por Thiago Borba 

“Acima de tudo, quero alertá-los de que nos últimos dias surgirão escarnecedores que zombarão da verdade e seguirão os próprios desejos, dizendo: “O que houve com a promessa de que ele voltaria? Desde antes do tempo de nossos antepassados, tudo permanece igual, como desde a criação do mundo”. Eles esquecem deliberadamente que Deus, por sua palavra, há muito tempo criou os céus e a terra seca, que fez surgir em meio às águas. Depois, com água destruiu todo o mundo antigo, no dilúvio. Pela mesma palavra, os céus e a terra que agora existem foram reservados para o fogo e estão guardados para o dia do julgamento, quando todos os perversos serão destruídos” (2 Pedro 3.3-7).

Estarmos vivendo os últimos dias. Esse texto bíblico traz uma exortação à igreja acerca do fim, quando o mundo for destruído por Deus, assim como aconteceu nos dias de Noé. Essa profecia também declara que, nos últimos dias, as pessoas iam zombar da Palavra de Deus, esquecendo que a Palavra que criou a terra seria a mesma que iria destruí-la. 

Cristo está voltando para buscar a sua Igreja. À vista dessa verdade, se tivermos convicção e temor, o nosso procedimento deve ser de santidade e devoção, entendendo que estamos aqui, mas não somos daqui. Se agirmos dessa forma, o mundo vai ser destruído e isso não vai nos atingir.  

Entenda o seu papel nesta terra. 

  • O mundo não é um lugar neutro 

É muito comum, desde o início da igreja, as pessoas fazerem oposição entre o céu e o inferno, como se um fosse a morada de Deus e o outro a morada do diabo, e a terra permanecesse em neutralidade. Todavia, a Bíblia afirma que o diabo vive no mundo, não há um ambiente neutro no sistema onde estamos. 

Em Mateus 4.8, Jesus repreende o diabo quanto à adoração, mas não quanto ao pertencimento dos reinos do mundo e da Sua glória a Ele. Vários são os versículos bíblicos que corroboram essa percepção, tais como João 12.1, João 14.30, João 6.11, 2 Coríntios 4.4, Efésios 2.2 e 1 João 5.19. 

Devido a terra estar sendo governada pelo diabo, precisamos entender que somos a solução. A Palavra de Deus nos recomenda a não nos envolvermos com as coisas deste mundo, mas influenciá-lo com o poder que Deus derramou em nosso coração. 

É certo que estamos nadando contra a correnteza, com um sistema que colabora em levar as pessoas para o pecado e para longe de Deus. 

  • O mundo odeia a igreja 

Qualquer amizade com o mundo se constitui inimizade com Deus. O nosso relacionamento com o mundo não deve ser pautado em divertimento e lazer, estamos, de fato, aqui para lutar contra o sistema, como está escrito em João 15.18, João 17.14, 1 João 2.15, 1 João 3.13, 1 João 4.5 e Tiago 4.4. Tal sistema nos odeia e quer nos prejudicar. 

  • O papel da igreja

Jesus deixou registrado que a Igreja iria influenciar o mundo numa direção contrária, como se estivéssemos nadando contra a correnteza, mas não na nossa própria força. É totalmente através do poder de Deus que geramos o ambiente de influência. 

Nós não somos deste mundo, não nos contaminemos, portanto, com as coisas daqui. Somos como um navio no oceano indo na direção que a Palavra aponta para nós. 

Em João 17.14-17, Jesus afirma que não somos deste mundo, assim Ele também não é.

Ele pede ao Pai para que a gente não seja tirado do mundo, porque temos um propósito, um mundo falido, um mundo governado pelo diabo, nós temos responsabilidades, se não a gente já estaria com o Senhor. O diferencial entre nós e o mundo é seguirmos a Verdade, a Palavra da Verdade vai fazer toda diferença. A Igreja é coluna e baluarte da Verdade, nós somos o referencial, as pessoas vão olhar para nós e ver a diferença entre quem serve a Deus e quem não serve, nossas prioridades são diferentes, nós fomos enviados como Jesus foi enviado. A Bíblia fala desse poder que faz toda diferença (João 14.30), e o governante deste mundo não tem poder algum sobre a Igreja, pois maior o que está em nós do que o que está no mundo.

Ele está muito acima de qualquer governante, não existe uma disputa entre Deus e o diabo, o poder que está no nosso lado é muito acima de qualquer autoridade que está neste mundo. Espírito na nossa vida que torna a gente maior do qualquer influência do mal, se a gente fizer a nossa parte, nenhuma autoridade que o diabo tem nesta terra tem poder sobre nós.

Jesus disse que neste mundo você vai ter perseguição, se este mundo está amando você, é porque você pode estar se parecendo muito com ele. Quando você levanta a Palavra da Verdade, o mundo vai nos odiar.

Se a gente ousa praticar a Palavra, nós seremos perseguidos. Quando você pratica a Palavra no seu trabalho, as pessoas vão olhar diferente para você.

O sal tinha pelo menos três utilidades: fertilizar, conservar os alimentos e temperar. O sal puro não pode perder o seu sabor. A gente não está aqui pra impedir que o mundo seja destruído, mas para conservá-lo. A vontade de Deus é que ninguém se perca. Para que mais pessoas possam se encontrar com o Senhor, precisamos cumprir o nosso papel, sendo um sal puro, sem nos deixarmos contaminar com as coisas deste mundo. Se a gente se deixar contaminar, nós perderemos o nosso propósito.

As cidades eram feitas de forma que refletiam muita luz. Mesmo de longe, essas cidades refletiam o sol, assim nós precisamos refletir a glória de Deus. A igreja quando anda em unidade, quando estamos juntos, a luz que está em nós se multiplica. É impossível esconder uma igreja que anda na luz da Palavra. Cada um de nós tem a luz, cada um de nós tem um chamado para influenciar este mundo de uma forma diferente através do trabalho, estudo ou profissão. Brilhe, para que todos vejam, em todo lugar tem que ter um crente brilhando a luz da Palavra.

O grande desafio é brilhar essa luz sem se contaminar com o mundo. É por isso que precisamos ir à igreja, recarregar e se abastecer, para você cumprir o seu propósito lá fora. Esse lugar adequado é Deus que vai colocar no teu coração, esse desejo de melhorar é Deus que desenvolve em você. Ele dará algumas direções, às vezes são conexões que virão. Precisamos influenciar todos os lugares!

Existem lugares que seremos distribuídos, para que você seja essa influência, e Deus vai guiá-lo em como deve chegar nesse lugar. Ele quer pessoas de influência, cheias da Palavra nesta terra. Nós temos uma responsabilidade de sermos luz e sal!

Brilhando no meio de uma geração incrédula e pervertida, não fomos chamados para nos conformar com este mundo, mas para conformar esse mundo à Palavra de Deus, levando a Palavra em nosso raio de influência. A sua conduta, o seu comportamento levarão as pessoas à Palavra, elas verão que é possível viver contente em qualquer situação.

Você não é deste mundo, você veio mostrar um reino diferente, os poderes de um mundo vindouro. Não podemos esperar coisas boas de um mundo influenciado pelo diabo. Sem a intervenção da igreja, este mundo não tem nada de bom para nos oferecer, ele precisa de nós. Não se misture a ele, mas santifique-se na verdade, deixe a Palavra de Deus fazer a diferença entre você e as outras pessoas. Deixe a Palavra de Deus fazer o diferencial na sua vida e as pessoas desejarem ter a vida que você tem. Elas não vão desejar esta vida, se a sua vida for igual a delas. Seja diferente!

A nossa responsabilidade é mostrar que existe uma diferença entre quem serve a Deus e quem não serve, você vai prosperar e vai ter saúde, paz e alegria mesmo que o mundo não esteja assim.

Jesus é o centro da nossa vida, não coloque este mundo como o centro da sua vida. A nossa verdadeira vida está oculta em Cristo lá em cima. O Senhor está nos colocando nos lugares adequados, muito maior é quem está em nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!