Verbo FM

Conhecendo e prosseguindo


“Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal”.
Hebreus 5.11-14

Esse texto nos mostra alguns princípios importantes. Paulo estava falando para um povo que já tinha ouvido a palavra muitas vezes. Eram na verdade pessoas que conheciam a palavra, pessoas que possuíam conhecimento, talvez fossem crentes a muito tempo. Ele faz referências assim a igreja de Coríntios se você Le no livro de Atos. Paulo em sua primeira viagem a corinto ficou um ano e meio por lá pregando todo sábado para eles.

Imagina se Paulo ficasse um ano e meio pregando todos os domingos para nós aqui na Igreja, seria muito bom… Acredito que íamos adquirir muito conhecimento, ter muitas pregações boas, muita instrução maravilhosa, mas se lermos coríntios 3 veremos que ele não pôde falar a eles como a espirituais, mas como a carnais ou a crianças em Cristo.

Aqui em Hebreus ele fala algo parecido. Diz pelo tempo decorrido que vocês já ouviram a palavra, já deviam ser mestres, mas ainda tem necessidade de novo que alguém vos dê o leite da palavra, porque o leite é para as crianças.

No livro Crescendo espiritualmente, o irmão Hagin ensina que quando a gente nasce de novo nascemos como crianças espirituais e precisamos crescer e desenvolver a nossa salvação. Ou seja, crescer espiritualmente. A vontade de Deus é sim que todo homem seja salvo, mas é também que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Isso me mostra o passo inicial e o objetivo final. Nascer de novo e chegar ao pleno conhecimento da verdade.

Paulo explora isso melhor em Efésios 4 quando ele diz que vamos chegar ao pleno conhecimento a medida da estatura da plenitude de Cristo. Então, é se desenvolver para estar como Cristo.

Nesse texto de Hebreus citado acima, Paulo nos dá uma chave importante sobre crescimento.

Ele diz que o leite é para as crianças, para aqueles que são inexperientes na Palavra da justiça e no versículo 14 diz que o adulto é aquele que pela prática tem as suas faculdades exercitadas. Experiência e prática. Como é que a gente ganha experiência? Pela vivencia, pela prática. A gente diz que alguém de mais idade tem mais experiência que os outros, porque ele já vivenciou muitas coisas, já passou por muitas coisas na vida, já experimentou, viveu e praticou muitas coisas.

Da mesma forma a gente ganha experiência espiritual pela prática da palavra, pelo viver a palavra. Por experimentar a palavra em nossa vida. É assim que a gente cresce. Porque se fosse só pelo conhecer essas pessoas que o texto nos mostra não seria crianças.

Conhecer é importante, porque não dá para praticar sem conhecer. Precisamos conhecer e estudar, mas tão importante quanto isso é praticar é viver essa palavra. É muito bom quando a gente vê testemunho das outras pessoas. Isso nos anima, estimula, mas bom mesmo é ter os nossos próprios testemunhos. Melhor ainda  é ver essa palavra funcionando na nossa vida.

Essa experiência com Deus, com a palavra. Ver a palavra funcionando em nós é o que nos dá maturidade espiritual, é o que faz a gente crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!