por Thiago Borba
Eu gosto de falar para adolescentes, pois foi a fase crucial da minha vida e onde fui encontrado pelo Senhor. Deus em ensinou tanto na adolescência! Esta é uma noite de conselhos. Eu queria que alguém tivesse me dito essas coisas quando eu era adolescente.
“Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs” (Atos 13.36).
Davi era um profeta, mas ele não estava falando a respeito dele. Ele fez a vontade de Deus em sua geração. Esse é o objetivo de cada um de nós. Procurar entender qual é a vontade de Deus para a nossa geração.
Efésios 5 diz: “Não seja néscio”, não seja burro! Tudo o que está fora da vontade de Deus na nossa vida é burrice.
As primeiras vezes que ouvi falar de fazer a vontade de Deus eu não entendi bem, pensei que ele fosse egoísta, um ditador, mas hoje entendo bem. A gente não consegue abençoar Deus. Quando nos relacionamos com Ele e fazemos a sua vontade somos nós que somos abençoados e saímos no lucro. Nosso Pai nos traz instruções para o nosso benefício, mesmo que seja algo que não gostaríamos de seguir.
Quando trazemos instruções para o nosso filho é para que ele cresça de forma saudável e se torne gente quando crescer. Na idade da infância ele não sabe discernir, mas o pai o instruiu a fazer. Na vida adulta ainda vamos desejar fazer coisas que não deveríamos fazer, mas a maturidade nos ensina a colocar nossos desejos de lado e fazemos a vontade de Deus.
Não podemos cair no erro de achar que Deus está fazendo isso por fazer, não! Deus sabe o nosso amanhã. Ele sabe aonde vai dar esse caminho que queremos seguir, ele conhece os precipícios lá na frente.
Não seja burro, mas sábio. Remindo o tempo e aproveitando cada fase, procurando compreender a vontade de Deus.
A direção que Deus nos aponta vai sempre nos trazer benefícios. Davi fez a vontade de Deus na sua geração e certamente ele deixou de fazer algumas coisas que tinha vontade.
“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (Filipenses 2. 15).
A Bíblia diz que devemos ser luzeiros, seguindo a contramão do mundo. Quem quiser viver piedosamente vai ser perseguido. Se perseguiram a Jesus vão nos perseguir também. Se não estamos sendo perseguidos, algo está errado. E existem muitas formas de perseguição, podemos ser injuriados, podem mentir contra nós, entre outras formas.
Ninguém persegue quem não está sendo visto. Ninguém persegue aquele que é apenas mais um na multidão.
Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo. Não se conforme com o mundo, não se amolde a este mundo. Nós não podemos adotar a forma do mundo. Não podemos desejar ser como as pessoas do mundo, falar como eles, pensar como eles e andar como eles. Na adolescência temos dois extremos. Um que não quer ser diferente, porque quer ser aceito. E tem o adolescente radical que não quer ser igual a ninguém. Os dois extremos são perigosos. Como Jesus andou? Ele tinha um padrão diferente, falava diferente e incomodava as pessoas por causa disso.
Em João 17 ele diz: “Senhor, eles não são do mundo como eu também não sou”. Você não é daqui e nem veio para ficar. O mundo passa, mas todo aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente. Fomos chamados para fazer a vontade de Deus e para isso precisamos ser diferentes. Temos prioridades diferentes.
Nadar contra a maré o faz se destacar. Pessoas vão olhar para você e o chamar de doido. O Evangelho é loucura para os que se perdem, mas para nós é poder de Deus. Você tem obrigação de andar e falar diferente.
Onde você tem frequentado? Com quem você está andando? Todo mundo é influenciável!
Se ando muito com alguém, vou ser influenciado. Não podemos evitar ser influenciados, só podemos escolher quem vai nos influenciar.
Andar como crente é agir e falar como tal. É se comportar corretamente, alegre, andando em paz. Crente ama as pessoas, é rápido em perdoar e não deixa mágoas no coração. Aquele colega seu na escola, quando estiver precisando de ajuda sabe para quem ele vai pedir a oração: ao doido. A você, e por isso, precisamos estar prontos para ser uma influência de Deus. Não vamos poder influenciar se andarmos como eles. Seja diferente!
Em Romanos 1.18-22 Paulo está falando sobre a perversão que está no mundo. As pessoas estão criando conselhos diferente da Palavra de Deus. Alguns conselhos até parecem bonitos, mas são contrários a Palavra de Deus.
“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmos 1.1).
Todos os dias devemos escolher se vamos ouvir os conselhos do mundo ou os conselhos de Deus. Fomos chamados para ser modelo e referência, padrão dos fiéis na Palavra, no amor e no procedimento.
Deixo aqui alguns conselhos para você:
- Priorize o que Deus prioriza.
- Desenvolva um relacionamento com o Espírito Santo.
- Tome decisões certas.
- Muitas portas serão abertas, mas devemos estar prontos. Fique pronto!
Como agarrar as oportunidades:
1. Desenvolva habilidades:
Você precisa gostar de estudar. Aprenda coisas novas, ganhe conhecimento em várias áreas diferentes. Eu creio que os nossos jovens vãos e destacar pelas suas habilidades lá fora. Antes de influenciar as pessoas, seja uma referência. Ninguém quer aprender de quem não se destaca em nada.
2. Desenvolva integridade:
Falo de boa reputação. As pessoas não estão procurando quem sabe fazer, mas as que são honestas no que fazem, pessoas confiáveis. Gente de confiança está escasso hoje em dia. Precisamos ser pessoas que cumprem a sua palavra, cumprem com o horário. Pessoas fiéis. Pessoas assim serão promovidas! Seu caráter vai dizer se você vai conseguir seguir naquele trabalho ou não.
3. Desenvolva relacionamentos:
Esta geração tem se perdido neste ponto. É necessário termos habilidade interpessoal. Existem pessoas com boa habilidade, bom caráter, mas pouca habilidade de se relacionar. Saiba fazer amigos. Se você quer aprender a lidar com gente, arrume um departamento na igreja para servir.