baalins. E deixaram ao senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o senhor à ira. Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a baal e a astarote”.

Como vimos, isso pode acontecer com gerações que se afastarem de Deus e foram viver por seus próprios caminhos, e a Palavra foi negligenciada, mas também pode acontecer um grande avivamento, dependendo de como estivermos trabalhando com nossos meninos e meninas, porque nós que fomos alcançados pela Palavra não deixamos de ser como diz em 1 Pedro 2:9: “A geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

Professor, esse deve ser o propósito do seu chamado, fazer com que as crianças entendam que você está ali por elas para que não se percam, que elas saibam quem são no Reino e para que vieram ao mundo. E, quanto a você, professor, que tenha consciência de quem é e para que veio, e assim será conhecido pela sua essência e não apenas pelo que faz naturalmente, porque o seu chamado é ministerial, e não apenas temporário, e por isso você investe seu tempo e seu coração.

Pense sempre que você não está nesse ministério com crianças atravessando uma ponte para chegar no seu chamado, porque as crianças não são uma ponte para você e, sim, você é uma ponte para elas chegarem a Deus. Ele é contigo para avivar esta geração e fazer com que ela seja a que vai levar a Palavra para as próximas e manter o Reino de Deus no coração das pessoas.

Porque nós somos amados, chamados e escolhidos.

Fonte: https://www.iberdrola.com/talentos/geracao-x-y-z

1 Comentário

  • Que conselhos sabios, louvamos ao senhor pelo espirito de sabedoria vindo sobre cada professor para implantar o caráter nas crianças .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!