por Thiago Borba

Quando falamos de cura, é importante entendermos a vontade de Deus à luz da Bíblia. Deus é fiel a Sua Palavra, Ele não muda, e Sua vontade é que andemos em saúde divina. O que acontece, nessa terra, nem sempre está alinhado à vontade de Deus, porque o mundo jaz no maligno. Por isso, Jesus nos ensinou a orar, “seja feita a Tua vontade na terra, como é no céu” (Mateus 6.10).

Deus não usa doenças para nos disciplinar. É possível, em um mundo corrompido, experimentarmos a vontade de Deus. Mas para isso, precisamos entender que doenças são resultado do pecado e, Jesus já conquistou para nós uma posição que não é deste mundo, então estamos assentados com Ele nas regiões celestiais. Cura de forma plena é vontade de Deus para nós.

Em Mateus, no capítulo 10, Jesus envia os discípulos e pede para que curem os enfermos. Ele nos deu autoridade sobre todo o poder do inimigo. Em Marcos, no capítulo 16, Jesus disse que os que creem imporão as mãos sobre os enfermos e eles serão curados.  Então, tanto instruindo os discípulos, quanto a gente, Ele disse: vá e cure as pessoas, porque doença não é da vontade de Deus. 

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades, que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia” (Salmos 103.2-4).

Ele, o nosso Deus, cura qualquer enfermidade. Mas precisamos estar cientes dessas verdades. Ele quer que andemos em cura e saúde. Vemos isso expresso na vida de Jesus.

João, no capítulo 5, fala da cura do homem aleijado do tanque de Bethesda. Ele estava nessa condição há 38 anos, estava acostumado com a doença. Não se acostume com a enfermidade, pois Deus não nos criou para ficarmos conservando enfermidades. Jesus chegou para aquele homem e perguntou: “Você quer ser curado?”. Ele explicou que não tinha ninguém que o colocasse lá. Já tinha perdido as esperanças e Jesus chegou com uma oferta diferente.

Às vezes, vivemos na mesma situação desse homem. Deus quer nos curar e Ele tem um método mais poderoso que qualquer situação. Se entendermos a vontade de Deus, seremos curados. Não precisa vir uma pessoa de longe impor as mãos. O que muda a situação é entendermos o que Ele quer.

Deus está pronto para nos socorrer todos os dias. Essa cura é para hoje. Não precisamos esperar mais nada, apenas entender a vontade de Deus para as nossas vidas. Essa é a confiança que temos n’Ele, que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve. 

Aquele que cura está neste lugar. Existe uma unção coletiva que faz coisas que talvez sozinhos não tenhamos capacidade, mas nesse lugar de unidade e comunhão, Deus trabalha. 

Temos uma natureza semelhante a de Deus e Ele nos criou à Sua imagem e semelhança. Somos coparticipantes da natureza divina. A natureza de Deus está dentro de nós e somos recriados em Cristo Jesus. Mas a natureza de Deus que está em nós, é diferente da que opera no mundo. 

Não devemos nos conformar com este mundo, mas ter a mesma maneira de pensar que o mundo tem. Somos filhos, falamos e nos comportamos diferente. 

Existe uma maneira adequada para o filho de Deus viver nessa Terra. A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens e ela nos educa, conforme está escrito em Tito 2.11-12. 

Não devemos nos comportar como ímpios. Deus espera que estejamos educados pela Palavra e, um crente que não vive de acordo com a Palavra, é um crente mal educado,. Todas as vezes que estamos desobedecendo a Palavra, estamos indo contra essa natureza. 

Em Gênesis 1, quando Deus criou os peixes, Ele falou para a água. Quando criou as plantas, Ele falou para a terra, mas quando Ele cria o homem, falou consigo mesmo. Assim como o peixe depende da água, a nossa natureza é depender de Deus. Quando nos afastamos da presença de Deus, estamos indo contra a nossa natureza, e isso vai dar errado. 

“Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido” (Provérbios 4.20).

Se ignorarmos isso, seremos prejudicados, mas se atentarmos para as instruções, teremos saúde para o nosso corpo.

“Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça” (Marcos 4.23).

Jesus está falando da parábola do semeador. Está falando sobre a Palavra que ouvimos, e essa Palavra que ouvimos tem poder de gerar frutos, mas a forma que ouvimos vai determinar os frutos que ela dará para nós. A medida de atenção que damos à Palavra de Deus, é a medida dos frutos que ela vai gerar em nossas vidas. 

A Palavra está nos educando e nos fazendo entender a nossa natureza. Em Gálatas 5.22 fala do fruto do Espírito e a nova natureza de Deus dentro de nós. Quando andamos contrários a essa natureza, somos como um peixe fora d’água. 

Não fomos criados para vivermos tristes e angustiados. Fomos criados para vivermos livres de mágoas, andando em amor, perdoando as pessoas. Sempre que ignoramos a Palavra de Deus, que é saúde para o nosso corpo, podemos adoecer. 

Paz e alegria estão disponíveis dentro de nós. Sempre que contrariamos a Palavra, não andando em amor, longanimidade, domínio próprio, paz, e outras características do fruto, estamos vivendo o contrário a nossa nova natureza. Não devemos ser conhecidos segundo a carne. Temos o Espírito Santo dentro de nós e somos capazes de dominar qualquer sentimento contrário que se levante dentro de nós. 

O diabo está procurando quem possa tragar e não são todos os que ele pode tragar.  Se estivermos andando contra nossa natureza, estamos dando brechas para doenças. O diabo anda procurando as pessoas que não estão à disposição do cajado de Deus. Sempre que obedecemos às instruções da Palavra, estamos nos colocando próximos a proteção da vara, conforme escrito no Salmo 23

Muitas vezes, esse cajado se refere às direções de Deus que estão dentro do nosso coração. O Espírito Santo tem trazido direções para nós e isso é uma forma de Deus nos educar, para não andarmos contra a nossa natureza e não sofrermos danos. 

É tempo de fecharmos as brechas. A parte d’Ele já foi feita, mas precisamos fazer a nossa: fechar as brechas e sermos guiados pelo Espírito de Deus. Dessa maneira, o diabo não encontrará lugar para tocar as nossas vidas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!