por Zuleica Messias

Eu estava ouvindo alguém falar sobre matérias em faculdade que são pré-requisitos para que um aluno possa estudar uma outra matéria. Muitas vezes os alunos quando vão preparar a sua grade curricular, deparam-se com matérias pré-requisito, ou seja, para fazer a matéria que ele deseja é necessário que primeiro você faça a matéria pré-requisito. E ao ouvir isso saltou no meu espirito que Deus também tem pré-requisitos.

Fui pesquisar o que significa pré-requisito no mundo pedagógico, e vi que pré-requisito pode ser uma disciplina ou um conjunto de disciplinas em que o estudante deve obter aprovação para matricular-se em outra disciplina. De uma forma geral, pré-requisito é uma condição prévia indispensável para se alcançar algo. Prestemos atenção nisso, é algo indispensável que devemos fazer antes de alcançar algo.

Em diversas áreas no nosso dia a dia devemos cumprir os pré-requisitos. Um bom exemplo é quando vamos fazer uma viagem internacional: nós precisamos do visto, e se você não cumpre esse pré-requisito, você não viaja. Você não consegue seguir em frente se você não cumpriu um pré-requisito.

Hoje vou compartilhar com vocês alguns dos pré-requisitos de Deus, porque atualmente existe muita gente querendo pular etapas no reino de Deus, e essas pessoas acham que podem avançar e crescer, mas não é bem assim! Se nós quisermos realmente avançar no reino de Deus, precisamos cumprir alguns pré-requisitos.

Se você acha que as coisas começam a dar certo pra você e de repente você fica estagnando, sem conseguir avançar, esta palavra é para você. Em Mateus 5.23-24, podemos encontrar um pré-requisito de Deus. Ao falar “vai primeiro reconciliar-se com seu irmão”, significa que é um pré-requisito que nós estejamos vivendo uma vida de paz com o nosso irmão, isto é, viver em paz com as pessoas e sem aliança quebrada. Assim o Senhor aceitará a sua oferta – tudo aquilo que fazemos para Ele e para a obra d’Ele.

Essa passagem nos mostra que é possível estarmos nos desgastando para dar tudo para Deus e Ele não estar recebendo nada. Saiba, querido, que é possível você agradar ao seu pastor e a toda sua liderança, mas não agradar a Deus. Aquilo que fazemos pra Deus não deve ser em religiosidade, o nosso trabalho não deve ser simplesmente para cumprir a escala. A Palavra diz que tudo o que fazemos aqui na Terra devemos fazer como se estivéssemos fazendo para o Senhor.

Em Colossenses 3.12-15, encontramos um princípio irrevogável no reino. Ao aceitarmos a Jesus, vem junto no “pacote” a capacidade de perdoar. Muitas pessoas acham que não conseguem perdoar e acabam se escondendo atrás dos temperamentos, falando: “Ah, eu sou sanguíneo, se fez comigo só faz uma vez, não tem como eu esquecer”.

Ei, meu irmão, você consegue sim! Sozinho? Não! Juntamente ao Espirito Santo. Quando ele veio morar em nós, ele trouxe o amor do tipo de Deus, e é com este amor que podemos pedir perdão a quem nós estamos de “treta”, e só assim nós conseguiremos passar de nível.

Sabe por quê? Porque a fé anda colada com o amor. Se não tem fé, não funciona, e você fica preso onde você está. Meu irmão, quebre essa mentira do diabo, você consegue sim! Saiba que Jesus quebra o Gabrielismo também: você pode ter nascido assim e ter sido assim, mas o Senhor pode e quer te moldar. E sim, essa palavra é para gerar um incomodo em você, porque aquilo que incomoda a Deus precisa nos incomodar também.

Paulo escreveu em Filipenses 3.13-14 que primeiro você esquece e só depois você avança. Amados, é impossível avançar sem esquecer. Aquela pessoa cheia de raiva e mágoa está sobrecarregada, não tem como avançar. E por isso devemos cumprir primeiramente o pré-requisito de esquecer. Saiba que é impossível você sentir raiva daquilo que você não lembra, e sim, juntamente com o amor de Deus, é possível você esquecer.

Em I Timóteo 3.5, podemos encontrar mais um pré-requisito. É o próprio Deus perguntando: “Como você quer cuidar da minha casa se você não cuida nem da sua?”.

Existe um pastor que parafraseou esse versículo assim: “Se você não cuida da sua esposa, como Eu posso lhe entregar a minha noiva?”. Sabe, a igreja é a noiva de Jesus, então você precisa primeiro cuidar da sua casa e dos seus para que então o Senhor te confie a igreja d’Ele. E realmente, os nossos pastores não vão com a gente pra casa, mas Deus vai, e Ele sabe se o pré-requisito d’Ele está sendo cumprido ou não. Nós como crentes que queremos crescer e avançar no Senhor não podemos ignorar os pré-requisitos do nosso Deus.

Romanos 12.1-2 é a chave e engloba tudo o que compartilhei com vocês até agora. Não tem como nós experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus se não renovarmos a nossa mente, nos despindo do velho e experimentando o novo. É necessário pensarmos como Deus pensa, não tem como avançar e provar do melhor de Deus pensando como o mundo pensa.

Esteja atento aos princípios de Deus, para que você possa ir para as próximas etapas. Seja você o juiz de você mesmo, avalie-se e veja se você está cumprindo os pré-requisitos de Deus ou está fugindo deles. Não se sinta confortável nessa cadeira de mágoa e ressentimentos, peça ajuda ao Espirito Santo! O amor não constrói muros, o amor constrói pontes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!