Vença o desencorajamento

Nas Escrituras, encontramos pessoas que enfrentaram grandes desafios, mas também descobriram como superá-los pela fé.

A Bíblia deve ser algo divertido para nós, porque Deus é um Deus divertido. Em Sua presença há plenitude de alegria. Sei que, às vezes, vivemos em um mundo sofrido e cheio de dor, mas a Bíblia diz que quando Jesus viesse, Ele traria beleza em lugar de cinzas, óleo de alegria em vez de lamento e vestes de louvor ao invés de um espírito angustiado. A Bíblia fala nessa troca, enquanto o mundo nos oferece desencorajamento, Deus sempre tem algo muito melhor para nós.

Jesus afirmou que o ladrão vem para matar, roubar e destruir, mas Ele veio para nos dar vida, e vida em abundância. Essa mensagem não é americana, nem europeia, nem sul-americana e nem africana; é uma mensagem celestial a todos os que amam a Deus, em qualquer parte do mundo. Da mesma forma que, em uma sala de aula, o professor avisa que haverá uma prova no final, Jesus também nos alertou na parábola do semeador. Ele explicou que o diabo tentaria roubar a semente da Palavra plantada na vida de pessoas. Assim, ele vai tentar roubar essa Palavra de você.

Todos passamos por desafios

A Bíblia é o livro mais realista do mundo inteiro. As pessoas que encontramos nela não eram perfeitas, apenas Jesus foi perfeito. Todos os outros dependiam da graça e da misericórdia divina em suas vidas. Moisés matou um homem. Davi cometeu adultério e mandou matar o marido da mulher com quem pecou, pensando que podia esconder seu erro. O Apóstolo Paulo, antes de conhecer Jesus, perseguia e atacava os cristãos, sendo considerado, naquele tempo, o maior inimigo da Igreja.

Todos os personagens bíblicos, com exceção de Jesus, tinham problemas. Alguns, mesmo após começarem a caminhar com Deus, ainda continuavam a apresentar problemas. Pedro, por exemplo, andou com Jesus por três anos e, ainda assim, cortou a orelha de um homem. Jesus teve que dizer para ele: “Pedro, pare com isso!”.

Nas Escrituras, vemos pessoas que enfrentaram grandes desafios, que levaram ao desencorajamento. Pessoas que passaram por experiências negativas, mas que superaram isso, saindo da condição de derrotados para vitoriosos. Davi é um grande exemplo, em vários salmos, ele começava bem negativo, mas terminava positivo. Davi escrevia sobre os desafios que enfrentava e, como isso, o afetava emocionalmente.

Mantenha a atitude correta

Assim como todos nós, ele precisou aprender como confiar em Deus ao sentir emoções negativas. Um dos grandes desafios que Davi enfrentou é porque o rei Saul queria matá-lo. Davi tinha derrotado Golias, já tinha escrito vários de seus salmos. Quando rei Saul o atormentava, ele tocava harpa para ele. Sua música tinha unção que trazia cura e encorajamento para o rei Saul.

Em Salmos 142, Davi estava em uma caverna. Consigo pensar em vários outros lugares nos quais preferiria estar em vez de uma caverna. Mais tarde, ele estaria ocupando um palácio, mas, naquele momento, estava numa caverna tentando salvar a sua própria vida. O Rei estava perseguindo ele, seu exército de Saul estava atrás dele.

O próprio Rei lançou maldições contra Davi, inclusive atirou lanças contra ele, mas pela graça de Deus ou pela agilidade de Davi, ele não foi atingido. Davi estava escondido, porque o Rei estava perseguindo-o por toda a região.

Dê um basta ao desencorajamento

“Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma” (Salmos 142:4).

Nesse texto, vemos Davi desencorajado, ferido e chateado, enquanto orava a Deus. Ali, não parecia uma oração de fé, por causa da sua condição, estava deprimido e bem cansado. Você já fez uma oração assim? Não estou culpando Davi, mas muitas vezes uma condição de medo pode levar você a dizer certas coisas que não representam a sua fé.

Mesmo assim, Davi sabia que não precisava permanecer nesse estado. Logo no versículo seguinte, ele começa a mudar sua atitude. Quantos de nós entendem que, muitas vezes, somos nós mesmos que precisamos mudar a atmosfera ao nosso redor?

“A ti, ó Senhor, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes” (Salmos 142:5).

No versículo anterior, ele dizia não ter refúgio; agora, reconhece que o Senhor é o seu abrigo. Pouco depois, Davi continua correndo na direção certa:

“Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem” (Salmos 142:7).

Há uma grande diferença entre murmuração e louvor. Existe uma diferença enorme entre pensar que ninguém se importa e crer que Deus é o seu refúgio, Aquele que jamais o deixará ou desamparará, mesmo quando outros se voltam contra você. Deus é contigo!

Lembre-se: Deus é bom!

Davi sabia que nenhuma arma forjada contra ele prosperaria. Mesmo estando sozinho, ele começou a se ver cercado de justos e louvando a Deus no meio do Seu povo.

Há momentos em que estar sozinho com Deus é necessário. O que não é bom é se isolar em seus pensamentos, acreditando que ninguém se importa. Por isso, a Bíblia nos orienta: “Não deixem de congregar”.

Quando tudo parecia ruim, Davi escolheu lembrar-se da bondade de Deus. Mesmo sentindo a dor da solidão e a impressão de que ninguém se importava, ele trouxe à memória quem Deus é e como Ele sempre foi bom.

Vivemos em um mundo cheio de dor. Somos como um barco no oceano: uma coisa é o barco estar na água; outra, é a água entrar no barco. Assim também somos nós, vivemos em um mundo cheios de medos, dores, frustrações, mas fomos criados para flutuar sobre as águas, elas não podem entrar no barco.

Davi precisou pegar um “balde” para jogar para fora as águas de desencorajamento. E houve outros momentos em que ele também precisou vencer o desânimo.

Confie no Senhor

Em I Samuel 30, Davi estava conduzindo seus homens em uma expedição militar. Enquanto eles se encaminhavam à batalha, seus inimigos vieram e os atacaram por trás, levando todas as mulheres, crianças, animais, tesouros e queimaram a cidade. Quando Davi e seus soldados retornaram, encontraram tudo destruído.

“Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus” (I Samuel 30:6).

Era uma circunstância horrível. Os soldados ficaram angustiados e nervosos, porque tinham perdido tudo. Eles chegaram a cogitar matar Davi. A primeira parte do versículo diz que ele se angustiou, pois era sua realidade emocional naquele momento; mas o final diz que Davi se reanimou no Senhor. A Bíblia deixa claro que Deus tem poder para mudar as circunstâncias.

Nos Salmos, vemos esse padrão repetidas vezes: Davi começa cheio de problemas, pessoas o odiando e até querendo matá-lo. No começo, ele diz como as coisas estão ruins, mas se continuar lendo, você verá Davi tirando os olhos do problema e colocando-os na resposta. Ele passa do medo para a fé.

Davi pregava para si mesmo, trazendo à lembrança as promessas de Deus e como Ele tinha sido fiel no passado. Assim, fortalecia-se no Senhor.

Deus continua sendo o mesmo

Será que Paulo enfrentou algum desânimo e desencorajamento na vida? Claro que sim.

“Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta! Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão” (II Timóteo 4:16,17).

Como você se sentiria nessa situação? Quando enfrentamos um problema e somos abandonados por nossos amigos, precisamos cultivar uma atitude de perdão. Ao se sentir decepcionado por eles, não fique amargo e ressentido, pois a situação só vai piorar.

Assim como Davi, Paulo foi abandonado, mas o Senhor o fortaleceu. Veremos a seguir, talvez a declaração mais negativa que Paulo fez em todo o Novo Testamento. Ele viveu uma situação bem desafiadora em sua vida e já estava no ministério há vários anos.

Intervenção divina

“Porque, chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro” (II Coríntios 7:5).

Paulo não teve nenhum descanso. Geralmente, quando não descansamos, não ficamos felizes. Quando ele falou dos temores por dentro é a coisa mais negativa que Paulo disse.

Não estamos glorificando o problema, nem exaltando o diabo e nem glorificando as pessoas que perseguiram Paulo, mas estamos mostrando que ele era humano e estava arrasado pelas circunstâncias, pessoas e finanças.

Você não fica grato por que, mesmo assim, ele não parou de escrever? Por mais difíceis que as situações estejam, elas podem ser mudadas. Você pode sempre mudar sua perspectiva, direcionando seus olhos para outro lugar. E, o mais importante, Deus pode sempre intervir nas situações.

Em II Timóteo 4, quando todos haviam abandonado Paulo, o Senhor se colocou ao lado dele. A situação em II Coríntios 7 já era diferente. Paulo enfrentava todos esses problemas, mas Deus o confortou.

“Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito” (II Coríntios 7:6).

Quando estamos desanimados, Deus não nos condena ou envergonha, mas quer nos encorajar, consolar e animar. Deus o encorajou com a chegada de amigo, Tito, não foi com uma manifestação sobrenatural.

“E não somente com a sua chegada, mas também pelo conforto que recebeu de vós, referindo-nos a vossa saudade, o vosso pranto, o vosso zelo por mim, aumentando, assim, meu regozijo” (II Coríntios 7:7).

Você já teve a chegada de algum “Tito” em sua vida? Talvez estivesse desanimado e desencorajado, e Deus enviou alguém que representou uma alegria. Todas as pessoas trazem alegria, alguns quando chegam, outros quando vão embora.

Passe no teste do desencorajamento

O encorajamento é contagioso. Tito foi fortalecido pelos irmãos de Corinto e, depois, foi ao encontro de Paulo. Agora, a presença de Tito representou alegria e encorajamento para ele. Da mesma forma, quando Paulo recebeu as notícias que Tito trouxe de Corinto.

Todos nós enfrentamos adversidades nesse mundo caído, mas podemos superar o teste do desencorajamento, assim como Davi e Paulo.

Deus pode trazer encorajamento para você através de um amigo. Precisamos estar abertos para receber daqueles que Deus colocou ao nosso redor.

Quando você finalmente supera esse teste de desencorajamento, você não sai da condição de desânimo para de ânimo apenas. Mas sai do desânimo para ser um encorajador de pessoas. Você ajuda a Jesus, sendo um vaso nas mãos de Deus para ajudar outros. Você passa no teste, quando supera todos os obstáculos e o desânimo e se torna alguém encorajador de irmãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!