Verbo FM

Visão e progresso

Como já vimos, toda equipe precisa de uma visão de futuro interessante e que ofereça direção. Um time sem visão fica, na melhor das hipóteses, sem propósito ou sujeita aos interesses pessoais (às vezes egoístas) de seus integrantes. A visão, portanto, produz a informação necessária para colocar todos em movimento. Ela deve ressoar intensamente no líder, impulsionando suas decisões com percepção e convicção intuitiva e a paixão para desempenhar a missão. Em seguida, deve ressoar nos membros da equipe para que sejam inspirados a trabalhar pela causa em que acreditam. Isso é o que vai conectar o treinar ao delegar.

Você precisa saber para onde está indo, ter a visão e um plano estratégico, pois o plano revela o seu desejo de como as coisas devem acontecer. Por isso, um líder precisa ter a visão e comunicá-la para a equipe, lembrando do progresso que está sendo feito, à medida que mantem a visão diante das pessoas e faz com que elas a levam adiante no empreendimento que desenvolvem. Uma equipe que possui uma visão torna-se concentrada, energizada e confiante. Sabe para onde está indo e por quê. Têm consciência de como o trabalho que realizam se encaixa no contexto geral.

Enquanto se percorre a jornada rumo à visão, não se pode ignorar a realidade da etapa em que você e o seu pessoal estão. Ou seja, se uma equipe pretende atingir seus objetivos, precisa saber reconhecer onde está no percurso, afinal, as circunstâncias mudam constantemente, e são necessários ajustes para o progresso.

Importante saber ainda que a visão não aponta somente para a realização de um objetivo específico. Embora isso faça parte, como também o planejamento para alcançar o objetivo, a visão inclui direção, valores e novos horizontes ainda não explorados. Enquanto conduz uma equipe inspirada por objetivos nobres e novos desafios, você deve também valorizar a capacidade de se mover e mudar através das novas alternativas criadas na jornada, os novos desafios. Surge, a partir daí, um ambiente de orientação, estímulo e esperança.

Extraído do livro 5 PILARES PARA A CONSTRUÇÃO DA LIDERANÇA | Manassés Guerra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!