Verbo FM

Seja você, de propósito!

HELMITON 1“Pois tudo, absolutamente tudo, nos céus e na terra, visível e invisível […] todas as coisas começaram nele e nele encontram seu propósito” (Colossenses 1.16) 

Durante um bom período da minha vida tenho servido e ajudado Adolescentes e Jovens, tratando em respondê-los e aconselhá-los sobre várias questões da vida e suas competências, mas existe uma questão específica que é a responsável por muitos desânimos, frustrações e até mesmo a causa de depressões, e não somente neste público, até mesmo entre muitos adultos. Tudo por causa de uma possível falta de resposta para a seguinte pergunta: Quem sou eu?

Compreendi que a nossa vida pode ser resumida nas respostas para duas perguntas básicas, porém muito importantes: Quem sou eu? E para o que nasci?

A segunda pergunta está intrínseca na primeira, pois não adianta somente conhecer quem você é, é necessário saber o que você nasceu para fazer sendo o que é.

Se você não consegue responder pelo menos uma das perguntas, pretendo ajudá-lo compartilhando nesta série um pouco do que Deus tem tratado ao meu coração sobre esta temática. Se você já consegue responder com clareza estas perguntas, então esta postagem trará com certeza ainda mais convicção e confirmação do Plano de Deus para sua vida.

É necessário entendermos que não existe VIDA sem propósito, e por isso, não existe felicidade plena sem o entendimento do mesmo.

As duas perguntas citadas estão completamente interligadas, e vou utilizar de um exemplo natural para descrever uma verdade espiritual, facilitando nosso entendimento.

Trabalho com desenvolvimento de sites e sistemas, programo um sistema desde sua arquitetura até a sua plena aplicação. Conheço cada ferramenta utilizada, cada funcionalidade criada, e assim todos os detalhes que a compõe. E uma das etapas importantes de desenvolvimento é a de Treinamento de Pessoal, onde explano todas as possibilidades que aquela aplicação oferece para as pessoas que a utilizarão. Mas  quero tratar  que por mais que eu treine alguém para usá-lo, por mais que a pessoa se esforce ao máximo pra conhecer o sistema, ela não vai conseguir compreender tão bem como o próprio criador. É necessário um relacionamento, uma comunicação maior entre o usuário que utilizará o sistema e o desenvolvedor, para que aquela ferramenta seja utilizada em toda sua plenitude de potencial.

Da mesma forma acontece conosco, em nossa vida. Se você quer compreender melhor a sua essência e o seu verdadeiro propósito, o Criador (Deus) e a Sua Palavra devem ser a fonte de busca.

Quem Sou Eu?

Vou tratar sobre esta questão nesta primeira postagem e daremos continuidade nas próximas.

Já imaginou ser vendido como escravo pelos seus próprios irmãos? O que você pensaria de si? Qual valor você atribuiria à sua vida? Como você reagiria?

Este foi o caso de José! Desprezado pela família, vendido como um ninguém. (Gn 37.12-36)

Os irmãos de José venderam um “escravo”, mas com a mente de um governante. A voz que você escuta pode determinar a sua vida. José negou escutar as vozes exteriores que tentavam diminuí-lo ou impedi-lo. Ficou firme naquilo que ele tinha como verdade pra sua vida, a Palavra de Deus, e isto fez toda a diferença. (Gn 39.2)

É através da Palavra e do constante relacionamento com o Senhor, que descobrimos e encontramos o sentido da vida. Quanto mais você buscar a Deus e sua Palavra, mais você se conhecerá e esta convicção só aumentará.

Por mais que eu possa tentar lhe esclarecer sobre esta questão, esta pergunta (Quem sou eu?) só pode ser respondida com precisão por quem te criou, é o Senhor que vai mostrar com clareza o real propósito da sua existência. Busque a Ele e medite na Sua Palavra, e você verá que já existe uma biografia escrita a seu respeito. Tudo que você precisa está Nele e na Sua Palavra. Na Palavra, você encontra quem você é. No relacionamento com Deus, você encontra seu propósito de vida.

Deus não nos chamou para sermos cópias de ninguém, mas uma “versão” original e exclusiva.

Talvez você esteja frustrado por um projeto que não deu certo, desanimado por causa de comentários negativos a seu respeito ou até mesmo depressivo por situações da vida, mas quero te dizer: Você precisa REAGIR! Existe alguém dentro de você que você ainda não conhece por completo. Você é o que a Palavra diz a seu respeito. Você é forte, poderoso (a) e nasceu para a grandeza!

Não escute as circunstâncias, mas fale a elas, quem você realmente é!

“O que você tem, todo mundo pode ter. Mas o que você é, ninguém pode ser.”

Descubra quem você é Nele, deixe o Espírito Santo te conduzir e avance!

Você tem um valor, uma missão, um propósito. Então, seja você, de propósito.

Deus anseia que você descubra a vida que Ele criou para você — aqui na terra e para sempre na eternidade.

Seja abençoado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!